Eu amo o jogo, faz parte do meu top 10, e já tenho umas 10 partidas dele. A galera vende, creio eu, pelas seguintes questões:
1 - É um jogo complexo!
São aproximadamente 40 minutos explicando regras, requer releituras das regras depois da primeira partida (na primeira partida as chances são que você não vai lembrar tudo, e vai acabar jogando errado).
Jogadores mais casuais podem se sentir entediados na explicação de regras, e mesmo ao longo do jogo, de tanto detalhe que tem que prestar atenção (jogadores médios e hardcore não terão problema nenhum), e a galera tem comprado pra jogar com os amiguinhos da faculdade. Infelizmente seus amiguinhos da faculdade, se não forem do tipo que curtem mesmo jogos de tabuleiro, fazem parte do público light, n importa o quanto eles amem jogos eletrônicos. Não é a mesma coisa!
2 - É um jogo demorado
O jogo tem duas formas de terminar: Quando algum jogador conquista 7 castelos, ou ao final do décimo turno. Se o jogo acabar pelo segundo motivo, será um jogo longo, que pode durar em torno de 6 a 8 horas se seu grupo jogar "a sério" (pensando nas jogadas, e não jogando aleatoriamente, conversando sobre possíveis pactos e tratados, alianças, etc, isso faz a duração do jogo aumentar consideravelmente).
É totalmente possível jogar ele em 3 horas, mas sinceramente, se seu grupo conseguir jogar ele em 3 ou 4 horas, é porque não aproveitaram ao máximo a experiência e tudo que ela tem a oferecer, ai se torna um jogo chato, e tb não vale a pena.
3 - É um jogo que requer muitas pessoas
É difícil arrumar 4, 5 ou 6 pessoas pra jogar um jogo com essa complexidade e duração. Se você arrumar soh 4 ou 5, e eles não forem experientes no jogo, a assimetria do jogo vai assustar, e logo vão surgir os comuns e infames "Casa X eh roubada, não tem como ganhar deles!".
Com 6 isso não ocorre, e não ocorre com 5 ou 4 se seu grupo for experiente no jogo (meu grupo já joga com 4 e 5 de boa, e com vitórias de diversas casas diferentes), mas se seu grupo for inexperiente, isso pode desagradar a experiência.
Comprar ou não comprar??
O jogo, da maneira que foi desenhado, é um jogo pra galera médio a hard gamer. Nada de colocar o tio, o sobrinho de 12 anos ou a namorada pra jogar, não vai funcionar, a não ser que sua namorada, tio e sobrinho sejam do tipo que fazem parte de clube de xadrez semi-profissional, joguem Magic a nível de campeonato, e jogos RTS online a nível de partidas rankeadas.
Apresente ele apenas pra galera que você sabe que peita jogos complexos, que não tem problema com regras, e só compre se tiver certeza que você tem amigos com tempo sobrando pra passar uma tarde de sábado inteira dedicada a um jogo. Acho que esse é o ponto que mais pessoas não conseguem ter, e vendem o jogo pra n deixar pegando mofo na estante.
Solução alternativa?
Ambas as expansões do jogo podem resolver se o problema do seu grupo for apenas o tempo (com relação aos outros problemas elas não ajudam muito não).
A expansão A Dança dos Dragões só pode ser utilizada em uma partida com 6 jogadores, não menos que isso, mas já coloca a galera na porrada desde o início do jogo. Ela diminui um pouco a dureção da partida, mas nada excepcional (30 minutos a menos, 1 hora a menos, no máximo).
A expansão O Festim dos Corvos só pode ser utilizada para 4 jogadores, não menos que isso, nem mais. Ela reduz o mapa, muda algumas regras, e agiliza muito o jogo, reduzindo consideravelmente a duração do jogo. No meu grupo pelo menos, o jogo normal dura entre 6 e 8 horas. Com essa expansão fica entre 3 e 4 horas.