Malditos sejam!
Robinson Crusoe já é considerado um clássico e eu ainda não tinha jogado. Mas isso mudou hoje! Jogamos o primeiro cenário e assim pude ter minhas impressões iniciais do jogo, que transmito aqui.
Sempre ouvi falar muito bem do RC, então a expectativa já era alta. Ao fazer o setup, percebemos que estava faltando um tile/tabuleiro individual do Explorador. Ainda tinha os adesivos pra colar e separar algumas coisas. Já entrei em contato com a Conclave pedindo a reposição da peça, espero que seja resolvido em breve.
Não cheguei a ler as regras, fui ensinado a jogar, e pareceu ter um monte de coisinhas e detalhes. O jogo realmente tem um monte de partes diferentes, cada uma com suas especificidades, mas no decorrer da partida é algo que flui bem, sem ficar travado. Gostei de como as regras se relacionam bem com o tema, são muito bem integradas.
As ações dão uma sensação de que aquilo realmente está sendo feito. A exploração faz abrir um tile de mapa, a construção faz um item, caçar dá comida e peles, ou seja, as coisas são bem diferentes e bem úteis no jogo. Gostei também do esquema dos dados e cartas. Se for só com um peão fazer a ação, é necessário rolar os dados, e talvez não seja bem sucedido na empreitada. Se for com dois peões, o sucesso é garantido. Isso faz que o jogador tenha uma escolha interessante. Se ele deixar pra garantir sempre, vai acabar arrastando seu jogo demais, então volta e meia é necessário arriscar, principalmente porque tem os eventos que vão ferrando o cara, e é preciso espalhar os peões pra fazer várias coisas.

O clima exerce bastante influência no jogo, e tem que estar sempre ligado no que pode acontecer, tentando já fazer um upgrade na cabana e no teto pra garantir que não aconteçam muitos problemas. A arma também é importante, pois é com ela que se caça. Ou seja tem que estar de olho em tudo no jogo!
Não curti muito o esquema das Invenções (acho que era esse o nome, as cartas que ficam abertas para serem construídas), porque mesmo que não se saiba por qual motivo fazer alguma coisa, é bom fazer tudo que der pra fazer, pois alguma hora vai aparecer algo que pede aquele item. Como por exemplo, matar uma onça e precisar da Cura! Mas isso foi uma coisa bem superficial que eu não curti muito, nada que prejudique o jogo.
Não gostei de diversos aspectos do design gráfico do jogo.As cartas tem a fonte beeeem pequena, e alguns ícones também. Lembro que uma carta precisava de dois peões pra fazer alguma coisa, e ao invés de ter dois ícones de pessoa, como nos outros lugares, tinha um número 2 muito pequeno do lado do ícone. As fichas de motivação (não lembro se era esse o nome) aparecem no tabuleiro, nas cartas e nas ações dos personagens de um jeito e as fichas mesmo são bem diferentes!
Como não tínhamos o Explorador, jogamos com o Carpinteiro, Soldado e Cozinheiro. A partida foi beeeeem apertada, difícil, mas conseguimos vencer 2 turnos antes do final. Mas o final foi tenso, achamos que havíamos perdido, mas só nos salvamos porque tínhamos melhorado o teto do acampamento, e sobrou comida. Dois jogadores terminaram só com 1 de vida!
Gostei bastante, é um cooperativo bem interessante, espero agora jogar em breve as outras aventuras pra ver a influência nas mudanças nas regras e objetivos, que parecem ser um dos pontos altos do jogo.
-------ATUALIZAÇÃO-------
Entrei em contato com o SAC da Conclave, pedi a reposição e prontamente foi enviada e já chegou.