@Ulissesvb, @Bioamn e @RenatoC
Joguei ontem minha primeira partida de Clash of Culture. Tive o prazer ou a sorte de já conhecer o jogo com a expansão Civilization que é meio rara e achei o jogo sensacional.
Achei os elementos bem parecidos com o Civilization 2010 e ainda não sei qual dos 2 gosto mais. Preciso jogar Clash mais vezes.
O que gostei mais no Clash foi a questão de diferentes unidades militares no mapa com poderes diferentes. Joguei quase meu jogo inteiro produzindo só Elefante por exemplo, embora saiba que isso é um ítem da expansão. A questão dos objetivos, com 2 opçoes tb achei bacana, bem como as cartas de ação e eventos. Achei o Clash muito mais ágil e com menos downtime que o Civ 2010 e, como eu acho que foi o Bioamn que falou, tem tudo lá, líderes, maravilhas, tech tree etc. O jogo pra 4 pessoas, sendo eu um novato, durou algo entre 4h30 e 5hs e foi muito mais simples de explicá-lo.
O que achei que ele perde pro Civ foi que achei a assimetria bem pouca (e no caso do jogo base nem há, pelo que percebi), os líderes são pouco úteis, maravilhas, pelo menos no meu jogo não fizeram diferença pois eram muito caras e o avanço tecnológico muito pequeno.
Por isso, de todos os jogos de Civ, acho o Through the Ages ainda imbatível. O jogo é jogado de FATO em várias eras, onde as tecnologias, táticas, prédios, tudo avança bastante, as maravilhas tem uma função muito mais relevante no jogo e até o conceito militar que é abstrato eu acho bacana. Mas entendo quem goste de ver Civ com exploração 4x mesmo.
Quando tiver jogado ele mais vezes, e talvez o Golden Ages que está na lista também, eu faça um texto sobre isso.