Legal o teu relato! Joguei o Twilight Imperium 4th edi quatro vezes já e o TI3 outras muitas vezes. Meus dois cents aqui:
1) Discordo que não há "diferença relevante de desempenho entre 2 jogadores" com muita diferença de experiência. O que existe é uma proximidade aparente. No final, o jogo pode acabar, sei lá, 10-8-8-7, com o novato conseguindo fazer seus oito pontos. Mas dois pontos em TI4 é um abismo, e as pessoas mais veteranas jogam normalmente para fechar o jogo "na conta", às vezes atrasando um turno para dar o pulo do gato. no final. Aí dá a impressão que o jogo foi perto. Se você, ao invés de contar pontos, pensar em termos de "% de chance de vitória no turno 6", aí a diferença é grande. E há um fator psicológico também: outros jogadores tendem a "marcar" o veteranos e evitar trucidar o novato, pra que ele volte outras vezes. 
Isto posto, o legal do TI4 é que há, mesmo pro novato, algum senso de "consegui fazer coisas". Há alguns jogos (inclusive euros) bem brutais nesse sentido. A primeira partida de Agrícola ou Age of Steam, ou Through the Ages, pra um novato... Você tá mal e mal tentando sobreviver.
2) Não acho que os números pares (4, 6) sejam melhores. O ideal é cinco ou seis mesmo. Quer dizer, se você gosta da parte diplomática e de guerra da coisa. Em quatro há bastante espaço, então dá pra você fazer vários objetivos sem importunar os outros. Você pode passar o jogo só com uma aliança de não-agressão, e tá de boa. Ainda há o lance de ter sempre dois papéis. Com todos os papéis rolando na mesa há mais previsibilidade, mas menos chances de jogadas engenhosas de deixar uma tecnologia de fora ou forçar o jogador X a pegar Imperial pra evitar que o outro pule na frente e tal.
Apesar de o mapa em 5 parecer "estranho". se os planetas forem bem colocados, continua havendo equilíbrio. Inclusive os mapas recomendados são bem equilibrados. Na minha partida, eu tava na posição "ensinucada", a mais próxima dos vizinhos, e fiquei com 9 pontos, não ganhei por um detalhe. O vencedor foi justamente meu vizinho. Na outra partida em 5 foi quase a mesma coisa.
3) Nunca tive partida de 10 horas (ou algo próximo a isso). No Ti4, inclusive, só uma vez durou 7 horas (no caso do TI4, sempre jogando em 4 ou 5 jogadores). Se você não tiver dúvidas em regras (na minha última partida eu parei pra olhar o manual uma vez), se preparar a caixa de uma forma que o setup seja rápido, e ser meio "bedel" dos jogadores (avisando "ó, não pode ficar mais de 10 minutos tentando negociar uma promissória"), na boa, não tem como o jogo levar tanto tempo assim, já que leva normalmente seis ou sete rodadas com jogadores experientes.
Eu acho esse tipo de relato, de que o jogo dura um dia, meio desanimador pra quem nunca jogou. O jogo é perfeitamente jogável em 6 horas -- por exemplo, em 4 jogadores (número que pra mim não é ideal, mas é o melhor pra quem tá aprendendo). Quem estiver em SP e quiser jogar em menos tempo, só avisar. 
4) Por último, isso aqui: "Não é um euro que derrete o cérebro enquanto você tenta esmiuçar 2 pontos de vitória de um cubinho sobrando no seu playerboard. É um jogo interativo, estratégico sim, mas também leve de jogabilidade."
Não é bem isso. A decisão da ordem de tecnologias pode fazer diferença entre você ganhar ou não o jogo. O trade good mal gasto ali (o equivalente a "um cubinho sobrando") poderia ter dado dois pontos de vitória que ninguém mais conseguiria. Esquecer de levar uma infantaria a mais em um planeta pode ser a diferença entre ganhar e perder o jogo, por não descer no sistema seguinte. Dá pra jogar de maneira mais "desleixada", sem dúvida, que um euro pesado. E as action cards e os dados dão a impressão de que a margem de erro e aleatoriedade é maior. Mas é justamente a preocupação com os detalhes, que derretem o cérebro, que vão fazer a diferença no final, acho.
Agora uma pergunta: em termos de raças, já viu alguma dominante? Quais venceram nos seus jogos?
Valeu!