Faço Ciência da Computação, esse evento ocorreu quando estava cursando aulas de IA (Inteligência Artificial).
Meu professor na época ficou muito empolgado e acabou explicando as dificuldades de ganhar-se de um campeão de GO, pois as possibilidades de movimento são MUITO maiores do que as do Xadrez.
No Xadrez estima-se que as quantidades de movimentos possíveis é de aproximadamente 1043, enquanto que no Go, em um tabuleiro 19x19, as possibilidades de movimentos são de aproximadamente 10172
Essa quantidade de movimentos torna impossível o cálculo da melhor jogada possível!
Passando muito por cima dos detalhes técnicos, a idéia então foi criar um algoritmo do qual a máquina possa realmente "aprender" a jogar o jogo ao invés de apenas armazenar dados com todas as jogadas possíveis, esse método se chama Machine Learning.
O resultado da partida entre o Alpha Go e o Campeão pode ser visto no documentário. O mais impressionante é que após as partidas o campeão Lee Sedol disse que o Alpha Go foi Criativo!
Existem grupos de pesquisa cujo objetivo principal é a criação de novos algoritmos de IA para jogos de tabuleiro =)