Olá meu querido, como estamos hoje?
Bem, o tempo tem estado corrido demais.
Eu entendo... mas e nossos contos? Podemos retomar?
Claro que sim!! Estou a muito tempo no aguardo da próxima história
Então prepare-se! Voce ouvirá os gritos de guerra de um cerco mortal! Milhares de homens tentando finalmente derrubar o rei
Parece muito bom!! Qual o nome?
Game of Thrones!!
Mas heim?!?!?
Rs... brincadeira. Quero te contar sobre o Hnefatafl
Saúde...
O CERCO AO REI - HNEFATAFL
O jogo dos Vikings, espécie de xadrez, damas diferente. Chame do que quiser, mas esse jogo tem essência!
Originário das terras nórdicas, região da Escandinávia, o jogo foi levado pelos vikings em suas diversas incursões e foi espalhado por regiões como Grã-Bretanha, Irlanda e Islândia.
A palavra “Tafl” tem origem nórdica antiga e possui o significado de Tabuleiro, enquanto o restante da palavra possui diversas interpretações podendo ser reduzida a algo como “real” ou “realeza”. Tendo em vista que a peça principal, assim como o Xadrez, é o Rei então podemos reduzir a interpretação do nome para algo como Tabuleiro Real ou Do Rei.
O Hnefatafl surgiu na Escandinávia medieval pré século IV e foi posteriormente suplantado pelo Xadrez quando este se espalhou pelo mundo e tomou o gosto da população. Ele era jogado pelos nórdicos em suas viagens nos navios ou nas marchas e simulava os ataques dos grupos nórdicos aos castelos de reis.
Funcionava assim:
O jogo era jogado em tabuleiros que poderiam ser de 11x11 12x12 ou 13x13 a depender da versão (foram encontradas diversas diferentes)
Um jogador controlava o Rei, alocado no centro do tabuleiro, e os seus soldados que o cercavam e protegiam.
Set up inicial do tabuleiro
O outro jogador controlava grupos de guerreiros situados nos 4 lados do tabuleiro e que representavam o ataque ao castelo do rei. O obetivo era muito simples: A um jogador bastava capturar o Rei (conhece outro jogo parecido?), ao outro era preciso conduzir o Rei até uma das 4 quinas do tabuleiro em segurança.
O movimento é feito de forma horizontal ou vertical não importando a peça. Só não é permitido andar na diagonal, mas todas podem andar quantos quadrados desejar.
A captura ocorre quando um oponente consegue flanquear a peça adversária, bastando para isso colocar duas peças suas em duas casas laterais (uma em cada lado) da peça adversária.
Captura de uma peça flanqueada. Após o movimento a peça é retirada do tabuleiro.
Assim como no Xadrez, os movimentos finais devem ser anunciados. Se houver a possibilidade de, na próxima jogada, o jogador retirar o rei do tabuleiro pelos espaços seguros ele deve anunciar (igual no Xeque). Já se essa possibilidade de retirar o rei for ocorrer em dois lados de forma simultânea é anunciada a vitória (como no Xeque-mate) pois não haverá nada que o outro jogador pode fazer.
Sucesso na fuga do Rei.
De forma parecida o jogador controlador dos invasores deve anunciar a possibilidade de capturar o rei em sua próxima jogada. A diferença é que a captura do rei não ocorre da mesma forma que as outras peças (apenas flanqueando). Para realizar a captura do rei é necessário cerca-lo completamente (excluindo as diagonais claro).
Captura do Rei
Não se sabe ao certo se havia a utilização de dados na forma de se jogar esse jogo. O mais aceito é que não. Entretanto, o Hnefatafl foi citado em diversos contos nórdicos e sagas. E algumas dessas referências podem ter feito certa confusão na interpretação da forma de se jogar. Tudo por conta de algumas palavras que podem significar "dado" ou "besta", ou então uma referencia aos lados do dado ou aos soldados do rei... Tudo contribui, dentro dos contos, para aumentar a confusão e como os tabuleiros e peças encontradas sempre estavam despedaçados então o mistério foi aumentando um pouco.
Desenhos nas inscrições das sagas nórdicas.
Hoje em dia esse jogo já possui um estilo pré concebido pelas fábricas de jogos modernos e a versão de produção mais aceita é a do tabuleiro de 11x11 sem a utilização de dados. Embora existam outras variações do Tafl como por exemplo a configuração abaixo:
Inscrições rúnicas e escudos de guerreiros. O que poderia ser mais temático em um jogo tão abstrato?
Ao espalhar-se junto com as invasões nórdicas é nítido que o Hnefatafl “abriu caminho” para que outros jogos acabassem caindo no gosto popular, o que foi realmente concretizado anos depois com a vinda de ou outro jogo abstrato de captura do rei tão conhecido entre nós.
Reis nunca duram muito. Já reparou nisso? Rs... Aliás, por falar nisso, preciso ir pois estou numa maratona de GoT.
Até a próxima.