UM IMPÉRIO EM 8 MINUTOS
Nome do Jogo: Um Império em Oito Minutos (Eight Minutes Empire)
Mecanismos de Jogo: Colocação estratégica de peças, pontos de ação, coleção de recursos, controle de área.
Componentes: 5 conjuntos de 14 cubos de madeira e 3 discos de madeira; 1 tabuleiro dupla-face, 42 cartas, 44 marcadores de moeda, 10 marcadores de recurso e manual de regras.
Tempo de Execução: 8 a 20 minutos.
Sobre o Jogo
Um Império em 8 minutos é um jogo rápido de alocação de peças e controle de área, cujo objetivo é desenvolver seu império, distribuindo suas tropas, conquistando regiões e continentes e comprando cartas de recurso, que vão contar pontos no final da partida. Quem obtiver mais pontos de vitória, será considerado o vencedor.
Objetivo
O objetivo é marcar mais pontos, acumulando cartas de recurso e dominando regiões e continentes do mapa.
Ações do Turno
A cada turno, você irá:
1) Comprar uma carta de recurso: Pagando um determinado valor em moedas de ouro, você poderá comprar uma das seis opções de cartas abertas na mesa. A primeira carta custa 0 de ouro (é de graça), a segunda e terceira custam uma moeda cada, a quarta e a quinta custam duas moedas e a última custa três moedas. Cada carta apresenta um recurso, que contará pontos ao final do jogo, e uma ação, que será realizada imediatamente. Uma vez comprada a carta, todas as demais deslizam para a esquerda para preencher o espaço vazio e uma nova carta é comprada e colocada no último espaço à direita.
2) Realizar uma ação: Você vai realizar a ação simbolizada na carta. Dentre as ações possíveis destacamos:
- Construir cidade -> Você pode construir uma cidade em qualquer região do mapa em que haja um exército. (O exército não precisa ser seu).
- Colocar novos exércitos no Tabuleiro -> O número indicado representa o número de exércitos que o jogador pode colocar. Os exércitos só podem ser colocados na região inicial ou em alguma região onde haja uma cidade.
- Mover exércitos -> Permite que seja realizada a quantidade de movimentos descrita na carta. Exemplo: 3 cubos – Você poderá mover um exército três vezes, dois exércitos uma vez cada e o terceiro exército uma vez, ou mesmo mover três exércitos uma vez cada, a sua escolha.
- Movimento pela terra e/ou água -> Permite movimentar os exércitos pela terra e/ou através da água, ligando regiões de continentes diferentes.
- Destruir exército -> Permite ao jogador remover do tabuleiro um exército de qualquer jogador em qualquer local.
Fim do Jogo
O jogo termina quando cada jogador tiver um número determinado de cartas que depende do número de jogadores. Exemplo: Em um jogo para dois jogadores, cada um deve ter 13 cartas; para 4 jogadores, o jogo termina quando cada um tiver 8 cartas.
Contagem dos Pontos
Regiões – Cada região conquistada vale um ponto de vitória. Para conquistar uma região, basta ter mais cubos (exércitos) que os adversários.
Continentes – Cada continente conquistado vale um ponto de vitória extra. Para ter o domínio sobre um continente, o jogador deve controlar mais regiões do que os adversários.
Recursos – O jogador ganha pontos contando o número de cartas que possui de cada conjunto de recursos. Exemplos: 4 cartas de cristal vermelho valem 5 pontos no final do jogo; 5 cartas de madeira valem 3 pontos. O jogador escolherá em qual conjunto de recursos vai adicionar suas cartas-coringa (contam como qualquer recurso).
Qualidade dos Componentes
A qualidade dos componentes é muito boa. As cartas tem boa textura e são resistentes, se você não for muito exigente poderá até jogar um bom tempo sem usar sleeves ou shields. Mas, como são poucas cartas (42), dá para investir em shields sem gastar muito.
As tropas e as cidades são representadas por cubinhos e discos de madeira, característica comum em grandes jogos euro.
O tabuleiro é pequeno e dobrável em quatro partes. É bonito, resistente, e o melhor: tem dupla face; um lado é mais adequado para jogar com muitos jogadores (4 ou 5), pois as regiões do mapa são maiores (boas para receber bastantes cubinhos); o outro lado é melhor para menos jogadores (2 ou 3). Contudo, essa diferença não é apenas estética. Os dois lados apresentam uma disposição de regiões e continentes completamente diferentes, proporcionando experiências de jogo bem distintas, o que aumenta a rejogabilidade.
Os tokens que representam as moedas são de bom tamanho e de boa qualidade.
O manual é conciso e bastante claro. Você não levará mais do que 10 minutos para lê-lo, mesmo que leia devagar. E poderá começar a jogar rapidamente.
Tempo de Execução
Dificilmente você vai conseguir terminar o jogo em 8 minutos como o nome diz, mas uma partida não costuma levar mais do que 20 minutos, o que é excelente para a proposta desse jogo.
Pontos positivos
O jogo é rápido e divertido. É simples em questão de regras, mas bastante estratégico, pois a cada turno você deverá equilibrar vários aspectos: os recursos, que acumulam pontos no final do jogo; as ações que você deseja realizar (em alguns momentos será interessante construir uma cidade para depois convocar mais tropas, em outros será mais importante mover suas tropas) e o controle do tabuleiro, que em geral define quem vence ou perde a partida.
Em uma caixa pequena ele possui tudo que um grande euro apresenta: um tabuleiro bonito, cubinhos de madeira, bastante estratégia, não há eliminação de jogadores e o elemento sorte é bem pequeno, para não dizer nulo (bons estrategistas vão se sair bem e gostar desse jogo).
Por ser simples e estratégico, consegue agradar quem já tem experiência em jogos maiores e melhores, mas ao mesmo tempo é uma excelente porta de entrada para alguém que nunca jogou um jogo de tabuleiro moderno, pois é acessível em termos de regras e o tempo de execução é rápido (ideal entre jogos mais longos ou se você tem pouco tempo mesmo).
O preço é bem razoável por tudo que o jogo apresenta, sua faixa de preço está entre R$ 80,00 e R$ 90,00 e está sendo distribuído pela Devir. Se você gosta de jogos leves e rápidos, mas com uma boa dose de estratégia, ele será uma boa aquisição e verá bastante mesa.
Pontos negativos
A regra que define quem será o jogador inicial é meio desleal para o próprio jogador inicial. Ela diz que para definir quem será o primeiro a jogar, cada jogador deve recolher suas moedas iniciais, separar e apostar secretamente qualquer número delas. O jogador que tiver feito a maior aposta coloca suas moedas apostadas no suprimento e começa o jogo; os demais jogadores não gastam suas moedas.
Ou seja, o jogador inicial gasta moedas para começar e, sinceramente, ele não leva nenhuma vantagem nisso (apenas a desvantagem de começar com menos moedas), pois quem joga em segundo ou em terceiro começa com o número normal de moedas. Eu prefiro eliminar essa regra e sortear de alguma forma quem será o primeiro a jogar, colocando a todos em igualdade de condições.
Além disso, para quem gosta de jogos muito longos e frita-cérebros, a simplicidade dele pode desagradar.