yscalybur::Ziul::yscalybur, tenho o 7 Wonders + Leaders, sinceramente nunca parei pra pensar se ele é euro ou não. Mas uma coisa é certa, apesar de muito estratégico ele também demanda de uma boa dose de sorte.
É um jogo que você pode montar a estratégia mais mirabolante possível, mas se a carta que você precisa não vem na mão então você fica enrolado. O segredo é se adaptar à situação, o problema disso é que as vezes não da tempo.
Pois é. Ele tem uma aleatoriedade bem legal. Eu tracei uma estrategia inicial de investir em força e cumprir missões que dão pontos imediatos. Deu certo na primeira era. Da segunda em diante, as malditas cartas de força de exercito não chegavam, o que me fazia empatar os combates e não pontuar. E foda, que como vc disse, as vezes não da mais pra pensar em outra estrategia, teria que ter umas 5 eras.
A expansão melhora, mantém ou piora na sua opinião?
Olha, ainda não joguei o bastante pra ter uma opinião concreta, mas sinceramente estou preferindo jogar sem a expansão.
Basicamente com a Leaders você faz um draft de 4 líderes antes do início do jogo para posteriormente descer 1 deles por era (um acaba ficando de fora do jogo). O que acontece é que mais uma vez, se você não der sorte você pode acabar pegando só líder cagado na na sua mão kkkk, ou pode acontecer igual aconteceu com você, tem líderes que são focados em combate, você faz o draft e pega eles, mas durante a partida não vem carta de combate então o líder fica inútil.
Só um adendo para o tópico em si, acho que qualquer jogo que tenha o mínimo de aleatoriedade e/ou sorte pode acontecer isso que você disse, do novato ganhar do experiente. Para que isso não aconteça o jogo tem que ser bem fechado e sempre igual, sem fatores aleatórios,
Xadrez por exemplo.