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Um império em oito-minutos - Resenha

Um Império em Oito-Minutos
  • avatar
    Filosofo_R30/04/15 22:22
    avatar
    Filosofo_R
    30/04/15 22:22
    383 mensagens MD

    UM IMPÉRIO EM 8 MINUTOS

     

     https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/442/wef3e2.jpg



     
    Nome do Jogo: Um Império em Oito Minutos (Eight Minutes Empire)

     

    Mecanismos de Jogo: Colocação estratégica de peças, pontos de ação, coleção de recursos, controle de área.

     

    Componentes: 5 conjuntos de 14 cubos de madeira e 3 discos de madeira; 1 tabuleiro dupla-face, 42 cartas, 44 marcadores de moeda, 10 marcadores de recurso e manual de regras.

     

    Tempo de Execução: 8 a 20 minutos.

     
    Sobre o Jogo
     
    Um Império em 8 minutos é um jogo rápido de alocação de peças e controle de área, cujo objetivo é desenvolver seu império, distribuindo suas tropas, conquistando regiões e continentes e comprando cartas de recurso, que vão contar pontos no final da partida. Quem obtiver mais pontos de vitória, será considerado o vencedor.

     

    Objetivo

     

    O objetivo é marcar mais pontos, acumulando cartas de recurso e dominando regiões e continentes do mapa.

     

    Ações do Turno

     

    A cada turno, você irá:

     

    1)      Comprar uma carta de recurso: Pagando um determinado valor em moedas de ouro, você poderá comprar uma das seis opções de cartas abertas na mesa. A primeira carta custa 0 de ouro (é de graça), a segunda e terceira custam uma moeda cada, a quarta e a quinta custam duas moedas e a última custa três moedas. Cada carta apresenta um recurso, que contará pontos ao final do jogo, e uma ação, que será realizada imediatamente. Uma vez comprada a carta, todas as demais deslizam para a esquerda para preencher o espaço vazio e uma nova carta é comprada e colocada no último espaço à direita.

     

    2)      Realizar uma ação: Você vai realizar a ação simbolizada na carta. Dentre as ações possíveis destacamos:

     

     

    - Construir cidade -> Você pode construir uma cidade em qualquer região do mapa em que haja um exército. (O exército não precisa ser seu).

     

    - Colocar novos exércitos no Tabuleiro -> O número indicado representa o número de exércitos que o jogador pode colocar. Os exércitos só podem ser colocados na região inicial ou em alguma região onde haja uma cidade.

     

    - Mover exércitos -> Permite que seja realizada a quantidade de movimentos descrita na carta. Exemplo: 3 cubos – Você poderá mover um exército três vezes, dois exércitos uma vez cada e o terceiro exército uma vez, ou mesmo mover três exércitos uma vez cada, a sua escolha.

     

    - Movimento pela terra e/ou água -> Permite movimentar os exércitos pela terra e/ou através da água, ligando regiões de continentes diferentes.

     

    - Destruir exército -> Permite ao jogador remover do tabuleiro um exército de qualquer jogador em qualquer local.

     

    Fim do Jogo

     

    O jogo termina quando cada jogador tiver um número determinado de cartas que depende do número de jogadores. Exemplo: Em um jogo para dois jogadores, cada um deve ter 13 cartas; para 4 jogadores, o jogo termina quando cada um tiver 8 cartas.

     

    Contagem dos Pontos

     

    Regiões – Cada região conquistada vale um ponto de vitória. Para conquistar uma região, basta ter mais cubos (exércitos) que os adversários.

     

    Continentes – Cada continente conquistado vale um ponto de vitória extra. Para ter o domínio sobre um continente, o jogador deve controlar mais regiões do que os adversários.

     

    Recursos – O jogador ganha pontos contando o número de cartas que possui de cada conjunto de recursos. Exemplos: 4 cartas de cristal vermelho valem 5 pontos no final do jogo; 5 cartas de madeira valem 3 pontos. O jogador escolherá em qual conjunto de recursos vai adicionar suas cartas-coringa (contam como qualquer recurso).

     

     

     

     

    Qualidade dos Componentes

     

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/070/9nhsex.jpg

     

    A qualidade dos componentes é muito boa. As cartas tem boa textura e são resistentes, se você não for muito exigente poderá até jogar um bom tempo sem usar sleeves ou shields. Mas, como são poucas cartas (42), dá para investir em shields sem gastar muito.

     

    As tropas e as cidades são representadas por cubinhos e discos de madeira, característica comum em grandes jogos euro.

     

    O tabuleiro é pequeno e dobrável em quatro partes. É bonito, resistente, e o melhor: tem dupla face; um lado é mais adequado para jogar com muitos jogadores (4 ou 5), pois as regiões do mapa são maiores (boas para receber bastantes cubinhos); o outro lado é melhor para menos jogadores (2 ou 3). Contudo, essa diferença não é apenas estética. Os dois lados apresentam uma disposição de regiões e continentes completamente diferentes, proporcionando experiências de jogo bem distintas, o que aumenta a rejogabilidade.

     

    Os tokens que representam as moedas são de bom tamanho e de boa qualidade.

     

    O manual é conciso e bastante claro. Você não levará mais do que 10 minutos para lê-lo, mesmo que leia devagar. E poderá começar a jogar rapidamente.

     

     

     

     

     

    Tempo de Execução

     

    Dificilmente você vai conseguir terminar o jogo em 8 minutos como o nome diz, mas uma partida não costuma levar mais do que 20 minutos, o que é excelente para a proposta desse jogo.

     

    Pontos positivos

     

    O jogo é rápido e divertido. É simples em questão de regras, mas bastante estratégico, pois a cada turno você deverá equilibrar vários aspectos: os recursos, que acumulam pontos no final do jogo; as ações que você deseja realizar (em alguns momentos será interessante construir uma cidade para depois convocar mais tropas, em outros será mais importante mover suas tropas) e o controle do tabuleiro, que em geral define quem vence ou perde a partida.

     

    Em uma caixa pequena ele possui tudo que um grande euro apresenta: um tabuleiro bonito, cubinhos de madeira, bastante estratégia, não há eliminação de jogadores e o elemento sorte é bem pequeno, para não dizer nulo (bons estrategistas vão se sair bem e gostar desse jogo).

     

    Por ser simples e estratégico, consegue agradar quem já tem experiência em jogos maiores e melhores, mas ao mesmo tempo é uma excelente porta de entrada para alguém que nunca jogou um jogo de tabuleiro moderno, pois é acessível em termos de regras e o tempo de execução é rápido (ideal entre jogos mais longos ou se você tem pouco tempo mesmo).

     

    O preço é bem razoável por tudo que o jogo apresenta, sua faixa de preço está entre R$ 80,00 e R$ 90,00 e está sendo distribuído pela Devir. Se você gosta de jogos leves e rápidos, mas com uma boa dose de estratégia, ele será uma boa aquisição e verá bastante mesa.

     

    Pontos negativos

     

    A regra que define quem será o jogador inicial é meio desleal para o próprio jogador inicial. Ela diz que para definir quem será o primeiro a jogar, cada jogador deve recolher suas moedas iniciais, separar e apostar secretamente qualquer número delas. O jogador que tiver feito a maior aposta coloca suas moedas apostadas no suprimento e começa o jogo; os demais jogadores não gastam suas moedas.

     

    Ou seja, o jogador inicial gasta moedas para começar e, sinceramente, ele não leva nenhuma vantagem nisso (apenas a desvantagem de começar com menos moedas), pois quem joga em segundo ou em terceiro começa com o número normal de moedas. Eu prefiro eliminar essa regra e sortear de alguma forma quem será o primeiro a jogar, colocando a todos em igualdade de condições.

     

    Além disso, para quem gosta de jogos muito longos e frita-cérebros, a simplicidade dele pode desagradar.

     


     

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  • caye
    136 mensagens MD
    avatar
    caye21/07/15 22:18
    caye » 21/07/15 22:18

    Olá Caro amigo,
    Acabei de adquirir este jogo e fiquei em dúvida sobre a função dos 10 marcadores de recursos.
    No manual não tem nenhuma informação sobre onde e como utiliza-los.

    Agradeço caso puder me ajudar.
    Abraços.

    1
  • Filosofo_R
    383 mensagens MD
    avatar
    Filosofo_R22/07/15 09:27
    Filosofo_R » 22/07/15 09:27

    caye::Olá Caro amigo,
    Acabei de adquirir este jogo e fiquei em dúvida sobre a função dos 10 marcadores de recursos.
    No manual não tem nenhuma informação sobre onde e como utiliza-los.

    Agradeço caso puder me ajudar.
    Abraços.

    Oi amigo

    Olha só, os 10 marcadores de recursos são para jogar a variante avançada, na qual cada marcador é colocado em uma região diferente do mapa. Assim, quem conquistar aquela região no final do jogo, ganhará a posse daquele marcador, que no final da partida contará como uma "carta extra" daquele recurso, o que aumentará sua pontuação final. Suponhamos que você acumulou 4 cartas de cristais e conquistou uma região com o marcador de cristal. Isso significa que no final da partida, contará 5 cartas de cristais ao invés de 4, o que aumentará sua pontuação final. Essas regras estão mais detalhadas no manual. Espero ter ajudado. Bom jogo!

    1
  • caye
    136 mensagens MD
    avatar
    caye22/07/15 10:04
    caye » 22/07/15 10:04

    Olá!
    Excelente, obrigado pelos esclarecimentos.


    Grande abraço.

    1
  • saldanha1009
    277 mensagens MD
    avatar
    saldanha100904/09/15 17:28
    saldanha1009 » 04/09/15 17:28

    Ótimo review. 
    Adoro o jogo, mas acho ele muito under rated no cenário nacional. 
    Jogo excelente e redondinho.

    2
  • JedoLar
    1375 mensagens MD
    avatar
    JedoLar02/05/20 23:20
    JedoLar » 02/05/20 23:20

    A vantagem de ser o jogador inicial é a possibilidade de escolher a melhor carta, e a melhor carta pode ser inclusive uma com valor 0 (grátis), por isso faz sentido as apostas para ver quem começa. Seria injusto determinar o jogador inicial por sorteio. Assim como seria ainda mais injusto quem não for o jogador inicial perder o dinheiro apostado.

    1
  • Ericjc
    67 mensagens MD
    avatar
    Ericjc26/06/20 09:42
    Ericjc » 26/06/20 09:42

    jevver2::A vantagem de ser o jogador inicial é a possibilidade de escolher a melhor carta, e a melhor carta pode ser inclusive uma com valor 0 (grátis), por isso faz sentido as apostas para ver quem começa. Seria injusto determinar o jogador inicial por sorteio. Assim como seria ainda mais justo quem não for o jogador inicial perder o dinheiro apostado.

    Cara, não há vantagem, até pq, toda rodada tem uma carta no valor zero, o jogador inicial teria então que contar com a sorte de vir expecificadamente na primeira rodada uma carta boa no valor zero, além do mais tive a impressão que o último jogador tem uma certa vantagem na última rodada, por ver todos os jogadores anteriores fazerem suas jogadas e ele por fim, decidir o que é melhor, já o primeiro coitado, faz a sua ação que é totalmente desconfiguradas pelos próximos jogadores. Gostei mto do jogo, mas essa impressão me deixou desanimado.

    0
  • JedoLar
    1375 mensagens MD
    avatar
    JedoLar26/06/20 10:39
    JedoLar » 26/06/20 10:39

    Ericjc::Cara, não há vantagem, até pq, toda rodada tem uma carta no valor zero


    Toda rodada tem uma carta no valor zero que os jogadores deixaram chegar lá PORQUE NÃO É UMA CARTA BOA. Só por isso que uma carta chega no valor zero durante uma partida. Ninguém quis pagar nada por ela e por isso que ela vale zero. DIFERENTE da carta que começa a partida em valor zelo, pois esta foi sorteada e pode ser muito valiosa, custando zero.


    Ericjc::o jogador inicial teria então que contar com a sorte de vir expecificadamente na primeira rodada uma carta boa no valor zero


    O jogador inicial não precisa contar com a sorte, pois SÓ é o jogador inicial quem faz a maior aposta para ser o jogador incial. Se a carta que estiver com valor zero na primeira rodada não for boa, você não precisa apostar nada para ser o primeiro jogador. Só é o primeiro jogador quem quer. Se a carta que está no valor zero é ruim, não aposte nada. Simples.


    Considero essa regra para definir o primeiro jogador tão equilibrada que chega a ser curioso como alguém não consegue ver isso.

    0
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Um Império em Oito-Minutos - Um império em oito-minutos - Resenha
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