Se tem uma coisa que me incomoda num jogo são ações que não fazem sentido temático. Por isto, eu busco imaginar o motivo temático de algumas ações serem como são.
Orléans estava me incomodando em alguma das suas ações... mas, como em outras ações eu percebi que a temática saltava aos olhos, relutei a abandonar este jogo e fui recompensado: descobri que se trata de um jogo que provavelmente foi muito bem tematizado pelo designer, em todas as ações.
Aqui não vou escrever as explicações temáticas que me parecem ser bastante óbvias para todas as pessoas, mas somente vou descrever a temática das ações que eu fiz maior esforço para imaginar (e também as que são óbvias para mim mas que me parece que não sejam óbvias para todos). Sem muito compromisso, para quem quiser aproveitar em alguma medida:
Por que o Monge pode ocupar o lugar de outros personagens?
Pelo o que sei, os Monges exerceram papel fundamental na Idade Média para a manutenção e desenvolvimento da civilização. Eles se aprofundaram no estudo de diversas ciências, com o intuito de conhecer e contemplar melhor a Deus, autor das harmoniosas Regras a que todas as ciências estão sujeitas. Como, na maior parte do seu tempo, vivem numa comunidade isolada, onde precisam sobreviver por si mesmos, eles também exerciam as ciências que estudavam, sendo agricultores e artesãos. Ao se aprofundarem nos estudos, eles também fizeram descobertas e desenvolviam as ciências que estudavam. Eventualmente, negociavam o que produziam. E até cavaleiros, nas Cruzadas, alguns monges foram.
Por que é preciso de um Monge na Cervejaria (e, consequentemente, na Adega)?
Os monges, ainda atualmente, são conhecidos por produzirem excelentes cervejas.
Por que possuir um Monge na Sacristia evita ser afligido pela Peste?
Evita-se a Peste pela graça de Deus (milagre), que se alcança por meio da oração... ou, mais especificamente, meio de um Monge na igreja/sacristia que busca promover em toda a comunidade a oração... (É um pouco mais complexo que isso... mas saber isso já é suficiente para jogar sem se incomodar.)
Por que possuir um Monge na Sacristia evita ser afligido também por Impostos e pela Safra?
Por assim o jogo determinar, deduz-se que se trata de uma cobrança injusta de Impostos e um tomada injusta de parte da Safra por meio dos governantes (ou rei) da época. Sendo injusto, Deus pode intervir...
Por que é preciso ter um Negociante no Monastério?
Para o Negociante bancar os estudos do Erudito para que este se torne um Monge.
Por que é preciso ter um Negociante também em outros locais que não envolvem negociação?
Porque envolve gastos, o Negociante seria o personagem do dinheiro.
Por que é preciso de um Barqueiro em locais que não envolvem navegação, como na Casa de Fazenda, Castelo, Manufatura de Lã...?
Deduzo que, além de saber navegar, o Barqueiro é também um mercador, porém sua negociação envolve mais o escambo (troca de bens, não envolvendo dinheiro). Ele leva e traz todo tipo de bens, principalmente perecíveis (comida, sementes, animais...), que são necessários em muitos lugares.
Como que no Hospital o Barqueiro é necessário?
Para o Hospital o Barqueiro traz remédios, plantas fitoterápicas e demais coisas que são utilizadas na cura dos doentes.
E como se explica que, tendo um Jardim de Ervas, o Barqueiro pode ocupar o lugar de outros personagens?
O Jardim de Evas é um local do jogo em que se "trocam favores". Os Comerciantes, Fazendeiros e Artesãos vão em busca das Ervas que o Barqueiro traz de suas viagens e, em compensação, eles prestam favores para o Barqueiro. Para ser mais prático no jogo, o próprio Barqueiro é utilizado no lugar dos personagens que tem favores a lhe devolver.
Como pode-se explicar a Casa de Banho?
A Casa de Banho é o local onde os Fazendeiros relaxam e fazem importantes contatos (networking). O contato que possuem, além de servir entre os frequentadores do local, pode servir também como uma moeda de troca pelo serviço prestado pelo local. Assim, pode se conseguir "o contato com" um personagem mais necessário de dentro da bolsa.
Por que ao recrutar um Cavaleiro se aumenta o número de seguidores no Mercado?
Porque se aumenta a segurança e, consequentemente, aumenta o número de frequentadores no Mercado.
Por que, com a Torre da Pólvora, o Mercado se expande além do normal adicionando espaço para mais 2 seguidores?
A Torre de Pólvora oferece ainda mais segurança que um Cavaleiro.
Mercado?
Como um mercado de trabalho, em que pessoas interessadas em trabalhar aparecem e são contratadas para um serviço ou não.
Por que é necessário um Cavaleiro no Scriptorium e por que lá se consegue 1 ponto de desenvolvimento?
Segundo o dicionário, um Scriptorium é um quarto separado para escrever, especialmente num mosteiro onde os manuscritos foram copiados. Graças a cópia destes manuscritos, a civilização não perdeu seu conhecimento nas invasões bárbaras e pôde continuar se desenvolvendo. O Cavaleiro está lá também para proteger esse conhecimento.
Como a Botica pode promover bastante o desenvolvimento e pode ser administrada por qualquer personagem?
Segundo o dicionário, uma Botica, além de farmácia, também era um tipo de mercadinho/armazém onde se vendia miudezas em geral. Um mercadinho, que, de fato, pode ser administrado por qualquer pessoa, facilita o desenvolvimento local.
O que são as fichas de Cidadão?
As fichas de Cidadãos podem ser consideradas homenagens concedidas na conclusão de benfeitorias (como vi num outro tópico) para o bem comum e, também, um indicativo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que considera: o grande número de Cavaleiros (que promovem segurança e tranquilidade), o número de Barqueiros (que tornaram mais acessível muitos bens, favorecendo inclusive os Hospitais, como visto acima), a hegemonia comercial (que promove estabilidade financeira) e o tamanho do conhecimento adquirido pela sociedade.