Sinopse do Jogo:
Winner's Circle nos leva à pista de corridas, para assistir a disputa de fabulosos corcéis e assumir o papel de ousados apostadores. A cada corrida, os jogadores escolhem seus favoritos, mas não serão apenas meros espectadores, eles terão a chance de manipular a disputa. A jogabilidade não poderia ser mais simples, você rola o dado e move um cavalo. Soa bem simplista não? No entanto, mesmo com a clássica mecânica de rolar-e-mover sendo a essência do jogo, temos aqui uma versão bem mais polida, que minimiza muito o papel da sorte e coloca mais responsabilidade sobre as decisões dos jogadores. Quando o dado é rolado, você escolhe qual cavalo irá se mover. Entenda, você não apenas pode mover um em que apostou, mas pode mover qualquer cavalo desejado. Este é o momento onde a estratégia entra forte em jogo. Todos os cavalos têm uma capacidade diferente para certos ícones, então se você rolar um ícone que é ruim para um cavalo dos adversários, talvez seja mais vantajoso minimizar o espaço que ele poderá se mover nesta rodada. Considerando que apenas um cavalo pode ocupar um espaço por vez, isso muitas vezes, resultará em pequenos movimentos deles ou até mesmo em nenhum.
Winner's Circle é mais um jogo do genial do Renier Knizia. Originalmente lançado em 2006, como uma reimplementação do título original, Royal Turf, este jogo ganhou uma nova versão deluxe em 2016 com cavalos pintados, moedas de metal e upgrade geral nos componentes. No início do ano saiu a versão coreana, no segundo semestre ele já estava disponível nas principais lojas da Europa. Em 2017 já se encontra nas principais lojas americanas também. É uma grande oportunidade para quem é fã de jogos com esta combinação de corridas e apostas, além conhecer mais uma produção clássica do mestre Knizia, conhecido por seus jogos elegantes e altíssima produtividade em termos de criação de boardgames.
É hora de colocar o seu chapéu alto ou separar aquele vestido longo de dia de corrida. Estamos de volta ao período áureo do jockey club e das grandes apostas das pistas ovais. Estejam atentos para conhecer mais uma joia escondida.
Mecânicas:
Visão Geral:
A mecânica central do jogo é baseada nas cartas de cavalos, que representam cada um dos corredores. Elas se caracterizam pelo nome de cavalos famosos da história ou cinema, como Man o’ War, Seabiscuit e Secretariat. Em Winner's Circle temos mais de duas dúzias de cartas de cavalos que podem participar de uma corrida, todos com capacidades diferentes em quatro possíveis fatores de movimento, representados pelos ícones: cabeça de cavalo, sela, capacete e ferradura. Ao início de uma nova corrida, cada cavalo é designado aleatoriamente a uma das raias. Alguns cavalos são lentos e estáveis, tendo movimento moderado para cada um destes quatro símbolos. Outros, entretanto, são propensos a sprints rápidos e podem mover de 10 a 20 espaços do movimento, caso seu símbolo correto seja rolado e o jogador da vez o selecionar para mover-se. A desvantagem é que para estes animais, os outros fatores de movimento tendem a ser muito lentos... em alguns casos chega a ser apenas um mísero passo.


A partida ocorre em três corridas, divididas em quatro fases cada: preparação, apostas, corrida e o pagamento aos vitoriosos. Durante a preparação as cartas que representam os cavalos são abertas e os respectivos cavalos são colocados em suas casas inicias, em locais pré-determinados, um logo atrás do outro. É importante frisar que por muitos anos, o que foi uma das principais queixas sobre a versão antiga do jogo, aqui é um dos grandes destaques: as cores das miniaturas de cavalos. Pintados com esmero para a atual versão deluxe, já não trazem tanta confusão quanto as miniaturas monocromáticas das versões antigas.
Em seguida entra a fase de apostas, onde cada jogador, por sua vez e alternadamente, coloca um token de apostas na caixa de um dos cavalos. Seguindo as regras básicas do jogo, cada jogador tem três fichas de apostas, numeradas 1, 1 e 2, respectivamente. Uma peça adicional com o valor de zero é usada se estivermos jogando com a variante 'Hidden Bets', onde todas as fichas são colocadas viradas para baixo sobre os cavalos. Particularmente eu joguei de ambas as formas... nesta variante o jogo toma mais cara de jogos de azar, já que ninguém realmente sabe as intenções dos adversários. Rola blefe, dedução e leitura da mesa. Nestes casos, é mais do que aconselhável combinarem de não olhar mais as apostas, uma vez que elas foram colocadas. É muito divertido de ver quando alguém se esquece do que seu cavalo e acaba blefando errado. Com as apostas viradas para cima, no entanto, se torna mais fácil dificultar o progresso dos cavalos dos adversários e pegar o líder, o que torna o jogo mais matemático e estratégico. Aí vai do objetivo de cada grupo mesmo.

Uma vez que todos os cavalos estão no lugar e as apostas foram feitas, a corrida em si começa. O jogador da vez rola o dado e pode mover qualquer um dos sete cavalos. A quantidade de movimento do cavalo depende da capacidade de movimento listada na carta dele. A primeira tentação é mover um dos cavalos em que você apostou, porém muitas vezes esta não é a escolha mais sábia. Pode ser mais vantajoso mover um cavalo diferente, mesmo um em que você não tem nenhuma aposta. Isto porque cada cavalo só pode mover uma vez por rodada e não pode mover novamente até que todos os outros cavalos também sejam movidos. Por isto se você mover um cavalo que os adversários têm apostado em apenas um espaço, ele já teve um péssimo resultado para aquela rodada. O jogo continua assim até que três cavalos cruzem a linha de chegada. As apostas nos cavalos são computadas e os pagamentos são feitos. Quanto mais apostas em um cavalo tem sobre ele, menor o pagamento será por aposta. No entanto, esses cavalos têm uma melhor chance de chegar no pódio, uma vez que mais jogadores terão um incentivo para movê-los. Ainda assim, o pagamento de ser o único apostador em um cavalo, considerado como o azarão, pode te colocar em grande vantagem para o caminho da vitória. Qual seria seu perfil? Ousado ou mais conservador?







Avaliação:
Muitas pessoas apontam para Tigre & Eufrates, Samurai ou Taj Mahal como sendo as obras mais originais do Knizia. Winner's Circle pode não ser uma sumidade nas classificações BGG, e certamente não recebe os elogios e atenções que merece. Mas o Knizia criou aqui um jogo divertido com sorte controlada, muita estratégia e tática. Enquanto alguns de seus outros jogos podem ser mais "jogos de gamer", Winner's Circle tem muito a oferecer para quem procura um bom jogo de entrada familiar. Ele é altamente recomendado como gateway: explica-se em 5 minutos e se joga em 40 minutos, além do que o pessoal fica envolvido do início a fim das corridas.
Uma vez que a corrida está em andamento, há inúmeras decisões interessantes a serem tomadas. A principal delas será aproveitar o resultado do dado para fazer correr mais os seus cavalos ou menos os dos adversários... e você vai enfrentá-la novamente, novamente e novamente. A resposta não será sempre a mesma. Muitas vezes as posições atuais dos cavalos, aqueles que ainda não foram movidos e quem serão os próximos jogadores a rolar o dado te influenciarão a tomar decisões diferentes. É um jogo que contém abertura para análises matemáticas, com probabilidade e estatística. Pode agradar quem gosta de gastar muito tempo pensando em qual é a melhor jogada e obter o máximo benefício, mas também agrada a quem quer apenas rolar o dado, viver o agora e se divertir despretensiosamente.
Há uma série de variantes para Winner's Circle que adicionam muito sabor ao jogo. As apostas ocultas trazem blefe e leitura da mesa para o jogo. Outra variante popular é aquela em que todos os competidores iniciam juntos na primeira casa, tirando quaisquer desvantagens inerentes de ficar atrás na partida. Existe ainda mais uma variante que permite que os cavalos compartilhem da mesma casa, mas pessoalmente, acho que isto faz perder-se grande parte da estratégia do jogo.
Como pontos negativos, apesar do jogo apresentar um mecanismo inteligente para minimizar a sorte, ela continua lá, correndo o risco de influenciar completamente o fim de algumas corridas. Para uns isto significa diversão, mas para outros pode ser uma grande frustração. Curiosamente, apesar das diversas cartas de cavalos a disposição no jogo, falta personalidade aos cavalos, e acabamos torcendo por um número, o que minimiza o envolvimento emocional. Poderia ser um pouco mais imersivo.
Em resumo, o jogo é bastante atraente. Fácil de compreender e explicar, é divertido, permite boas risadas e aquele frio na barriga do final da corrida. Possui baixa AP e pouco downtime. Perfeito para começar ou terminar uma noite de jogos. Sem contar que os componentes na versão deluxe são top: moedas de metal e cavalos pintados, tem um custo benefício imbatível. Além disto, ele suporta de 2 a 6 jogadores, embora eu não recomende nenhum dos casos extremos, pois na minha opinião ele flui melhor de 3-5 jogadores. Winner's Circle certamente pode ser usado como um jogo de gateway, tem a mesma complexidade de Ticket to Ride e em média a mesma duração, além de crer que ele leve vantagem no fator diversão.