Olá pessoal, depois de botar na mesa esse jogo lindo me deu vontade de descobrir que árvores são essas. Dei uma pesquisada na internet e aqui vai a lista de personagens botânicos do jogo. São todas árvores européias ou do hemisfério norte e na verdade são todas muito importantes no contexto histórico e em importância econômica. Fiquei com vontade agora que as árvores tivessem habilidades diferentes e até quem sabe surgissse uma expansão com umas árvores brasileiras, já pensou um Ipê Roxo? Um Pau Ferro?

BORDO - Acer / maple
Acer é um género botânico pertencente à família Aceraceae, podendo ser denominada com o nome comum de bordo, que é o nome português do Maple, sim a árvore do Canadá. Pode ser uma árvore ou arbusto. Existem aproximadamente 128 espécies, a maioria das quais são nativas da Ásia, mas várias espécies também ocorrem na Europa. Os bordos, em sua maioria, são árvores que atingem de 12 a 15 metros de altura e são caducifólias.
A palavra ácer deriva de uma palavra latina que significa "agudo" (referindo-se às pontas características das folhas) e foi empregada pela primeira vez para o género pelo botânico francês Joseph Pitton de Tournefort em 1700. Notórias pelas folhas palmiformes (espalmadas), comumente com três pínulas, embora existam espécies com cinco, sete ou ainda nove. As suas flores são verdes, amarelas, cor de laranja ou vermelhas.
Da seiva da árvore é produzido o xarope de bordo ou xarope de ácer, consumido principalmente com torradas, panquecas e rabanadas. Além do xarope, também a madeira é amplamente utilizada. A madeira do bordo é uma das mais utilizadas no fabrico de instrumentos musicais, principalmente de baterias, braços de guitarras e baixos eléctricos. A sua abundância, timbre cristalino e definido e dureza tornam-na ideal para tal.

TÍLIA - Tilia / linden
Tilia L. é um género botânico pertencente à família Malvaceae que possui mais de 30 espécies. São caducifólias que nas maiores espécies chega a 20-40 metros de altura. A ele pertencem as árvores de nome comum tília. É típica de regiões de clima temperado, com estações do ano bem demarcadas. São árvores extremamente longevas, uma Tilia Cordata, no Arboreto Westonbirt de Gloucestershire tenha mais de 2 mil anos! As flores são cheirosas dando um mel saboroso e são usadas para fazer infusões (chá).
Para os germânicos, as tílias eram árvores sagradas com poderes mágicos que protegiam os guerreiros.
Pela sua leveza e outras características, a madeira de tília (em inglês: basswood) é utilizada na construção de corpos de guitarras maciças, como alguns modelos da Fender fabricados no Japão, e na construção de baterias.
A maior tilia existente em Portugal (em Paredes) tem 22 metros de altura e 24 metros de diâmetro de copa e, segundo o seu proprietário a colheita da sua flor ocupa 20 homens durante 3 dias.

Pinheiro - Pinus / pine
O pinheiro, que faz parte do gênero Pinus todo mundo conhece, é a espécie comercialmente mais importante para a produção de madeira nas regiões de clima temperado e tropicais do planeta. Muitos deles são utilizados como matéria-prima para a produção da celulose, que é empregada na produção de papel. Isso porque o pinheiro é uma madeira leve, que possui um rápido crescimento. Além disso ele também pode ser plantado com uma grande densidade populacional e a queda de suas folhas (acículas) produz um efeito alelópatico em plantas de outras espécies ou seja as folhas inibem o crescimento de outras plantas (denominadas de plantas daninhas nas florestas plantadas), o que provoca uma redução na competição por água, luz e nutrientes nas florestas de pinheiros. Se isso funcionasse no jogo não teria pra ninguém, aliás por isso mesmo no Brasil plantar pinheiros não é recomendado, tanto por ser uma espécie exótica, como por essa competição, principalmente em projetos de reflorestamento.
A resina de algumas espécies é importante fonte de breu do qual se extrai terebintina e outros óleos essenciais. Algumas espécies têm sementes comestíveis que se podem cozinhar ou assar. Algumas espécies são usadas como árvores de natal e suas pinhas e ramos são largamente usados em decorações natalícias. Muitos pinheiros são também usados como plantas ornamentais em parques e jardins. Uma grande quantidade de espécies anãs é cultivada para plantio em jardins residenciais. Também existe uma longa tradição oriental, especialmente na China e no Japão, e bem difundida entre as culturas ocidentais modernas, do cultivo de miniaturas artísticas das mais diversas espécies de pinheiros, os bonsai.
Os pinhais plantados sempre sofrem acentuado risco de incêndio por causa da camada de acículas secas que se acumulam no solo e porque a árvore possui grande quantidade de resina a ponto de seu material ser explosivo em determinadas condições.

Carvalho - Quercus / oak
Carvalho é a designação comum das cerca de seiscentas espécies de árvores do género Quercus. O género é nativo do hemisfério norte e inclui tanto espécies caducas como perenes que se estendem desde latitudes altas até à Ásia tropical e a América. Em geral, as espécies de folha caduca distribuem-se mais para o norte e as de folha persistente para o sul. A madeira é dura e ao mesmo tempo maleável, sendo muito apreciada na carpintaria. Os frutos do carvalho chamam-se bolotas, ou landes, ou acorn (em inglês), e em seu tronco é comum a formação de bugalhos. Sim essa é a fruta que o Tico e Teco ficavam disputando.
No livro "Os segredos do vinho para iniciantes e iniciados" há a seguinte citação sobre o uso do carvalho na tanoaria: "A invenção do barril de madeira foi obra dos gauleses, povo celta que habitava o território da atual França. (...) A madeira adotada por eles foi o carvalho, árvore do gênero Quercus, que em celta signica quer + kuez «árvore nobre». Tinha a seu favor o fato de ser bem dura, resistente, durável, maleável e impermeável, apresentando incontáveis vantagens em relação à frágil ânfora, até então empregada." As folhas e frutos do carvalho possuem Ácido Tânico, que ajuda a prevenir a planta contra fungos e insetos a acaba dando muito do adorado sabor tânico que é conhecido no vinho.
