Fala Galera!
PaladinoMonge na área. E hoje vou fazer algo diferente.
Após várias partidas nesse tempo que estou jogando boardgames modernos, percebi que existem certos tipos de jogadores em todas as mesas que participei. Alguns que você encontra facilmente onde quer que vá, e outros mais raros, mas que ainda assim existem.
Claro que esse texto tem um caráter humorístico, mas ainda assim, será que você se adequa a alguns desses tipos? Existem outros? Responde aí nos comentários.
Bom, depois de muito pensar, levantar dados estatísticos (uhum..), resolvi colocar aqui alguns tipos de jogadores que presenciei nas mesas que eu estava jogando. Vamos lá?
Eurogamer: É aquele jogador que adora jogos no estilo euro. Cubinhos para ele é vida. Só a mecânica importa no jogo. Nível hard: não joga nenhum outro jogo e ainda fala mal de outros estilos sem ao menos jogar.
Ameritrash: O oposto do eurogamer. Para esse jogador, o tema é tudo. A imersão tem que estar presente. Não importa as mecânicas, se o jogo é bonito, com miniaturas, dados lindos, pouco importa se o jogo for quebrado ou não. Nível Hard: o jogador não joga se não tiver miniaturas.
Fanboy: Jogador que adora um determinado jogo ou designer (são mais raros). Se falar mal, compra briga. Se o jogo dele cair no ranking, os outros jogos são hype, não é jogo de verdade. Tem a tendência a achar que quem não gosta do seu jogo predileto, ou jogou errado, ou não tem gosto mesmo para boardgames e precisa jogar um jogo de verdade, ou seja, jogar o jogo de que gosta.

(Olha a felicidade desses jogadores! Boardgames é bom demais)
Novato: Tipo mais comum no mundo do boardgames e que é apreciado por todos. Afinal, quanto mais novatos, mais o hobby cresce. Tem uma expectativa de vida baixa (lá pela terceira ou quarta partida deixa de ser novato). Tem tendência a gastar todas as suas economias em boardgames depois de conhecer os jogos modernos. Nível Hard: ‘É tipo War?’
Evangelizador: Jogador que leva a palavra do boardgame aonde quer que vá. Tenta de todas as formas angariar novas pessoas para o Hobby. Tendem a ter em sua coleção muitos jogos classificados como Gateway para apresentar a essas pessoas. Nível Hard: Não importa quem, não importa o local, ele fará a pergunta: ‘E aí, conhece jogos de tabuleiro modernos? Não??? Olha só, jogos de tabuleiro.... deixa eu te mostrar pra você ver. Você vai amar!’
Estudioso: Jogador que gosta de estudar a fundo determinado jogo. Seja para conseguir as melhores estratégias, seja para conhecer mais o tema. Nível Hard: Conhece todas as possibilidades de pontuação no jogo. E ainda ajuda o amigo.
Colecionador: Tipo bastante comum e que acomete ou já acometeu vários jogadores, principalmente no início do hobby. Esse tipo de jogador compra jogos para colocar em estantes, não importando se ele vai ver mesa ou não. Negócio é ter mais de 100 jogos na coleção. Nível Hard: Guarda jogo lacrado. Nível Mega Blaster: Comer pra que? Negócio e guardar dinheiro para pegar aquele Kickstarter ou o mais novo lançamento no Brasil.
Plugado: Jogador que não se desliga por nada do mundo virtual. É celular na mão, mandando mensagens a mil, enquanto a partida está rolando. Nível Hard: Sai do jogo logo depois de tirar foto pra por no insta!

(Realmente existem vários tipos de jogadores)
Fotógrafo: Tipo de jogador que se não tirar uma foto do jogo, ele não jogou. Nível Hard: Tira foto do setup, da primeira rodada, da segunda rodada....
Preconceituoso: Tipo de jogador que se sente melhor do que os outros seja pelo gênero, opção sexual, idade, tempo de hobby, etc, etc. Esse tipo de jogador precisa ser combatido com todas as forças. Nível Hard: Realmente existe um nível hard????
Patinho: Tipo de jogador que serve para compor mesa, mas que no final das contas, não será adversário para ganhar a partida. Este tipo de jogador pode aparecer em alguns estilos de jogos apenas, como por exemplo, jogos estilo econômico, leilão, etc.
Olha, eu me identifico com vários dessa lista!!!
Abraços!