A postagem de hoje será um pouco diferente. Ao invés de sugerir uma trilha para um único jogo, esta postagem vai apresentar várias opções musicais para sonorizar seus jogos com vikings, incluindo
Blood Rage, a
Trilogia do Mar do Norte,
Champions of Midgard, etc.
Antes de começarmos, porém, acho importante falar algo sobre a música dos vikings.
Como os escandinavos não mantinham qualquer tipo de notação musical (eles só a adotaram muito tempo após sua conversão ao cristianismo), toda informação que temos sobre sua música vem de outras fontes, como escavações arqueológicas, sagas, crônicas contemporâneas e diários de viajantes, como o do mercador sefardita Abraão ben Jacó que escreveu, no século X:
"Nunca antes na vida ouvi canções mais feias do que aquelas dos vikings de Slesvig. O urro produzido por suas gargantas me lembra o uivo de cães selvagens."
Escavações em sítios arqueológicos na Escandinávia, Islândia, Ilhas Britânicas e Irlanda nos revelaram centenas de objetos de uso pessoal (como broches, pentes e agulhas de costura feitas de osso, jóias, etc.) e armas. Curiosamente, porém, poucos instrumentos musicais foram encontrados, notadamente instrumentos de
sopro (como flautas de osso, berrantes e um tipo de corneta longa feita de bétula conhecida como
lur) e de
cordas (
talharpa e
stråkharpa).
As sagas também não trazem muitas menções à música, exceto por algumas exceções pontuais como, por exemplo, Gunnar tocando sua harpa nas sagas
Atlakvidha e
Atlámal; Eríkur cantando e tocando lira para o Rei Haraldur na
Saga Viglundar; e a
Saga de Grettis, que descreve Thorsteinn, meio-irmão do protagonista, cantando em Constantinopla quando servia a Guarda Varengue, dentre algumas outras.
Justamente pela falta de informações históricas precisas sobre a música dos vikings, optei por selecionar alguns álbuns que evocam o espírito guerreiro e aventureiro dos povos escandinavos e que, acredito, tem a ver com os jogos mencionados acima.
WAR OF THE VIKINGS SOUNDTRACK - Tobias Gustavsson & Kasper Lindgren
https://open.spotify.com/album/4uQCHqPd6JohUlO4tDhuTX
War of the Vikings é a trilha sonora de um jogo de "esmagar botões" em primeira pessoa lançado para PCs em 2014 que retrata batalhas entre anglo-saxões e vikings. Apesar do jogo ser muito fraco, a trilha sonora é espetacular, com coral, percussão rítmica e cordas contribuindo para criar uma perfeita atmosfera de batalha e aventura.
Recomendado para: qualquer jogo (é uma excelente opção para 878:Vikings - Invasions of England)
VIKINGS - WOLVES OF MIDGARD - Dynamedion Sound Group
https://open.spotify.com/album/6fEStFEFK5Q07MSi2Xymcw
Outra trilha sonora de videogames, desta vez do "RPG de ação"
Wolves of Midgard. Composta por Matthias Wolf e a equipe do
Dynamedion Sound Group, cujos membros possuem longa experiência em trilhas sonoras de jogos de videogames e séries de TV (como Mortal Combat X, Injustice 2, Total War: Warhammer 1 e 2, Anno 2205, entre outros), esta trilha usa orquestra, percussão, coral e vocais solo para criar uma atmosfera fantástica, ora épica, ora soturna.
Recomendado para: Blood Rage, Champions of Midgard, Yggdrasil
JOTUN – Maxime Lacoste-Lebuis
https://open.spotify.com/album/0d7oUSnx3NGMUUqyhFiqvR
A trilha de
Jotun, um excelente jogo de ação/exploração lançado em 2015 para PC (e, em 2016, para demais plataformas de vídeo-game) é a terceira trilha de jogo eletrônico sugerida nesta lista. Criada pelo músico e compositor quebequense Max LL (nome artístico de Maxime Lacoste-Lebuis) e executada pela Sofia Session Orchestra, a trilha combina música sinfônica com percussão e diversos instrumentos acústicos (como harpas folclóricas) para criar uma belíssima combinação de temas plácidos, melancólicos e épicos.
Recomendado para: Champions of Midgard, Blood Rage, trilogia do Mar do Norte, Um Banquete a Odin
LAND OF VIKINGS - Alan Williams
https://open.spotify.com/album/6aHNm136Heu6RmJaizLP1A
O compositor
Alan Williams possui uma extensa carreira, tendo criado trilhas sonoras para mais de 100 projetos, incluindo filmes, séries de TV, animações e documentários, além de alguns excelentes discos-solo de música instrumental sinfônica. "Land of Vikings" é uma compilação de temas de dois documentários dirigidos por Bo Landin: "Parting Lands: An Icelandic Saga" e "The Green Land: Wildlife in the Land of Vikings". Williams faz uso de cordas, sopros e percusão para evocar a atmosfera das belas e inóspitas terras vikings da Islândia e Groelândia.
Recomendado para: Trilogia do Mar do Norte, Um Banquete a Odin, Vikings (do Michael Kiesling)
ICE & LONGBOATS - ANCIENT MUSIC OF SCANDINAVIA (EMAP VOL. 2)
https://open.spotify.com/album/5gyh1Lea5br3mHQdfgB7Pc
Este segundo volume da série EMAP (
European Musical Archaeology Project, um projeto do Programa de Cultura da União Européia de pesquisa e arqueologia musical do Velho Mundo) é provavelmente o mais próximo que temos de música viking e escandinava legítima.
O álbum aborda a música de dois períodos distintos entre os séculos VIII e XII, trazendo tanto improvisações musicais com instrumentação típica da Era Viking (usando flautas de osso e madeira, berrantes, talharpa, stråkharpa, charamela, conchas, diversos instrumentos de percussão, etc.) quanto exemplos dos primeiros cânticos cristãos e canções medievais registrados na região nos primeiros séculos da Idade Média.
Recomendado para: jogos históricos, como a trilogia do Mar do Norte, Um Banquete a Odin, Fire & Axe e 878: Vikings - Invasions of England
SOL - Sowulo
https://open.spotify.com/album/6b3giURddQkyGt9LZZacf7
A banda holandesa Sowulo faz música acústica instrumental inspirada na antiga cultura nórdica, utilizando instrumentos como harpa celta,
nyckelharpa, saltério, bouzouki, violino, flautas e percussão. Embora não seja historicamente preciso em sua instrumentação, é música de altíssima qualidade e muito atmosférica.
Recomendado para: Trilogia do Mar do Norte, Um Banquete a Odin
NORSE LANDS - Brandon & Derek Fiechter
https://open.spotify.com/album/4y3aQIah1Jnv1TW0Lj905t
Composta pelos irmãos
Derek e Brandon Fiechter - dois compositores americanos que criam música ambiente e trilhas sonoras que, em suas próprias palavras, "transportam os ouvintes para terras e mundos míticos" -
Norse Lands é inspirado nas lendas e mitos nórdicos. A música, composta com teclados, instrumentos de sopro e percussão, serve como ambientação ideal para qualquer jogo de tema viking.
Recomendado para: qualquer jogo.
CRUSADER KINGS II: VIKING METAL – Tobias Gustavsson
https://open.spotify.com/album/1bQGHZUPUbp5UPw53ZaJFH
Criada por um dos compositores da trilha Sonora do clássico jogo Europa Universalis IV, o músico e compositor sueco Tobias Gustavsson, este EP traz cinco faixas criadas para o jogo Crusader Kings II. Indicada para quem gosta de algo mais pesado em sua jogatina, a trilha mescla a intensidade do heavy-metal com corais e música folclórica nórdica.
Recomendado para: Blood Rage, Champions of Midgard
NORTHERN STEEL - Antti Martikainen
https://open.spotify.com/album/2KaFVQoZsDpfb5ENJXtLrZ
O mais recente trabalho do compositor finlandês
Antti Martikainen,
Northern Steel é um álbum de
folk metal sinfônico instrumental, inspirado em sagas nórdicas e finlandesas. Também recomendado para quem quiser embalar sua jogatina com uma trilha mais pesada.
Recomendado para: Blood Rage, Champions of Midgard
Gostou? Não gostou? Usou estas trilhas em sua jogatina? Comente, descreva as impressões de seu grupo, inscreva-se e critique à vontade!