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  3. RPGQuest - A Jornada do Herói
  4. RPG Quest - A Jornada do Herói

RPG Quest - A Jornada do Herói

RPGQuest - A Jornada do Herói
  • avatar
    DrGrayrock21/02/18 12:00
    avatar
    DrGrayrock
    21/02/18 12:00
    2262 mensagens MD

     https://4.bp.blogspot.com/-TyNUM3P0S_Y/Wo2ALzvA9-I/AAAAAAAAEdw/FEKQ88CSUKUfqAZMugxVYtQrx7Wh25NhACLcBGAs/s400/%2521%2521Logo_E%2Bai%2Btem%2Bjogo.jpg


    Maior sucesso no Catarse em 2017, rendendo mais de 220 mil reais, o RPG Quest - A Jornada do Herói é um jogo do Marcelo Del Debbio, que promete trazer para os tabuleiros para o ambiente dos jogos de RPG.


    No jogo cada jogador comanda um grupo de aventureiros que tem como objetivo, cumprir missões, matar criaturas, pesquisar rumores, dungeons e labirintos, além de se tornarem cada vez mais experientes nas suas classes.


    Você define no início de cada partida como será o jogo, em modo competitivo ou cooperativo e definindo a forma de como ele termina, completando 10 (ou mais) pontos de vitória ou quando forem eliminados os três grandes desafios, nesse caso, o grupo com mais pontos é o vencedor.

    https://2.bp.blogspot.com/-IEsxJKFxQKk/Wo2AHzbl56I/AAAAAAAAEdI/kZbQU8B5ndYuz2K8xi61bFnSISapHC-xgCEwYBhgL/s400/2018-02-21%2B00.20.34.jpg

     Um vasto mundo a ser explorado.


    Na sua rodada o jogador tem 4 ações possíveis dentre um monte de possibilidades dentre se movimentar pelo mapa, tentar conseguir novos membros para seu grupo, enfrentar criaturas, pesquisar rumores, procurar novas missões, comprar itens mágicos entre outras.


    O jogo é bastante detalhado em cada ação, mas basicamente você vai precisar ou pagar para conseguir coisas (como novos membros ou itens) ou fazer testes contra uma das quatro classes de cada grupo de aventureiros (as classes são Mago, Guerreiro, Ladino e Clérigo).


    A grande sacada do RPG Quest é essa de trazer bem o "feeling" do RPG tradicional para o jogo de tabuleiro, coisa que eu já tinha visto em jogos como o Runebound, e que pra mim ainda não tinha funcionado bem, mas que aqui se mostra bem resolvido.

    https://4.bp.blogspot.com/-nKoSUfUKsgE/Wo2AIx-rWBI/AAAAAAAAEdY/7Znf5Yy9A-wqiCSZ-Twi3gdC37pv4JaMgCEwYBhgL/s400/2018-02-21%2B00.21.09.jpg

     Seu grupo vai aumentando e se especializando.


    Mas como nem tudo é perfeito, algumas coisas me incomodaram, uma delas é quase tradicional em jogos nacionais, a falta de clareza do manual, e mesmo o Marcelo me mandando um wiki bem mais detalhado, você precisa ficar consultando várias vezes para tentar se entender.


    Outro ponto negativo foi a falta de padrão nas artes e o design gráfico, se o jogo tivesse tido um cuidado maior com a fonte e nomenclatura das cartas e as artes dos personagens e monstros, ele teria um apelo visual muito maior que já tem.


    Mas a parte das regras, depois da primeira partida você vai bem, e a questão gráfica é mais do "gosto do cliente" do que realmente uma falha do jogo.

    https://2.bp.blogspot.com/-VNKTVkmUpPw/Wo2AJB0aEfI/AAAAAAAAEdc/PUgz--HCsWcC_xZHLnjVw4-7bCGTdV0UACEwYBhgL/s400/2018-02-21%2B00.21.15.jpg

     Grandes desafios são apresentados aos jogadores.


    Uma coisa que vale deixar registrado é a qualidade dos componentes do jogo, a produção está super caprichada, as moedas são lindas, os tabuleiros estão com cortes perfeitos e os milhões de tokens também, e ele é um jogo 100% produzido por aqui (o que costuma ser uma reclamação recorrente e pelo menos nesse caso, não tem o que reclamar).


    O principal ponto do RPG Quest é a imensa gama de possibilidades de cada partida, durante cada aventura os jogadores tem poucas limitações, podendo andar livremente pelo tabuleiro interagindo com praticamente tudo que é encontrado pelo caminho, e pra quem jogou o joga RPG é uma excelente forma de aventuras "one-shot" sem mestre.

    https://2.bp.blogspot.com/-iPJ5PUnHd9A/Wo2AKdko8aI/AAAAAAAAEeA/Ok8Y4kQCx70lEiGKLXXDceWsb62QelOmwCEwYBhgL/s400/2018-02-21%2B01.38.54.jpg

    A minha aventura encerrou precocemente com as cidades
    detonadas pelos monstros.


    https://1.bp.blogspot.com/-6XWmI4YhKV4/Wo2A_RXMmdI/AAAAAAAAEeI/vgeCaZzo0PMjrxnwByLhtrgAh2nZ_0WUQCLcBGAs/s400/%2521%2521Logo_E%2Bai%2Btem%2Bjogo3.jpg

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    Comentários:

  • maioni
    104 mensagens MD
    avatar
    maioni21/02/18 12:14
    maioni » 21/02/18 12:14

    Devido a meu histórico ruim com apoios nacionais, acabei não apoiando o RPGQuest, hoje me arrependo devido aos ótimos reviews! Será que está planejado um RPGquest 2.0? Com a padronização das artes?

    0
  • DrGrayrock
    2262 mensagens MD
    avatar
    DrGrayrock21/02/18 12:21
    DrGrayrock » 21/02/18 12:21

    maioni::Devido a meu histórico ruim com apoios nacionais, acabei não apoiando o RPGQuest, hoje me arrependo devido aos ótimos reviews! Será que está planejado um RPGquest 2.0? Com a padronização das artes?


    Vai rolar um 2.0 sim esse ano... Só não sei a questão das artes, mas se o Del Debbio conseguir padronizar ele vai ter um produtão em mãos....

    3
  • maioni
    104 mensagens MD
    avatar
    maioni21/02/18 12:23
    maioni » 21/02/18 12:23

    DrGrayrock::
    maioni::Devido a meu histórico ruim com apoios nacionais, acabei não apoiando o RPGQuest, hoje me arrependo devido aos ótimos reviews! Será que está planejado um RPGquest 2.0? Com a padronização das artes?


    Vai rolar um 2.0 sim esse ano... Só não sei a questão das artes, mas se o Del Debbio conseguir padronizar ele vai ter um produtão em mãos....

    Ótima notícia! Vou aguardar e comprar com certeza!

    0
  • J. MARQUES
    692 mensagens MD
    avatar
    J. MARQUES21/02/18 12:52
    J. MARQUES » 21/02/18 12:52

    Um ponto que acho ruim do jogo, aparte do manual e da falta da consistência da arte das cartas, é a rolagem de dados durante o movimento.
    Uma partida de RPG Quest de 10 pontos em 5 jogadores pode facilmente chegar a 3 horas de jogo, então depois de 01 hora rolando dado para cada hexagono de movimenyo fica extremamente cansativo.
    Considere ainda que as quest involvem ter que se movimentar de um ponto a outro do mapa, que chega um momento que vc n aguenta nem mais olhar para o d10.
    Gistaria de ver na versão 2.0 uma mecânica melhor dos encontros aleatórios durante a movimentação.
    Sei que a mecânica emula bem aqueles encontros aleatorios comuns em rpgs das antigas como Final Fantasy e etc, mas ainda assim fica muito cansativo em partidas longas
    Se não fosse por isso seria um jogo que veria mais mesa no meu grupo, pois o restante das mecânicas são muito divertidas e a variedade de Grandes Perigos e personagens adcionam um fator replay bem legal.

    4
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro21/02/18 13:07
    butilheiro » 21/02/18 13:07

    "que promete trazer para os tabuleiros para o ambiente dos jogos de tabueleiro."

    Esse trecho, no primeiro parágrafo, acho que era pra ser "trazer para os tabuleiros o ambiente dos RPGs", certo?

    4
  • DrGrayrock
    2262 mensagens MD
    avatar
    DrGrayrock21/02/18 13:49
    DrGrayrock » 21/02/18 13:49

    butilheiro::"que promete trazer para os tabuleiros para o ambiente dos jogos de tabueleiro."

    Esse trecho, no primeiro parágrafo, acho que era pra ser "trazer para os tabuleiros o ambiente dos RPGs", certo?


    VALEUS!!!! :D

    1
  • DrGrayrock
    2262 mensagens MD
    avatar
    DrGrayrock21/02/18 13:51
    DrGrayrock » 21/02/18 13:51

    J. MARQUES::Um ponto que acho ruim do jogo, aparte do manual e da falta da consistência da arte das cartas, é a rolagem de dados durante o movimento.
    Uma partida de RPG Quest de 10 pontos em 5 jogadores pode facilmente chegar a 3 horas de jogo, então depois de 01 hora rolando dado para cada hexagono de movimenyo fica extremamente cansativo.
    Considere ainda que as quest involvem ter que se movimentar de um ponto a outro do mapa, que chega um momento que vc n aguenta nem mais olhar para o d10.
    Gistaria de ver na versão 2.0 uma mecânica melhor dos encontros aleatórios durante a movimentação.
    Sei que a mecânica emula bem aqueles encontros aleatorios comuns em rpgs das antigas como Final Fantasy e etc, mas ainda assim fica muito cansativo em partidas longas
    Se não fosse por isso seria um jogo que veria mais mesa no meu grupo, pois o restante das mecânicas são muito divertidas e a variedade de Grandes Perigos e personagens adcionam um fator replay bem legal.


    Verdade.... Como eu joguei solo não incomodou tanto, mas com certeza é algo a ser repensado (ou de se pensar numa house-rule)... :)

    1
  • J. MARQUES
    692 mensagens MD
    avatar
    J. MARQUES21/02/18 13:54
    J. MARQUES » 21/02/18 13:54

    DrGrayrock::
    J. MARQUES::Um ponto que acho ruim do jogo, aparte do manual e da falta da consistência da arte das cartas, é a rolagem de dados durante o movimento.
    Uma partida de RPG Quest de 10 pontos em 5 jogadores pode facilmente chegar a 3 horas de jogo, então depois de 01 hora rolando dado para cada hexagono de movimenyo fica extremamente cansativo.
    Considere ainda que as quest involvem ter que se movimentar de um ponto a outro do mapa, que chega um momento que vc n aguenta nem mais olhar para o d10.
    Gistaria de ver na versão 2.0 uma mecânica melhor dos encontros aleatórios durante a movimentação.
    Sei que a mecânica emula bem aqueles encontros aleatorios comuns em rpgs das antigas como Final Fantasy e etc, mas ainda assim fica muito cansativo em partidas longas
    Se não fosse por isso seria um jogo que veria mais mesa no meu grupo, pois o restante das mecânicas são muito divertidas e a variedade de Grandes Perigos e personagens adcionam um fator replay bem legal.


    Verdade.... Como eu joguei solo não incomodou tanto, mas com certeza é algo a ser repensado (ou de se pensar numa house-rule)... :)

    Sim uma house rule que a gente usou uma vez era rolar o d10 para o primeiro hexagono e depois rolar mais uma vez para o último hexagono de movimento.
    Não ficou ideal mas melhorou um pouquinho.

    2
  • hadesdan89
    59 mensagens MD
    avatar
    hadesdan8922/02/18 09:53
    hadesdan89 » 22/02/18 09:53

    DrGrayrock::
    Vai rolar um 2.0 sim esse ano... Só não sei a questão das artes, mas se o Del Debbio conseguir padronizar ele vai ter um produtão em mãos....

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