Fief (feudo) é um jogo que já tem muita estrada. Foi lançado pela primeira vez em 1981. A versão atual, de 2015, é a quarta edição. Não é um jogo perfeito e muitos afirmam que possui muitas falhas. Mesmo assim é um jogo sensacional.
Já de início existe a barreira da curva de aprendizado relativamente elevada, devido à quantidade de detalhes. Acho que isso deve ser comum em se tratando de WARGAMES (sou novo no hobby). O manual disponibilizado em português possui erros, o que dificulta ainda mais. Nas primeiras partidas você terá que voltar ao manual várias vezes, e algumas situações não estão bem explicadas, mas vivemos na era da internet, é só procurar que você acha. Além disso, praticamente não há vídeos de "gameplay".
Tem o problema da aleatoriedade das cartas de desastre e o "Toma essa" absurdo de algumas cartas de ação, como a de "assassinato", por exemplo, que pode ser jogada contra um de seus personagens. Apesar de tudo isso, Fief: France 1429 é um jogo sensacional, com partidas épicas.
Nós mesmos fizemos as bandeiras, que ajudam bastante a identificar os jogadores no tabuleiro. Tem para imprimir no BGG. As hastes de acrílico são as mesmas usadas para misturar café. Ao colocar em jogo um novo personagem, simplesmente encaixe a bandeira no suporte.
Tinha receio em relação à diplomacia e negociação muito presentes no jogo, achava que essa mecânica iria intimidar meus filhos menores (13 anos), mas ocorreu exatamente o contrário. A mecânica é muito natural e colada ao tema, o que envolve profundamente todos os jogadores, deixando a partida com muita interatividade. O desenrolar do jogo parece contar uma história medieval, que você jogador está ajudando a construir. Nesse sentido, a aleatoriedade das cartas não chega a incomodar, dando a impressão que são realmente as incertezas da vida real.
As ações divididas em fases sequenciais, que também achava que não funcionariam bem, foi uma grande surpresa. Apesar das fases serem fixas, o jogo é muito fluido com muito pouco AP, já que os jogadores realizam as ações quase que simultaneamente. A trilha de ações no tabuleiro é um ponto positivo para o design. Usamos um marcador para a fase atual (faltou isso no jogo). Assim dá para ver onde você está e o que está por vir, o que ajuda muito no planejamento das ações futuras.
A fase de eleições é estranha e complexa no início, parece que não vai rolar, mas quando você pega o jeito, após muitas consultas ao manual, tanto as pré-condições, quanto a votação e a contagem dos votos, ficam mais fáceis e rápidas, sempre com muita discussão, é claro.
Os componentes da versão espanhola que está sendo vendida pela RedBox são muito bons, apesar de alguns problemas de corte em alguns dos tokens e a emenda do tabuleiro ser aparentemente frágil. É um jogo que agrada só de olhar na mesa.
Enfim, mesmo que para muitos seja um jogo demorado e complexo, recomendo muito conhecerem, principalmente se você gostar do tema medieval. E se você for um colecionador sério, é um jogo obrigatório na sua coleção.