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  3. O Hobbit: o Jogo de Cartas
  4. The Hobbit Card Game - resenha

The Hobbit Card Game - resenha

O Hobbit: o Jogo de Cartas
  • avatar
    tiagovip09/01/18 13:06
    avatar
    tiagovip
    09/01/18 13:06
    415 mensagens MD

    https://cf.geekdo-images.com/images/pic1419098.png

    Imagem por W Eric Martin


    O básico das regras:

    A história já é conhecida: um grupo de anões, liderados por Thorin Escudo de Carvalho, com a ajuda de Gandalf, um mago viajante, e de Bilbo, um hobbit do Bolsão, querem ir até a Montanha Solitária, dominada pelo dragão Smaug, de forma a reaver a fortuna dos anões, particularmente o Coração da Montanha, a Pedra Arken. O caminho é apinhado de aventuras, envolvendo Trolls, aranhas, elfos, orcs entre outras criaturas e situações.

    Muito bem, agora esqueça tudo isso, porque o jogo não usa realmente o tema.

    O jogo funciona da seguinte forma: há dois times - o dos heróis, com o Thorin, o Gandalf e o Bilbo; e o dos vilões, com o Smaug e o Bolg. Em quatro pessoas, somente o Smaug entra em cena. Cada participante recebe uma mão de cartas, sendo que os vilões recebem cartas extras e, antes da rodada começar, escolhem cartas para descartar, assim terão, em tese, as mãos mais fortes, o que compensará o fato de serem em 1 contra 3 ou 2 contra 3.

    As cartas têm 5 naipes de cores - verde, vermelho, azul, amarelo e roxo. Quem abre o truque (o grupo de cartas do turno), que de começo é o Thorin e depois é quem venceu o truque anterior, escolhe uma cor e os demais, se tiverem da cor em mãos, devem segui-la; quem não tiver da cor, podem usar a que quiserem. Vence o truque quem colocou a carta de maior número da cor - outras cores não contam para vencer o truque, exceto a roxa, esta cor sempre vence o truque de outras cores e só perdem para cartas roxas de número maior.

    As cartas, não todas, mas várias, têm um de três símbolos: uma estrela, um capacete ou um cachimbo. A estrela cura 1 ponto de dano aos heróis, ou causa 1 ponto de dano aos vilões. O capacete cura 1 ponto de dano aos vilões, e causa 1 ponto de dano aos heróis. O capacete permite que, na segunda rodada, o jogador compre 1 carta a mais por cachimbo que tiver (isto ajuda somente na quantidade de opções inicial, pois o jogador ainda terá que descartar até o número de cartas em mãos igual ao dos demais).

    Ademais, cada personagem tem um poder: o Gandalf e o Smaug, quando ganham o truque, podem dar as cartas do truque que quiserem para quem quiserem, limitado a uma por jogador; o Bilbo tem que dar uma carta para si e outra para outro jogador; o Bolg dá uma das cartas do truque para alguém, que pode ser a si; e o Thorin dá as cartas do truque de forma aleatória, uma para cada jogador, incluindo a si. O jogo pode durar 2 rodadas e o objetivo dos heróis é ficar vivo em número igual ao de vilões +1. O objetivo dos vilões é eliminar os heróis. Cada personagem morre se tiver 2 de dano ao final da rodada.


    https://cf.geekdo-images.com/images/pic1461751_md.jpg

    Imagem por Doerk


    A dinâmica do jogo:

    A partir da terceira partida, a terceira vencida pelos vilões, os problemas do jogo ficaram mais claros. Primeiro: as cartas roxas são poderosas demais. Isso vale independente do lado (herói ou vilão), então quem pega mais delas durante a rodada, provavelmente será o lado vencedor. Isso mostra, para mim, que o jogo carece de duas coisas importantes em jogos de truque: a) o equilíbrio entre as cartas que fazem o trump. Usualmente as cartas que fazem o trump podem ser derrubadas por cartas de outros naipes/cores em outras situações (por exemplo: amarelo vence azul que vence vermelho que vence amarelo), ou se se não são afetadas por outras cartas, elas exigem uma sequência mais complicada (por exemplo, no Tichu, uma bomba dificilmente é superada por outra, então uma delas normalmente vence o que for, mas uma bomba é bem difícil de ser feita). No The Hobbit Card Game as cartas roxas só é vencida por outra carta roxa de maior número, então quase como as bombas do Tichu, só que a única coisa que se precisa para ela é pegá-la da distribuição das cartas. Uma carta 12 roxa é imbatível - nada no jogo pode vencê-la. Basta ganhá-la na distribuição e você tem uma rodada garantida. Mas nem precisa ser a 12, pois agora vem o segundo problema: b) nem todas as cartas entram na rodada.

    Isso é um desastre e joga para fora qualquer chance de criar alguma tática, pois não é possível contar cartas, nem saber o que pode ou não estar nas mãos dos outros jogadores. Ou seja, quem abre o truque tem informações mínimas, então qualquer escolha tem importância mínima também. Como não é possível saber o que está em jogo, qualquer chance de efetiva colaboração entre os lados torna-se incidental mais do que proposital.

    Por exemplo: num jogo com todas as cartas, se no truque anterior eu, como Bilbo, vi que o Gandalf, na primeira mão de azul, jogou uma carta de valor alto da cor, eu poderia assumir que ele não tem mais azuis, mas os outros sim, já que há 12 cartas azuis em jogo e somente 4 apareceram e uma pessoa (o Gandalf), não deve ter outras; portanto há mais 8 azuis espalhadas entre 3 pessoas, se eu tenho 3 delas, haverá 5 para duas pessoas. A partir disso eu posso avaliar se mais vale tornar uma carta azul, deixando o Gandalf livre para se livrar de cartas "ruins" ou vencer a mão com uma roxa de valor baixo (já que ele, em média, deve ter 3 roxas nas mãos), ou mudar de cor. Tudo isso só pode ser pensado num jogo com todas as cartas em jogo (ao estilo Tichu ou Plague).

    No The Hobbit Card Game o Wallace adiciou ainda mais sorte num jogo que já teria isto em certa monta de qualquer maneira. Se isso não fosse suficiente para prejudicar a jogabilidade (e é), a habilidade escolhida para o Thorin beira o desastre: se ele vence a mão, distribui todas as cartas do truque, uma para cada jogador, de forma aleatória. Então esqueça aquilo que, em tese, deveria ser 3 (Thorin, Gandalf e Bilbo) contra 1 (Smaug), ou 3 (Thorin, Gandalf e Bilbo) contra 2 (Smaug e Bolg). O certo é 2 (Gandalf e Bilbo) contra 1 ou 2, sendo o Thorin nada mais do que caos e sorte no jogo.


    https://cf.geekdo-images.com/images/pic1459470_md.jpg

    Imagem por dinaddan


    A avaliação:

    Na hora eu não cheguei a contar, mas parecia-me que há mais cartas de capacete (dano aos heróis) do que estrelas (dano aos vilões), o Thorin, neste caso, torna-se mais vilão do que herói quando ganha o truque. E ele ganhar o truque nem sempre é algo que o jogador controlando-o possa evitar (em nossa terceira partida, o Thorin saiu com várias cartas roxas e foi ele, sem querer, que causou a derrota dos heróis). Assim, depois, eu contei:

    Verde
    3 capacetes (2, 7 e 10)
    3 neutras (1, 4 e 11)
    2 cachimbos (5 e 8)
    4 estrelas (3, 6, 9 e 12)

    Vermelhas
    9 capacetes (1, 3, 5, 6, 7, 9, 10, 11 e 12)
    2 cachimbos (4 e 8)
    1 estrela (2)

    Azuis
    6 capacetes (3, 6, 8, 9, 10 e 12)
    1 neutra (2)
    2 cachimbos (5 e 11)
    3 estrelas (1, 4 e 7)

    Amarelas
    3 capacetes (3, 6 e 9)
    2 neutras (2 e 8)
    3 cachimbos (1, 5 e 12)
    4 estrelas (4, 7, 10 e 11)

    Roxas
    1 capacete (8)
    7 neutras (1, 4, 5, 7, 9, 11 e 12)
    1 cachimbo (2)
    3 estrelas (3, 6 e 10)

    Dessa forma os totais são:

    Total de cartas: 60
    Total de Capacetes: 22
    Total de neutras: 13
    Total de cachimbos: 10
    Total de estrelas: 15

    Portanto existem quase 50% a mais de cartas de capacete (dano aos heróis), o que faz sentido considerando os objetivos do jogo (sobreviver para os heróis; eliminar os heróis, para os vilões). O efeito colateral dessa diferença é que o Thorin torna-se basicamente com um "traidor" e, com isto, os heróis têm, aparentemente, pouca chance de vencer, mesmo quando estão no 3 contra 1 (o cenário mais favorável aos heróis). Das quatro partidas que jogamos, todas foram vencidas pelos vilões. Os heróis, para vencer, precisam contar ainda mais com a sorte.

    Para mim, pareceu o desenho extremamente infeliz do Martin Wallace, bem daquele do tipo que é feito só para ganhar um dinheiro em cima de uma licença em alta por causa do filme. Feio, Wallace, muito feio. Só não é mais feio porque a partida é de uma ligeireza de quase não deixar recordação (particularmente positiva, fora a arte do Ted Nasmith, que é fabulosa, mas boa parte da arte é reaproveitada de obras anteriores dele), e porque o jogo é barato.

    Resumo:

    Prós
    - Preço. Na edição estrangeira, sai por US$ 9,95 e na edição brasileira, lançada pela Devir, sai por R$ 26,00;
    - Regras simples e fáceis de ensinar;
    - Edição em português - o que facilita ainda mais a introdução do jogo em qualquer grupo;
    - A arte do Ted Nasmith;
    - Jogo portátil, que quase cabe literalmente no bolso;
    - Partidas rápidas - usualmente em 15 minutos.

    Neutros
    - Quase ausência de tema efetivo. O tema está presente na arte e na divisão dos "times", onde os personagens "bons" cooperaram e o "maus" estão ali mais para causar dano do que para ajudarem-se.

    Contras
    - Regras fracas que proporcionam um jogo insosso, sem causar interesse para além das partidas iniciais;
    - Dificuldade de formar uma tática sólida devido à impossibilidade de saber quais cartas estão em jogo e quais não;
    - Provável desequilíbrio entre os times.

    E é isso!

    Abs,

    4
    0
    8

  • Canal

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    Comentários:

  • MOITA1980
    983 mensagens MD
    avatar
    MOITA198009/01/18 13:21
    MOITA1980 » 09/01/18 13:21

    Olha inusitado.  Esse foi um dos piores jogos que já tive na coleção, foi difícil até me desfazer dele. :D

    4
  • JedoLar
    1361 mensagens MD
    avatar
    JedoLar09/01/18 13:47
    JedoLar » 09/01/18 13:47

    Jogos bons são amados por muitos, mas jogos geniais são para poucos!

    São 5 personagens do livro retratados muito bem por meio de suas habilidades particulares.

    Se você conhece o básico da história de O Hobbit (se ao menos assistiu à trilogia), sabe que Thorin torna-se ganancioso por um momento, de moral dúbia, transitando entre o Bem ao Mal, prejudicando seus amigos... Também é assim neste jogo, quando Thorin ganha (o monte de cartas)! Por isso, o jogador que controla Thorin não pode ser ganancioso, ele deve descer suas cartas para não ganhar o monte, e seus amigos do Bem também não podem permitir que ele ganhe (assim como se cuida de alguém que possui uma fraqueza)... mas, ainda assim, Thorin pode ajudar seus amigos, conforme perceba qual dos personagens poderá ganhar o monte: se for um personagem do Mal que poderá ganhar o monte, quem controla Thorin deve descer cartas inofensivas para o Bem, que o Mal não poderá utilizar; se um personagem do Bem que tem mais chances de ganhar o monte, então Thorin deve descer cartas que sirvam ao Bem... Genial! (Já vi pessoas que chegam ao cúmulo de criticarem justamente essa regra, ignorando a história que dá nome ao jogo!)

    Este jogo não é como os que muitos estão acostumados em que se deve jogar as cartas mais altas para ganhar... Em O Hobbit não se trata de algo tão simplório assim, mas sim do Bem sobreviver até o final da partida! Por exemplo, se a jogada se encaminha para que Smaug ganhe o monte, o que o time do Bem deve fazer é descer cartas inofensivas, para que seja inútil tais cartas no monte ganho por Smaug. Ou seja, desce-se cartas pensando no que o possível vencedor do monte poderá fazer com elas. (Talvez o "problema" deste jogo seja esse: pensar um pouco, os jogadores precisam pensar, hehehe, as pessoas não costumam levar muito a sério um jogo barato de cartas.)

    Vale destacar ainda que, em consequência da fraqueza de Thorin, se durante a partida há um personagem que acaso precise se sacrificar na luta contra o Mal, o mais recomendado é que seja ele, assim como acontece na história de O Hobbit! Ou seja, mesmo fora da partida, o jogador que controlava Thorin e que se sacrificou ainda pode continuar torcendo pelo Bem, afinal, a oferta da sua vida será bastante significativa para a vitória do Bem neste jogo! Que outro jogo oferece isso?!

    O personagem Thorin é tão especial neste jogo que, segundo as regras, ele deve permanecer presente em partidas de qualquer número de jogadores. Isto é, se algum personagem cai fora antes de começar a partida, por se jogar com 3 ou 2 jogadores, este personagem é Gandalf!

    Vale comentar um pouco também sobre a habilidade do Bilbo, especialmente quando ele ganha um monte de cartas que contêm somente Elmos Negros dos Orcs (que causa dano no personagem do Bem que recebe a carta), pois neste caso, ele deve dar uma carta desta para si mesmo, lembrando-nos que, na história de O Hobbit, Bilbo muitas vezes se coloca mesmo em grande perigo por seus amigos!

    Na história, o Mal não é tão fácil de ser vencido, por isso, 2/3 das cartas do jogo são mais úteis ao Mal, que ainda pode escolher melhor as cartas antes de começar cada rodada, entretanto, o jogo balanceia assimetricamente isto com maior número de jogadores para o Bem!

    Vale destacar outra sacada brilhante: o baralho é dividido em 5 cores. Algumas cores (como a vermelha) apresentam maior serventia para o Mal do que outras cores. Sabendo disto (e conhecendo o baralho), você sabe de antemão qual monte (cor) o time do Bem deve ganhar de qualquer maneira, para que o Mal não utilize as cartas daquela cor que ainda nem apareceram!

    E, para quem conhece melhor a história  e quer aproveitar melhor o jogo, perceba que os símbolos (que servem ao Bem ou ao Mal ou à ambos) presentes nas cartas têm relação com os personagens da história desenhados nas mesmas cartas; especialmente, atente-se ao fato que, mesmo que o desenho de um personagem se repita em outras cartas, o símbolo pode mudar, pois um personagem pode não ter sido sempre prontamente útil ao Bem na história de O Hobbit também.

    Fiquei muito emocionado com este jogo, fazendo-me lembrar da história!

    É um jogo simples e genial e, consequentemente, para poucos. Aqui está mais alguém que pensa semelhante:

    https://boardgamegeek.com/thread/930121/why-i-love-hobbit-card-game

    Mesmo que o manual traga regras para para 2 jogadores, o jogo só funciona bem para 3 jogadores ou mais. Em 2 serve somente para experimentar um pouco como o jogo funciona e lembrar um pouco da história.

    2
  • Roberto Rocha
    771 mensagens MD
    avatar
    Roberto Rocha09/01/18 14:29
    Roberto Rocha » 09/01/18 14:29

    Muito boa a resenha Tiago. Já do jogo não se pode dizer o mesmo.
    Acho que muitos jogos teriam mais chance de sucesso se não fossem ligados a um tema famoso.

    De qualquer forma, todo jogo merece um review, até os ruins.

    3
  • tiagovip
    415 mensagens MD
    avatar
    tiagovip09/01/18 15:37
    tiagovip » 09/01/18 15:37

    jevver2::Este jogo é genial!

    Hehe. Raramente discordo tanto de alguém sobre alguma coisa. Esse é um desses raros momentos!
    Não vou nem entrar no mérito temático da coisa - se você realmente vê um tema envolvente e emergente no jogo, excelente. Há um pouco nos personagens e só.
    Agora, você comenta sobre estratégia, controle e outros termos que, de fato, não participam no jogo. Recebe-se a mão de cartas e apenas tenta-se fazer o melhor possível com o que é dado. Claro, se eu acho que a pessoa com o Smaug vai ganhar a mão, não usarei uma carta ruim para meu lado, se eu puder - mas: 1) eu tenho que seguir o naipe; 2) como saber? Não há como saber que cartas o jogador tem. Boa parte do baralho sequer é usado na rodada, então nem contar cartas dá, o que daria, ao menos, um naco de estratégia ao jogo (como há no Copas).
    O Hobbit é um jogo estragado até o centro, e chamá-lo de sofisticadíssimo e brilhante é, para mim, chocante. Felizmente, o Gandalf pode me ajudar aqui: Nem tudo que é ouro fulgura, nem todo o vagante é vadio.
    Abs,

    1
  • Anita Nunes
    143 mensagens MD
    avatar
    Anita Nunes10/01/18 12:29
    Anita Nunes » 10/01/18 12:29

    Achei um saco. Parece um joguinho de vaza mal feito!

    1
  • DrGrayrock
    2262 mensagens MD
    avatar
    DrGrayrock10/01/18 13:26
    DrGrayrock » 10/01/18 13:26

    Faço coro ao Moisés, esse foi um dos PIORES jogos que passou pela minha mão...

    1
  • ricardosantos76
    1998 mensagens MD
    avatar
    ricardosantos7610/01/18 13:44
    ricardosantos76 » 10/01/18 13:44


    Eu tenho, mas ganhei de brinde (se não me engano, veio com a edição estendida do primeiro filme da trilogia do Hobbit). Mas nunca joguei. :D

    1
  • iseelaender
    133 mensagens MD
    avatar
    iseelaender10/01/18 18:53
    iseelaender » 10/01/18 18:53

    Eu tenho, mas só porque é do Senhor dos Anéis. Mas nunca consegui jogar um jogo. Aliás, também nem tento. Já não gosto muito de jogo de vaza, e esse é o pior deles. Incrível que é do Martin Wallace, que tem vários jogos que eu amo!

    1
  • iseelaender
    133 mensagens MD
    avatar
    iseelaender10/01/18 18:58
    iseelaender » 10/01/18 18:58

    jevver2::Este jogo é genial!

    Todos os 5 personagens do livro/filme são retratados muito bem por meio de suas habilidades particulares. Se você ao menos assistiu ao filme (e sabe um pouco que seja da história), sabe que Thorin torna-se ganancioso e de caráter duvidoso... Thorin não é mal, mas sua ganancia temporária prejudica seus companheiros do Bem, por isto, neste jogo, ele contribui para o Bem somente parcialmente descendo cartas conforme perceba qual dos personagens poderá ganhar a mão (se um personagem do Mal, então, descendo cartas inofensivas, se um personagem do Bem, então, descendo cartas que o Bem passa utilizar), mas ele mesmo não pode ganhar nenhuma mão e seus companheiros devem cuidar para que isto não aconteça (como se cuida de alguém que possui alguma fraqueza). Genial!

    Lembrando que o jogo não se trata de jogar as cartas mais altas para ganhar todas as mãos, mas sim, para o time do Bem, se trata de sobreviver até o final do jogo. Por isto, se, por exemplo, aparenta que Smaug ganhará uma mão, o que o time do Bem deve fazer é descer cartas inofensivas, para que seja inútil tais cartas na mão ganha por Smaug. Ou seja, desce-se cartas pensando no que o vencedor da mão poderá fazer com elas. O entendimento desta mecânica se transforma em estratégias variadas conforme cada situação do jogo, conforme cada personagem que aparentemente que ganhará uma mão!

    A respeito ainda destas estratégias, vale dizer que, se há um personagem que acaso precise se sacrificar na luta contra o Mal, este personagem é Thorin (como acontece no livro/filme!) em vista da sua "perigosa habilidade". A inclusão de Thorin é tão genial neste jogo que, segundo as regras, ele deve permanecer presente em partidas de qualquer número de jogadores. Se algum personagem cai fora do baralho por se jogar com 3 ou 2 jogadores, este personagem é Gandalf. Ou seja, neste jogo Thorin é mais interessante do que Gandalf.

    Assim como no livro/filme, o Mal não é tão fácil de ser vencido, por isto, 2/3 das cartas são mais úteis ao Mal. Entretanto, o jogo balanceia isto com maior número de jogadores para o Bem!

    Vale destacar outra sacada brilhante do jogo: o baralho é dividido em 5 cores, porém algumas cores (como a VERMELHA) apresenta maior serventia para o Mal do que em outras cores, assim sendo, você sabe de antemão qual rodada (cor) o time do Bem deve ganhar de qualquer maneira, para que o Mal não utilize as cartas daquela rodada/cor (que ainda nem desceram todas). Muito bom isso! E, para quem conhece melhor a história, vale dizer que o cenário (desenhos) nas cartas também muda com as cores, ou seja, o cenário das cores das cartas pode estar acompanhando a predominância que o Mal tinha conforme o momento da história. É um jogo aparentemente simples, mas extremamente rico, que consegue te transportar realmente na luta contra o Mal dentro da história de O Hobbit!

    Um jogo brilhante e sofisticadíssimo!

    Incrível essa análise! Nunca imaginei que alguém diria isso do jogo, brilhante e sofisticado...

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O Hobbit: o Jogo de Cartas - The Hobbit Card Game - resenha
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