
Ontem tive a oportunidade de jogar Clans of Caledonia, farei um breve review com as primeiras impressões.
1)Jogamos em 4 pessoas, todos jogando pela primeira vez, e no modo avançado, sem as regras básicas para as primeiras partidas. A primeira partida durou certa de 2:40, nas próximas, o tempo vai reduzir e ficar bem próximo do tempo estimado na caixa: 30min por jogador.
2)Não achei o jogo tão complexo, apesar do manual dizer que temos 8 ações possiveis, na verdade temos apenas 5, por que uma ação é passar, e a ação "atualizar" é repetida 3 vezes, podemos atualizar os mercadores, frota mercante e trabalhodores, mas funciona da mesma maneira, pague o custo em $ e atualize o que desejar, simples.

(mapa lembra um pouco Terra Mystica)
3) O jogo lembra um pouco Terra Mystica, mas sinceramente, de tanto que falaram, achei que seria bem mais parecido. Tem a pontuação por rodada, que vários jogos possuem isso, não só TM, mas Orleans tbm, e muito outros. O bônus de vizinhança lembra um pouco TM, assim como a pontuação por maior povoado no final do jogo, mas tbm vários jogos fazem isso. Agora a questão dos terrenos, não achei que parece em nada TM, parece mais com Scythe, que vou falar mais abaixo. Embora eu ache CoC bem mais gostoso de jogar, acho que dá pra ter os dois na coleção, pois são propostas bem diferentes.

(tabuleiro individual e a parte de atravessar rios lembra Scythe)
4) Achei ele bem parecido com Scythe, principalmente por causa do tabuleiro dos jogadores, embora os tabuleiros dos jogadores sejam iguais. Assim como Scythe e seus mechas, você deve atualizar o sua Frota Mercante para poder atravessar rios e lagos, e cada terreno pode produzir um recurso diferente. O tabuleiro dos jogadores é muito intuitivo, e na fase de produção, basta olhar para o que estiver disponível em seu tabuleiro individual. Os clãs são muito bem equilibrados.

(produção e animeeples lembra Agricola)
5) Também achei parecido com Agricola, então quem já teve a oportunidade de jogar, vai se familiarizar com a fase de produção. Vacas produzem leite, Ovelhas produzem lã, Plantação produzem 2 cereais. E você pode produzir produtos manufaturados: pode gastar 1 leite para produzir 1 queijo, 1 cereal para produzir 1 Uísque e 1 cereal para produzir 1 pão. Alguns contratos exigem carne de vaca ou ovelha, e vc terá que sacrificar os pobres animais.

(contratros lembra Marco Polo)
6) Os contratos lembram um pouco The Voyages of Marco Polo, você deve pagar os recursos no lado esquerdo e recebe o bonus do lado direito, que pode ser moedas, atualizações gratuitas, construir sem pagar o custo do terreno, e ganhar bens importados que darão pontos de vitória no final da partida. Diferente de Marco Polo, você só pode ter 1 contrato por vez (com exceção de um clã), e não pode se desfazer de um contrato, você é obrigado a completar ele antes de comprar outro.

(esse Clã em especifico, lembra muito Viticulture)
7) Tem um clã que me lembrou Viticulture, que você ganha mais moedas cada vez que produz 1 Uísque. Além disso, você pode deixa-lo maturando, assim seu preço de venda pode aumentar 7 ou 15 moedas.

(Mercado lembra jogos como Navegador)
8) O mercado lembra alguns jogos econômicos, nunca joguei Planet Steam, mas me disseram que parece com ele, me corrijam se estiver errado, por favor.
9)Em resumo, ele é um jogo muito gostoso de jogar, e pra quem já conhece algum dos jogos acima citados, ficará bastante familiarizado com as mecânicas, mas mesmo assim, as regras e mecânicas são muito fáceis de entender, ainda mais com o manual muito bem escrito da MeepleBR.
11) A pontuação de povoado pode ser um pouco confusa nas primeiras partidas.
12) Esse jogo merecia uma caixa maior, assim como um insert decente, fica tudo jogado no meio da caixa. Os tabuleiros individuais podiam ser de baixo relevo, assim como em Scythe.