Eu adoro Troyes! É um jogo sensacional com uma mecânica que até hoje me parece original e pouco usada. Desde que joguei Troyes pela primeira vez e decidi comprá-lo, tudo o que eu ouvia era sobre o quão maravilhosa era a expansão Ladies of Troyes e o quanto ela elevava o jogo a outro nível. Parecia que era a melhor invenção da humanidade desde o papel higiênico. Então vocês imaginam o tamanho da minha decepção ao perceber que eu poderia ter 80% da experiência do Ladies of Troyes simplesmente comprando 4 dados roxos no armarinho mais perto de casa.
Para quem não conhece, Troyes é um jogo de alocação de trabalhadores/dados mas que faz isso de uma maneira diferente. Os espaços de alocação são definidos por cartas, que variam a cada jogo, onde você coloca um trabalhador seu para fazer uma ação junto com 1 a 3 dados para definir a intensidade da ação que está fazendo. Esta mecânica, por si só já é uma variação bacana da alocação de dado e é algo que veio fazer sucesso de novo em Rajas of the Ganjes que é um lançamento do casal Brandt que está tendo bastante hype(na minha opinião, justificada) atualmente.
Mas uma coisa bem bacana de Troyes é o fato de que o seu dado, não é exclusivamente seu. Eles representam trabalhadores especializados (Civis, Militares e Religiosos, definidos pelas cores branco, vermelho e amarelo respectivamente) e podem ser contratados pagando o preço ao outro jogador. Ou seja, você pode jogar usando os seus dados ou os dados dos adversários, desde que pague a eles por isso. E isso é brilhante, pois adiciona a variável timing de uma maneira diferente a alocação de trabalhadores. As vezes você quer ir primeiro num lugar, mas está mais preocupado em utilizar seus dados 6 antes que alguém chegue e compre ele de você. E esse mecanismo de um misto de contratação de dados com feeling de Take That faz do jogo divertido.
Eu sei que tecnicamente não é exatamente um Take That pois você recebe dinheiro, que é um recurso escasso no jogo, mas quando roubam (sim, a sensação é de roubo!) seus dados bons, as vezes por míseros trocados, você tem vontade de xingar a oitava geração do desgraçado que fez isso. Mas ao mesmo tempo, isso lhe dá mais variedade de opções, pois você não depende exclusivamente dos dados que tem ou dos números que rolou.
Mas voltemos a expansão Ladies of Troyes.
A expansão vem com 5 módulos que podem ser jogados juntos ou separados.
Os 3 primeiros módulos são “apenas”, mais cartas. Digo “apenas” por que isso, embora não seja essencial é bom. Ter mais cartas de atividade (espaço de alocação) e de eventos significa mais variedade e mais rejogabilidade, mas não adicionam nada de diferente ou incrementam o jogo atual. Já o módulo de mais cartas de objetivo para mim oferecem um pouco mais, pois agora não fica tão óbvio quais objetivos estão no jogo e quais estão fora. Antes, eram 6 objetivos e entravam até 4 em jogo. Era um secreto que meio que dava para saber quais estavam e quais não estavam no jogo. E comos todos jogadores pontuam por todos os objetivos que estão no jogo, não havia muita surpresa aí. Agora passam a ser 9 objetivos, que o jogo sugere que você jogue com 2 por jogador, mas eu mesmo, prefiro jogar com apenas 1 por e manter o mistério. Desta forma, em um jogo de 4 jogadores, teremos 5, e não apenas 1 objetivo fora. Assim, fica secreto mesmo, e há vantagem real em ter um objetivo que você tem certeza que saiu para o jogo atual.

Exemplo de novos objetivos de fim de jogo - foto BGG
Um outro módulo são os espaços externos a Fortaleza. Neste módulo você escolhe 4 tiles para serem colocados em pontos em volta da fortaleza do tabuleiro. Você passa então a poder utilizar um dado para andar pelas torres do castelo e sempre que chegar ou ultrapassar um destes tiles, você passa a ficar apto a utilizar aquele local para alocar seus dados, sem precisar utilizar trabalhadores. Seria tudo muito legal se não fosse o fato de ser inútil.
Eu não sei se alguém aqui já teve uma experiência diferente da minha, mas nas 5 partidas com meu grupo, simplesmente custava muito caro utilizar dados para andar pelas torres para depois, talvez, se eu quiser, gastar mais um dado para fazer uma ação que nem tão boa era assim. Era muito mais vantagem, simplesmente gastar os dados fazendo, mais de uma vez, as ações normais que o tabuleiro base lhe proporcionam. E depois de, em 2 jogos, onde eu me aventurarei pelos tiles novos para testar esta estratégia, simplesmente ninguém mais o utiliza. Ainda os colocamos em jogo, mas mesmo em grupos diferentes, ninguém de fato parece estar disposto a utilizá-los e vira apenas tiles decorativo que ocupam mais espaço na caixa e na mesa.
Por último, e aí sim, bem bacana, são os dados roxos. Eles não são nada demais, mas dão um sabor diferente ao jogo. Os dados roxos são coringas. Você pode utilizá-lo sozinho ou junto com outros dados em ações Civis, quanto Militares ou Religiosas. E eles também tem outro poder, não podem ser comprados por outros jogadores. E embora a regra de comprar valha para todos, eu acho que ele fornece um certo equilíbrio de garantir pelo menos algo seu como de fato seu.
4 Tiles são adicionados para que você possa fazer ações extras
E é justamente a adição dos dados roxos que mais altera ou acrescenta no jogo. Mas vamos combinar, para uma expansão que é vendida por aí próximos dos 200 reais, você espera mais do que 4 dados roxos não é mesmo?
Por isso minha dica para quem curte bastante Troyes é, se você viajar para fora ou tiver um parente viajando e tiver a oportunidade de comprar a expansão pagando o equivalente a 70/80 reais, eu digo que valhe a pena sim. A variedade de cartas adiciona uma imprevisibilidade maior que melhora sim o jogo na minha opinião, além da inclusão do dado roxo.
Agora, se comprar o jogo lá fora não faz parte da sua realidade, seja feliz comprando 4 dados roxos na loja da esquina e baixando o manual da internet para ver como utilizá-los. Ou se não quiser, nem precisa disto, utilize um dado azul, verde, preto ou de outra cor qualquer de outro jogo que você tenha, pois não há dado no mundo que valha o preço de um outro jogo novo. E se quiser muito uma expansão bacana pra um jogo dos seus favoritos, dê uma olhada na Trade & Intrigue do Orleans que andava bem barata na Miniature Market, mas isso já é assunto pra outro post.
******************
Curtiu o canal? Inscreva-se aqui e siga-nos também no instagram @
redmeepleblog