Olá pessoal,
Hoje vamos para o Reino de Ooo para ajudar o Finn a salvar a Princesa Jujuba do Lich. Ou se preferir, para ver o encontro de Jake com sua namorada Lady Rainicorn. Ou se você for um pouco malvado, ainda pode ajudar o Rei Gelado a capturar a Princesa Café da Manhã e a Princesa Cachorro Quente!
1. Por que eu tenho o jogo?
Sempre achei a proposta da série
Fluxx muito interessante. E dentre diversas opções disponíveis, o tema que mais me agradou foi o do
Adventure Time.
2. Como funciona?
A explicação a seguir serve para basicamente qualquer jogo da série, vista a similaridade entre as versões. No entanto, vou focar apenas na explicação dessa versão e não farei comparativos com o jogo original.
No início do jogo, cada jogador tem três cartas na mão e apenas uma regra: Compre uma carta, jogue uma carta. No começo do jogo não há um objetivo de vitória. Ele será jogado (e substituído várias vezes) ao longo da partida pelos jogadores. Se no fim do turno de qualquer jogador, você estiver cumprindo o objetivo atual, você ganha o jogo.
Para que entendam melhor, vou explicar cada um dos tipos de carta:
Rule (Regra)
Quando você joga uma carta de regra, ela passa a vigorar imediatamente em adição às regras já existentes na mesa. Se a regra for explicitamente contraditória a uma das regras existentes, descarte a regra anterior e mantenha a atual.
A primeira carta muda a regra para que sejam jogadas 3 cartas por turno, a segunda obriga os jogadores a jogarem todas as cartas que tiverem na mão. Se uma dessas duas regras estiver em jogo e outra for jogada, a anterior é descartada, pois elas são contraditórias entre si. A última regra limita o número de keepers que cada jogador pode ter.
Action (Ação)
Cartas de ação são de uso único e, após jogadas, são descartadas. As cartas de ação tem diversos efeitos e ajudar a gerar o caos no jogo.
No desenho, todo mundo fica feliz quando o James Baxter aparece, mas no jogo, alguns podem ficar muito bravos.
Surprise (Surpresa)
As cartas de surpresa, assim como as ações, são de uso único e tem efeitos variados. No entanto, elas são o único tipo de carta que podem ser usadas a qualquer momento, mesmo no turno de outro jogador. Normalmente, são jogadas em resposta a alguma carta jogada por um oponente.
As surpresas, assim como as regras, são cartas genéricas e não apresentam nenhum dos personagens da série. Note que as surpresas tem efeitos diferentes se jogadas no seu turno ou no turno de outro jogador.
Keeper
Ao jogar uma carta de Keeper, ela fica permanentemente em sua área de jogo. A maioria dos objetivos exige que você tenha uma coleção específica de Keepers. Normalmente, os Keepers têm habilidades que te ajudam durante o jogo. No entanto, há algumas regras que restringem a quantidade de Keepers que cada jogador pode manter.
Nem o jogo considera o Rei Gelado um grande perigo. Então, ele é um Keeper e não um Creeper.
Creeper
Ao contrário dos Keepers, Creepers normalmente vão te atrapalhar e te impedir de vencer o jogo. Sempre que comprar uma carta de Creeper, você deve colocá-la imediatamente em sua área de jogo.
A menos que um objetivo diga explicitamente o contrário, você não pode vencer o jogo enquanto tiver Creepers em sua área de jogo.
Alguns dos vilões do Reino de Ooo
Goal (Objetivo)
Quando você joga uma carta de objetivo, ela passa a ser a condição de vitória atual para todos os jogadores. Ou seja, se houvesse uma outra carta de objetivo em jogo, você a descarta e coloca a carta recém jogada em seu lugar. Se no fim do turno de qualquer jogador, um jogador atender ao objetivo atual, aquele jogador é o vencedor.
Alguns dos inúmeros objetivos do jogo. Todos eles têm total sentido com a história da série
3. Considerações Finais
Adventure Time Fluxx é um jogo onde o caos reina e não há nada que você possa fazer para controlá-lo. Keepers e Creepers mudam de dono frequentemente e os objetivos são substituídos a todo instante, pois há muitos deles e você tem começar do zero inúmeras vezes.
Gostei muito de como o tema foi colocado no jogo e, para quem é fã da série, as habilidades dos personagens e os objetivos fazem bastante sentido. As cartas de regras, ação e surpresa são genéricas, mas não tem muito como fugir disso.
Um ponto negativo é referente à duração do jogo. Ele pode durar cinco minutos, mas também pode passar de trinta, o que é muito para um jogo tão leve. Sendo assim, pode ser que ao acabar uma partida, você deseje jogar outra imediatamente ou tenha vontade de jogá-lo no lixo.
Por fim, acredito que ter apenas um jogo da série
Fluxx basta, não pretendo adquirir outras versões. Se você gostou da mecânica mas não gosta de
Adventure Time, pode escolher uma das
inúmeras versões disponíveis.