Lpporto::RenatoC::Lpporto::RenatoC::Lpporto::E2EK1EL::RenatoC::huE2EK1EL::Aproveitando, já jogou The Golden Ages, e se sim, o que achou?
Na minha humilde opinião, é o melhor civ de duas horas que já tive a oportunidade de jogar. Todos sabem que um Civ de duas horas é uma espécie de cálice sagrado no nosso hobby.
Joguei com vários fãs do Civ para PC e o Golden ages virou um dos nossos jogos favoritos.
O jogo é bem abstrato quando comparado a Civs mais completos, mas o tema é bem amarrado. Está tudo lá: líderes com poderes assimétricos, combates, tech tree, construções, maravilhas, mapa que muda a cada partida, objetivos etc.
Recomendo!
Eu joguei também e achei um jogão. Só queria saber se o OP já tinha jogado
Tem uma breve analise aqui:
https://www.ludopedia.com.br/topico/16685/analise-the-golden-ages
Procurei mais sobre o jogo, vi o vídeo do Rahdo e curti oq vi. Peguei ele com expansão na Miniature Market e agora é esperar pra testar
Como nunca joguei com a expansão, recomendo jogar o Golden ages normal primeiro. Pelo que li, a expansão acrescenta uma hora ao tempo de jogatina, o que tira uma das principais vantagens do jogo, que é a curta duração.
Entendi. Mas acho q isso é pelo 5o jogador não? Se jogar com 4, havia entendido q era apenas mais opções de cartas e líderes
Acho que não é só pelo quinto jogador. É que agora tem mais um elemento no jogo (religião) e tb uma nova fase para determinar a iniciativa no início de uma nova era. Muita gente reclamou disso no bgg, dizendo que o jogo continuava o mesmo, mas mais arrastado. De qualquer maneira, até pegaria a expansão pra dar uma variada com as novas cartas, o problema é que a minha versão é da Quined Games e não é compatível com a expansão.
Eu peguei a versão antiga q estava no Clearence da Miniature Market. A da Quined q me pareceu ser do mesmo artista de Bruxelles. achei q por dentro seriam até iguais já q essas versões da Quined costumam mudar só a caixa pra ficar com carta de livro
Então, na época, isso foi muito criticado. A outra editora, e a única a lançar a expansão até aqui, lançou a expansão com componentes diferentes (peças de madeira e tb as cartas) da versão da Quined. As cartas, por exemplo, são bem maiores e não é possível embaralhar com as cartas da Quined. A arte é do mesmo artista. Alguns reclamaram inclusive que o aumento do tamanho das cartas não foi feito com um arquivo maior e por isso as imagens pioraram.