Por Joel Hansen
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1331770/simple-rules-social-challenge-intriguing-game
Será que você gosta ou gostará deste jogo? Eu não sei, mas posso dizer-lhe o que funcionou e o que não funcionou para meu grupo.
O jogo é apertado. As regras são simples, e permite que o jogo chegue à mesa rapidamente e repetidamente. Cada jogo termina com uma grande conversa sobre a história da partida.
Comentários do meu grupo:
"Ah, se tivesse havido mais uma loja em minha mão na terceira rodada!"
"Como você conseguiu ficar com muitas tabernas?"
"Eu só acho que as tabernas são o único caminho a percorrer."
"Oh, eu não vejo como alguém iria ganhar sem parques."
"Por que eu iria querer mexer com qualquer parque?"
"Mas as casas estão claramente dominando."
"Eu ganhei sem quaisquer casas."
Ele é ótimo para jogar uma nova partida e, em seguida, ouvir todos partilhar a sua própria aventura e pensamentos.
As coisas que nós amamos:
Parece que a pontuação é muito bem feita para criar uma tensão ao projetar cidades. No primeiro turno, você realmente pode ter um monte de caminhos com sua cidade.
As interações entre os jogadores foram fantásticas. Foi divertido ouvir os jogadores ensinando uns aos outros e equilibrando os diferentes objetivos.
Seleção de cartas semi cooperativo é realmente intrigante.
Trabalhar com os seus vizinhos para construir a sua cidade compartilhada sem ajudá-los muito em sua outra cidade é fascinante.
O jogo foi curto o suficiente para que a aleatoriedade não seja esmagadora. As telhas que você compra na segunda rodada e são reveladas no final da terceira rodada pode ser comemorado ou lamentado, mas é um jogo de vinte minutos. Então você pontua, sofre gozação de 30 segundos de seu grupo se não ganhou, embaralha a disposição das telhas, acena aos seus novos vizinhos, mistura as peças de volta na bolsa, e dá outra chance.
Aqui, não há simplesmente nenhuma maneira de jogar sem o diálogo social. E isso é realmente interessante. Eu realmente gosto da tensão de tentar conversar com duas pessoas ao mesmo tempo. Com número ímpar de jogadores, você não pode simplesmente emparelhar-se e depois mudar.
Coisas que questionamos:
O aspecto de equipe força as pessoas a trabalharem e falarem sobre as coisas juntas. Parece que algumas pessoas são resistentes aos diálogos, e outras ficam ofendidas quando "ajudamos" mais uma outra pessoa. Se você não gosta de acatar decisões, então este jogo pode ser difícil para você, dependendo de quem está sentado ao seu lado. Mas, definitivamente, este jogo se enquadra na categoria de "experiência social".
Gostaríamos de saber a rejogabilidade de Between Two Cities com um grupo de jogadores que preferem jogos de alta complexidade.
Mas, eu estou animado para jogar com a minha família que preferem jogos mais leves, como
Ticket To Ride.
Between Two Cities me pareceu ser da categoria de jogos que um jogador experiente pode jogar com não-jogadores e ainda se divertir. Se eu adicionar o fato de que sua duração é curta, cabe um monte de jogadores na mesma partida e eu posso ensiná-lo muito rapidamente, este jogo definitivamente tem um lugar na minha estante.