Sven::joaoclaudio::Agora que eu li tudo vou dar a minha importante opinião.
Hoje em dia estou pendendo mais para jogos demorados, mas eles precisam dar uma boa experiência para todos da mesa. Acho que eliminação de jogadores é ruim na maioria dos jogos que passam de 15 minutos, mas alguns jogos demorados tem uma eliminação de jogadores velada. Isso estraga a experiência.
Um dos jogos que eu tinha uma vontade enorme de jogar era o Civilization. Consegui uma cópia já com a primeira expansão, coloquei na mesa e o jogo é realmente grandioso. Porém o combate me incomodava, corri atrás da segunda expansão que prometia corrigir tudo isso, melhora mas não muito. Acabei passando para frente, o combate é pra mim o "defeito" daquele jogo. Mas até poderia conviver com esse "defeito", não tem tantos combates assim no jogo. Porém o que me fez passar o jogo pra frente foi ver que na metade do jogo, alguns jogadores já estão totalmente fora da partida. Estão ali só cumprindo tabela e não vão conseguir voltar a disputa. Isso é muito chato.
Outro jogo longo que sempre tive uma vontade enorme de jogar é o Through the Ages. Quando foi anunciado eu fiquei animado, pois é um jogo que tem alta dependência de idioma. Desanimei com o preço e deixei passar. Saiu o aplicativo e pude jogar, o jogo é realmente maravilhoso! Poderia até comprar, agora que o preço caiu. Mas não vou comprar pois já notei no aplicativo que chegando lá na II Era tu já saca quem tá na disputa e se você tá ali só para apanhar. No aplicativo é ótimo, as partidas são rápidas e não te consomem horas seguidas. Mas para a mesa pra mim não funciona.
João Claudio,
Eu queria escrever falando do Civilization, mas você falou tudo. Comprei o jogo e as duas expansões nos USA há algum tempo e quando joguei constatei que ocorre exatamente isso, 1 ou 2 permanecem na disputa e os outros ficam só fazendo cara de paisagem. Este ano vendi tudo. Estes jogos de longa duração, geralmente, tendem a eliminar alguns jogadores. Eu não sou fã disso.
Também tem exemplos positivos. Nem só de choro e ranger de dentes vivem os jogos longos.
- Clash of Cultures: acho a pontuação muito boa, no final tem sempre surpresa no somatório de pontos. Também o fato de ter um número definido de rodadas ajuda. Ainda tem a opção do jogo mais curto que é agrada.
- Eclipse: a galera começa a se bater na hora certa. Dificilmente alguém vai se armar até os dentes na segunda rodada e partir para cima. Tem toda a questão da exploração. Também tem um número de rodadas definidas e você sabe em que momento do jogo você está.
Imperial 2030: apesar de não ter um número de rodadas a interação é muito boa. Ficar sem controlar nenhum país não é algo ruim.
Acho que em qualquer jogo, seja um que dure 10 minutos ou que dure 10 horas, o importante é manter a mesa entretida. Tem que ter algo a mais para fazer quando não é a sua vez ou turnos rápidos.