A Valsa, de Angelo Zoffoli
Rococo é um euro feito a seis mãos pelos alemães Matthias Cramer (autor de Lancaster e Glen More) e Louis & Stefan Malz (autores de Edo) e lindamente ilustrado por Michael Menzel, no qual os jogadores assumem o papel de Mestres-alfaiates franceses do século XVIII que devem não apenas criar trajes e vestidos para os convidados do baile da Corte do Rei Luís XV, mas também ajudar a organizar o evento, contratando músicos e financiando a queima de fogos.
O nome e o tema do jogo vêm do Período Rococó, ou Barroco Tardio (entre 1710 e 1780), um estilo artístico surgido na França durante o reinado de
Luis XV (que governou a França de 1715 até sua morte, em 1774) e que, posteriormente, difundiu-se por toda a Europa e suas colônias no Novo Mundo. O Rococó manifestou inicialmente na arquitetura e nas artes decorativas e ornamentais, mas acabou influenciando o design de móveis e objetos pessoais, a moda e as artes - como a escultura, a pintura e a música.
Musicalmente, o Rococó surgiu como uma reação ao Estilo Barroco em voga na época, ao buscar estruturas melódicas e harmônicas menos formais e grandiosas, e priorizando músicas com características mais graciosas e delicadas e menos profundas e austeras. Seus principais expoentes são os compositores franceses Jean-Philippe Rameu, François Couperin e Jean-Claude Daquin, mas o Rococó também fez sucesso em terras germânicas, onde seus principais nomes foram Carl Emanuel Bach e Johann Christian Bach, ambos filhos de Johan Sebastian Bach, um dos maiores nomes da música mundial.
JEAN-PHILIPPE RAMEAU (1683 - 1764)
Rameau foi um dos músicos e compositores franceses mais importantes, brilhantes e inovadores do século XVIII, sendo considerado o maior nome da ópera francesa e da música sinfônica de sua época. Dotado de técnica excepcional e conhecimento teórico musical ímpar, ele compôs óperas (às quais dedicou mais de 30 anos de sua carreira), peças para cravo, cantatas e motetos, e escreveu importantes obras de teoria musical, sendo o mais conhecido seu
Tratado de harmonia reduzida a seus princípios naturais, publicado em 1722. Nas décadas de 1740 e 1750 ele atuou como músico da Corte do Rei Luís XV, compondo obras que celebravam a vitória francesa na Batalha de Fontenoy, as bodas do Delfim com a Infanta Maria Teresa de Espanha, além de músicas para os bailes da Corte.
Para representar a vasta obra de Rameau, escolhi um álbum da orquestra
Le Concert des Nations, regida pelo maestro catalão Jordi Savall. O disco traz suítes instrumentais retiradas de quatro de suas mais importantes obras e representam muito bem sua genialidade, riqueza e visão criativa para a música sinfônica.
L'ORCHESTRE DE LOUIS XV - SUITES - Jordi Savall & Le Concert des Nations
https://open.spotify.com/album/1jstSqjS4CuyggOMqbvyUm
FRANÇOIS COUPERIN (1668 - 1733)
Couperin nasceu em uma proeminente família de músicos de Paris. Seu pai, Charles, com quem teve as primeiras lições de música, foi organista da Igreja de Saint-Gervais, em Paris - posição ocupada anteriormente por seu tio Louis, e que François viria a assumir posteriormente, aos 18 anos. Ele perdeu o pai muito cedo, com apenas 11 anos, e foi adotado por
Jacques-Denis Thomelin, organista da Capela Real da Corte do Rei Luís e da famosa Igreja de São Tiago em Paris. Em 1690 Couperin publicou sua coleção de missas para órgão (
Pièces d'orgue consistantes en deux messes) e, três anos depois, sucedeu Thomelin na Corte Real após sua morte. Seu novo trabalho lhe trouxe enorme prestígio e o pôs em contato com alguns dos maiores compositores da época.
Atuando também como organista da Saint-Gervais, Couperin escreveu nos vinte anos seguintes diversas músicas de câmera, 230 obras para cravo (reunidas em quatro volumes,
Pièces de clavecin), sonatas em trio e manuais para cravistas, como
L'art de toucher le clavecin. Em 1717 foi nomeado
ordinaire de la musique de la chambre du roi pour le clavecin, um dos cargos mais altos para um músico da Corte Real. Couperin ocupou a posição de cravista da corte até 1730, quando foi sucedido por sua filha mais velha,
Margueritte-Antoinette, que também era professora de música das filhas do Rei Luís XV.
Considerado um compositor excepcional e elogiado por Bach (com quem trocou diversas cartas), sua obra influenciou músicos como Brahms, Richard Strauss e Ravel.
THE COUPERIN ALBUM - The Aulos Ensemble
https://open.spotify.com/album/1hNPcyq4JNh6BPrtl2jamc
LOUIS-CLAUDE DAQUIN (1694 - 1772)
Nascido em Paris, Daquin foi um excepcional cravista e organista. Prodígio musical desde criança, apresentou-se na corte do Rei Luís XIV aos seis anos de idade, compôs sua primeira obra (o coral
Beatus Vir) aos oito e, aos doze anos, tornou-se organista da Sainte-Chapelle, assumindo vários postos em importantes igrejas da capital francesa. Em 1739 foi nomeado organista da Capela Real de Luís XV e veio a suceder
Calvière como organista titular da Catedral de Notre Dame em 1755. Daquin foi um compositor prolífico, e dentre suas obras estão quatro suítes para cravo, uma coleção de cantigas de Natal publicada em 1757 (
Noveau livre de Noël), uma cantata e várias obras sacras, como duas missas, um
Te Deum e um
Miserere.
O álbum escolhido traz a íntegra de suas quatro magníficas Suítes para Cravo, executadas pela cravista francesa Anne Robert em um instrumento original do século XVIII.
PREMIER LIVRE DE PIÈCES DE CLAVECIN - Anne Robert
https://open.spotify.com/album/3DS1W6XSCAsiRuztSChMcF
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