iachel:: Oi pessoal
Sou novato em Caverna e joguei apenas uma partida até agora. Apesar de ter entendido a maioria das regras, as que mais me confundem estão relacionadas aos animais. Se puderem me ajudar, eu ficaria muito agradecido.
1. Supondo que eu tenha oito ovelhas em um cercado grande e com estábulo. Quando chegar a fase de reprodução de animais, o que acontece com os quatro bebês-ovelha caso eu não tenha outro espaço para colocá-los?
2. Eu posso guardar um par de porcos selvagens dentro da primeira caverna? Ou seja, porco selvagem é animal de fazenda? E o porquinho que ali nascer? Foge ou vira comida?
3. Caso um animal não seja alocado no tabuleiro, ele pode ser colocados em minha reserva pessoal, junto de pedras ou madeiras, e alocados em outro momento no tabuleiro quando eu tiver um cercado? Ou obrigatoriamente eles fogem ou viram comida?
4. Enfim, para não abusar da paciência de vocês: Se eu tenho na selva um estábulo, eu posso limpar a floresta para colocar um pasto e um cercado e o estábulo ainda fica lá, ou depois que eu coloco um estábulo na floresta eu não posso mais mexer naquele quadrante? Ele conta como espaço vazio (-2 pontos no final do jogo)?
Abraço a todos e muito obrigado
Gustavo Iachel
Também sou iniciante no Caverna, e peço que se estiver errado o pessoal corrija... vamos lá:
1) Você nunca gerará mais de um tipo de animal. Na carta de referência da Colheita já tem uma dica lá, se tem pelo menos um par de animais você ganha mais 1. Então neste caso geraria uma ovelha e não quatro. O animal que não pode ser alocado é transformado em comida imediatamente;
2) O único animal que não é de fazenda e o cachorro, os outros são. O porquinho que nasce vira pururuca igual a resposta da 1;
3) Viram comida
4) Pode devastar, o estábulo permanece no mesmo local.
Creio que é isso. Como já disse também sou iniciante, espero que o pessoal com mais kilometragem me corrija se estiver errado.