Postado originalmente em: https://bgmagazinebr.blogspot.com/2018/07/monopoly-uma-historia-parte-1.html
Quero te contar hoje sobre uma história fantástica. Com ideais, traição e uma incrível capacidade de transformação.
Voce já brincou de telefone sem fio certo?
Claro que sim!
Pois é, a história desse jogo é quase isso. Desde sua criação, no poço do idealismo profundo, ele se transformou, de mão em mão, em algo completamente o oposto de sua criação.
Hum.. explique melhor. Como assim se transformou?
Imagine que você criou uma bola. Redonda e bonita. E com o passar dos anos ela virou um triangulo...
Eeeeiita...
Rs... É, bem por ai!
MONOPOLY – UMA HISTÓRIA
Parte 1
Pague com cartão de crédito nessa linda maquininha. Quem iria imaginar que um jogo antigo iria se manter vivo, ser atualizado e continuar um campeão de vendas no mundo?
O Monopoly possui versões lançadas em vários países mundo afora . De certa forma considerado um símbolo do capitalismo, o jogo tem sido por muitos anos o campeão de vendas do mundo dos Boardgames. Mas nem sempre foi assim.
A história desse jogo por qual tanta gente tem nostalgia é bem interessante. Só para começar a conversa: ele foi criado como uma forma de ensinar as crianças e as pessoas a possuir uma mentalidade CONTRA a aquisição de propriedades e transformação de poucos em senhorios donos de terras. Contra a concentração de dinheiro nas mãos de poucos.
Parece piada certo?
Pois bem. O monopoly, é claro, não começou sua vida com esse nome. Criado por uma mulher, Elizabeth Magie, em 1902, o jogo chamava-se Landlords Game, que numa tradução direta seria algo como Jogo do Senhorio.
Elizabeth Magie
Nessa época os EUA passavam por diversas situações econômicas que culminaram com o surgimento de um pensamento chamado Single Taxes, ou Taxação (impostos) Únicos.
Esse pensamento foi encabeçado pelo economista Henry George e publicado em um livro chamado Progress and Poverty (Progresso e Pobreza). Seu pensamento influenciou Magie que virou uma defensora ferrenha da teoria do Single Taxes.
Acontece que Magie era também uma inventora. Em uma época de poucas patentes femininas, Magie criou o Landlords Game com o objetivo de ensinar crianças e adultos a teoria da taxa única. No jogo, realizado em algumas rodadas ao longo do tabuleiro, os jogadores iriam, em sua visão, perceber o quão injusta era a sociedade que explorava as terras nas mãos de poucos e passariam a crescer e defender uma sociedade mais justa.
Henry George
Em seu tabuleiro, a conhecida primeira casa chamava-se “Trabalho sobre a mãe terra produz ganhos” e ao passar por la o jogador ganhava dinheiro (seu salário). Ao longo do caminho os jogadores tinham que pagar taxas, comprar itens de necessidade ou sacar cartas tentando a sorte.
No espaço que te mandava direto para a cadeia, Magie quis simular a posse de terras americanas por estrangeiros, corporações ou não, e que seu desrespeito causavam a prisão com mais taxas aos jogadores. A ultima casa, conhecida como livre, era o “Espaço público” e casa dos pobres para onde os jogadores iriam após a falência.
Como uma regra alternativa de Magie, as regras eram modificadas para permitir que o aluguel dos terrenos não fosse mais para o dono do terreno, mas sim para a caixa diretamente. Ele só poderia receber se construísse casas no local prosperando o lugar. Outras modificações também ensinavam mais, transformavam o espaço da prisão em colégio comunitário e mostravam outras soluções que enalteciam a Taxa Única.
Magie patenteou o jogo em 1904, tentou vende-lo a varias companhias e produziu algumas copias aqui e ali para tentar estimular a circulação do jogo. Tentou ainda com a Parkers Brothers, famosa companhia de brinquedos que não o aceitou por ser “longo, político demais e complicado” (nessa época dominada por rolar um dado e andar, um jogo com dinheiro, compra de propriedades e outros era demais).
Jogo Landlords Game publicado pela Parkers Brothers.
O jogo no entanto possuia vida própria e tinha outros planos para si!
Meu deus... veja que tarde que é!
Não me venha com essa!! O que ocorreu depois?
Ocorreu que estou atrasado! Tenho que ir ao banco pois meu aluguel vence hoje.
Até a próxima!
===================================
Gostou? Inscreva-se no canal e ajude nossos Arqueólogos na busca por mais histórias da evolução de nossos queridos jogos.