Fala Galera!
Tenho o prazer de fazer as impressões rápidas sobre um jogo que eu simplesmente amo: Keyflower.
Mas antes de começar a babação de ovo (sim, vai ter. Já vou avisando), vamos dar a ficha técnica do jogo.
Número de jogadores: 2 a 6
Tempo de partida: 1 a 3h (vai depender da quantidade de pessoas e do AP envolvido)
Designer: Sebastian Bleasdale e Richard Breese
Mecânicas: pegar e entregar, colecionar components, alocação de trabalhadores, leilão, construção de rotas, tabuleiro modular

(keyflower tem muitos componentes e todos de excelente qualidade... tá, as casinhas não são tão boas assim!!!!)
Keyflower é um jogo que tem uma salada de mecânicas. Mas o bacana desse jogo é que essas mecânicas funcionam em harmonia, proporcionando uma experiência gratificante ao se jogar uma partida.
Você utilizar seu trabalhador como recurso para dar lance em leilão e também como trabalhador para ser alocado e realizar uma ação no tile, é simplesmente fantástica. O peso estratégico que essa premissa traz é soberba. Pode não parecer à primeira vista, mas o jogador precisa pensar muito bem em suas ações e gerenciar de forma bastante inteligente seus trabalhadores para conseguir adquirir tiles para sua vila, ao mesmo tempo que consegue trazer recursos (trabalhadores, ferramentas, etc) através da alocação de seus trabalhadores nos tiles disponíveis no jogo.
Esse peso estratégico aumenta ainda mais quando se percebe que, no jogo, é possível alocar seus trabalhadores em praticamente todos os tiles disponíveis (com exceção dos tiles de barcos e de primeiro jogador). Sim meus amigos, você pode alocar nos tiles dos ‘amiguinhos’ que estão jogando com você. Claro que o trabalhador que você alocar ficará para o jogador dono do tile, mas ter a possibilidade de realizar uma ação que te beneficiará mesmo não tendo o tile na sua vila, é sensacional.

(Saber utilizar sabiamente seus trabalhadores é essencial para conseguir a vitória em keyflower)
Nossa PaladinoMonge esse jogo deve ser muito pesado né? Eu gosto de jogar algo mais leve. E deve demorar muito. Prefiro jogos mais rápidos!
Calma meu amigo. Deixa eu terminar de falar sobre o jogo.
Bem, o jogo demora? Sim, demora. Afinal jogaremos 4 rodadas completas onde cada rodada equivale a uma estação do ano (primavera, verão, outono e inverno) e toda vez há um setup que precisa ser feito que é basicamente colocar meeples e ferramentas nos barquinhos e colocar os tiles da estação sorteados para o leilão. Mas engana-se quem acha que o jogo é moroso ou lento.
Apesar de uma partida de keyflower ter a possibilidade de demorar mais que 2h, o jogo é bastante dinâmico. Isso porque o turno do jogador é bastante rápido. O jogador, na sua vez, escolhe uma ação, realiza ela e pronto. Próximo jogador faz o turno dele. Depois o outro e assim por diante. Quando perceber, já chegou sua vez novamente.
Mas não é somente por isso que o jogo é dinâmico. O jogo também proporciona a possibilidade de o jogador ficar pensando no que irá fazer na sua vez. Colocando em miúdos, em Keyflower, você está jogando o tempo todo, seja planejando suas ações no turno de outro jogador, seja realizando um leilão ou alocação de trabalhador no seu turno. Simplesmente sensacional.

(o setup das estações : expectativa)

(o setup das estações: Realidade)
Outra coisa bem bacana que o keyflower proporciona é a mudança de estratégia no meio do jogo. Sim, você consegue fazer isso nesse jogo. Pode ser que no começo da partida você pensou em uma determinada estratégia, mas no decorrer do ano, aquele tile que você tanto queria, ou os recursos que necessitava, não foram adquiridos. Fim de jogo para você???? Não nesse jogo meu camarada. Aqui, você consegue transformar essa adversidade em uma oportunidade para realizar uma outra estratégia para pontuar e vencer o jogo. Mas claro que isso não será fácil, o que deixa o jogo também bastante desafiador.
É importante, no entanto, falar que Keyflower precisa ser jogado pelo menos 2 vezes para apreciar todas essas nuanças em seu gameplay. Isso porque é normal ficar meio perdido na primeira partida de keyflower. Não é fácil entender como os tiles funcionam em conjunto para pontuar de forma mais eficaz. Mas a partir da segunda partida, isso muda de figura.

(a sensação de travar o 'amiguinho' em sua própria vila não tem preço. Experimente, você vai gostar)
Eu poderia continuar a escrever sobre os detalhes do keyflower como, por exemplo, a importância de olhar seus tiles de inverno durante a partida, ou como é importante montar sua vila de forma que tenha espaços para que ela cresça de forma ordenada e que qualquer tile possa ser incluído, ou ainda, explanar que em keyflower, prestar atenção nos meeples que se encontram no barco é uma estratégia para saber o que os jogadores terão na próxima estação do jogo ao pegar um barco.
Sim, eu poderia continuar a falar sobre vários outros detalhes do jogo. Sobre sua alta rejogabilidade ou excelente fluidez durante a partida.
Mas não. Eu vou parar por aqui e vou falar apenas isso: Keyflower é simplesmente genial e um dos melhores jogos que já joguei na vida.
Texto feito por PaladinoMonge.
Todas as imagens foram tiradas do google images.