marllongm::Pior que joguei a tumba do faraó e a experiência não foi tão boa a ponto de querermos experimentar os outros. Deve ter sido umas 3 horas de jogo, alguns enigmas traziam textos meio dúbios, pegamos várias cartas de pistas que já diziam coisas que sabiamos... bem cansativo no final. Pelo visto foi um baita azar ter começado pelo jogo errado.
Jogamos em 4 e já achei muita gente. Acho que um livrinho só fica muito apertado, gostaria que o jogo entregasse mais enigmas de uma vez para que cada jogador ou dupla pudesse ficar a cargo de um deles ao mesmo tempo.
Só vou arriscar nos outros se bater o clima e rolar um rateio básico.
Marlon, é bem frustrante. 3 horas!!! Eu fiz o Tumba em quase 2 horas e já foi frustante. Cara, se tiver paciencia tenta o Casa Abandonada. E se ficar travado, vê a dica, a solução até. Com zero dica é impossível mesmo. Agora, rateio é necessário mesmo.
marciusfabiani::Joguei o do castelo. Não curti. Exit, pra mim, é meio que como o Black Stories: é mais uma "atividade" do que um jogo. É como contar histórias de terror em volta da fogueira, ou contar piadas na mesa de bar. Me senti resolvendo uma daquelas revistas de palavras cruzadas que minha avó amava, com quebra-cabeças variados -- numa página tem um caça-palavras, em outra tem um ligue-os-pontos, etc.
Outro problema é que, salvo raras exceções, não curto o que chamo de cooperativos "fake", que você consegue jogar solo (exceção: tudo que tenha o nome Pandemic). Acho que é uma cooperação falsa, que sempre tende a gerar o alpha player. Aconteceu isso em Exit. Um jogador meio que decifrou tudo e os outros só deram uma ou outra ideia aqui e ali.
Em segundo lugar, não curto jogos em que não há uma definição clara se você ganhou ou perdeu. Não curto esse sistema de notas, que você tem que consultar uma tabela pra ver como se saiu no jogo.
E, pra finalizar, o jogo é INTERMINÁVEL, dura horas, há várias ações inúteis (ler textos sobre coisas que você já sabia), me senti perdendo tempo.
O mesmo grupo de amigos me chamou pra comprar mais alguns da série, mas já pulei fora. Exit não é pra mim. Mas entendo o apelo do jogo, pra quem curte resolver quebra-cabeças coletivamente, com uma narrativa colada em cima.
Bem, eu não sei qual é o do Castelo, é algum importado? Pq no brasil tem 3, Tumba do Faraó, Laboratório Secreto e Casa Abandonada. Eu tb não gosto de jogos fake coops mas não achei q é o caso. É como um escape mesmo. Várias cabeças pensando em como sair. Comigo cada hora alguém pensava mais rápido em alguma coisa. Dava para 1 só fazer? Sim, mas tinha muita coisa q um sozinho não pensava e aí alguém vinha com uma idéia.
Sobre o jogo ser INTERMINÁVEL, acho que é uma questão de vc saber usar as dicas. No meu grupo, a gente sempre considerou falha se sair após 1 hora. Então o jogo durou mais ou menos 1 hora pois se travássemos a gente pegava dica que deixava a gente seguir em frente. Essa coisa de ter nota e não condição de vitória é chato, mas é caso de decidir no início tb. Eu decidi que nossa meta era sair em menos de 1 hora com nota acima de 5 (6 a 10).
Meus jogos demoraram 75 minutos, 56 minutos e 102 minutos. O de 102 foi o da Tumba do Faraó e de fato eu não me diverti muito nele.
nielison::pois se você gosta desse esquema de puzzles, vá atrás do T.I.M.E Stories! é muito mais jogo (o Exit, que gostei muito, quase não é um jogo, mas apenas uma sequência de puzzles pra se resolver) com uma narrativa mais interessante e funciona melhor com outras pessoas (pra mim, o Exit tem que ter, no máximo, 3).
Estou convencido no Time Stories já. Vou trazer dos eua no meio do ano e devo pegar o Unlock antes disso