jmpelacanijr::Cara que análise técnica!!!!
Não vou comentar o jogo, mas comento a sua estratégia de análise. Lido com estatística também e é bacana quando de alguma forma mesclamos a diversão que temos com conhecimento profissional. ANOVA, teste t, p-value não são comumente observadas em análise de jogos, mas tudo que envolve probabilidade (e não é só jogar dados) tem estatística no meio.
Parabéns!
Bom dia e obrigado pelo elogio e, sobretudo, leitura! Acho que as análises de jogos se dividem em 2 tipos: as pessoais e as factuais.
As análises pessoais focam no feeling que o jogo, suas mecânicas e componentes dão. São mais fáceis de se fazer, pois você não precisa muitas partidas para dar um parecer se gosta ou não de um aspecto do jogo. Alguns jogos crescem, por assim dizer, mas jogadores mais experientes conseguem perceber muito mais o que um jogo tem a oferecer em poucas partidas.
As análises factuais, por outro lado, são mais técnicas e requerem múltiplas partidas, múltiplos testes e, a meu ver, um tratamento formal do material coletado nessas partidas. São, portanto, muito mais difíceis de se fazer.
Aqui fiz uma análise factual com pitadas de análise pessoal. Esse jogo é excelente, mas eu achava que tinha um probleminha com equilíbrio. Agora posso afirmar, com mais de 95% de grau de certeza (entendedores entenderão), que isso é fato.