red_djow::joaoclaudio::red_djow::Poxa rapazes, que podcast bom!
Tem vários pontos legais ai que vocês comentaram, mas vou focar em um que me identifiquei muito. Não sou apaixonado por futebol, mas durante a copa acabei assistindo um jogo ou outro e me chamou atenção que alguns jogos foram decididos nos penaltis. Trouxe essa discussão aqui pro trabalho onde os colegas se matam por futebol.
Perguntei: como pode uma partida de 2 horas de um esporte ser definida com duas jogadas de moeda (lado do campo e first player) e depois uma série de 5 batidas de penaltis que são praticamente outro esporte.
Fui execrado pelos colegas, ninguém queria saber sobre sorte e tals. Todos estão tão dentro do esporte e são tão apaixonados que não veem "defeitos".
Futsal por exemplo, é um esporte com um game design muito superior. Tempo menor, tabuleiro menor/campo, mais civilizado na parte de faltas e tudo mais, mais facil de sair gols (menos empates) e tudo mais. QUando falei isso o pessoal disse que "tu não entende de nada"... enfim, realmente não entendo, mas discutir com apaixonados não é facil eheh.
Mas pênalti não é sorte e nem outro jogo, pênalti precisa de treino. A resolução por pênaltis faz parte da regra da competição. Não sortearam uma carta que poderia ser escalada, imagem e ação ou penalti. Hehehe
No jogo entre Rússia x Espanha, a estratégia russa era levar o jogo para os pênaltis, pois eles treinaram e estudaram os batedores espanhóis.
Sorte era o gol de ouro na prorrogação.
João, eu assisti esse jogo e foi ele mesmo que me levou a esse questionamento. Como você disse, a Russia - sabendo que teria menos chance no tempo normal - fez de tudo pra ir para os penaltis, onde eles teriam mais chances. Pra mim (que não sou futebolista) eles se aproveitaram de um cheat na regra da competição haha
Eu ainda não ouvi o episódio do podcast e talvez seja baseado em algum comentário, que você está fazendo essa comparação.
Mas o futebol tem uma particularidade que talvez apareça no rugby e futebol americano, eles permitem muito mais contato físico do outros esportes que tenham a característica de conduzir a bola até uma meta. Porém o futebol vai além, os árbitros de futebol fazem vista grossa para alguns lances dentro da área que normalmente seriam falta. Isso talvez eu chamaria de cheat ou bug na regra. É a regra não escrita do futebol. E as equipes se aproveitam disso.
Outra questão é que o empate no futebol é um resultado comum, é a estratégia de um time que tem uma desvantagem de ainda assim pontuar no campeonato. Basquete e Vôlei não terminam empatados, acho que futebol americano ainda tem uma regra de desempate, mas é raro acontecer. Nas regras iniciais dos campeonatos de futebol, uma vitória valia 2 pontos e o empate 1. O resultado que trazia o menor risco era o empate. Depois que colocaram a vitória valendo 3 pontos, pra deixar o resultado mais atraente.
Tem mais elementos que permitem que no futebol permitem que um time de série D do Brasileirão se jogar várias vezes contra o Real Madrid, vença algumas partidas. Coisa que não ocorre em outros jogos, aonde esse tipo de desequilíbrio técnico sempre pende para o melhor time. O mesmo não ocorre no basquete ou no vôlei, a zebra não ocorre.
Acho que esses pontos deixam o futebol apaixonante, pois realmente não é um esporte que evoca a razão. Os avanços que o futebol precisa devem ser feitos para corrigir os lances duvidosos e talvez algumas regras que facilitem o gol.