A PRIMEIRA ONDA DE ATAQUE, OU A ABERTURA DO "RESGATE DO SOLDADO RYAN".
As ondas de ataque dos EUA na Praia de Omaha foram lideradas pelo 116º Regimento de Combate destinado para o setor Dog no flanco esquerdo, e pelo 16º Regimento de Combate tendo como alvo os setores Easy e Fox. A primeira onda também incluiu dois batalhões de tanques da 471ª e 473º Regimentos.
Foi uma batalha extremamente difícil, pois os alemães estavam fortemente armados e muito bem posicionados nas colinas em frente da praia, as tropas Aliadas precisavam atravessar aproximadamente 180 metros de praia, na mira dos alemães, muitos simplesmente morreram ao colocar os pés na praia, outros procuraram proteção nos obstáculos já presentes na praia, como ouriços, barricadas e buracos de bombas.
Poucas eram as passagens que permitiriam os Aliados alcançar e tomar os bunkers nazistas, apesar do grande número de baixas, o ataque foi bem sucedido conforme as defesas alemãs foram começando a sucumbir.
Imagens da primeira onda de assalto a Praia de Omaha, os soldados simplesmente corriam de cara para uma saraivada de tiros de metralhadoras de dentro dos bunkers alemães!
Como foi uma das primeiras ondas de ataque do Dia-D, o ataque a Praia de Omaha acabou sendo a mais famosa e mais retratada em jogos e filmes, como O Resgate do Soldado Ryan e Call of Dutty.
Cena do filme O Resgate do Soldado Ryan.
O Cenário 5 do Memoir '44, traz ainda a participação de uma unidade de elite do exército americano, os Rangers, e esse conceito de "unidade de elite" foi adotado apenas após a Segunda Guerra Mundial.
Fotografia colorida dos Rangers antes de um desembarque no Dia D.
Unidade dos Rangers como retratada no filme.
Bem, é isso, o próximo cenário, Mount Mouchet, trará a Resistência Francesa. Esse é um bom cenário também!