faz parte da série de Café Express - Que está em financiamento coletivo! Acesse
Muitas vezes, o que faz uma história são os seus personagens. Seus motivos, suas ambições, sua forma de se mostrar ao espectador. Em Café Express, não queríamos que fosse diferente, e foi por isso que criamos personagens icônicos, bravos e com histórias realmente significantes.
Neste DevLog, esse felino admirador de boas personalidades, que sou eu, o Gato Batata, vem falar sobre os personagens de Café Express. Vamos descobrir qual é mais a sua cara?
Em capítulos anteriores, eu já havia apresentado 2 personagens do jogo. A autoridade Xerife Melitta, e o Fora-da-Lei Pistoleiro 4 Corações, se lembram? Esses foram os primeiros personagens que imaginamos logo no comecinho de nossa jornada de criação, e até hoje eles servem perfeitamente para ilustrar e protagonizar todo o conceito de Café Express. Não é à toa, são eles as duas figuras em destaque na caixa oficial do jogo.
Mas seria muito injusto criar um jogo onde somente eles tivessem vez. E foi por isso – e também pelos pedidos mais que carinhosos de muitos jogadores – que continuamos dando vida a mais personagens!
E daí nasceram outras duas figuras igualmente fantásticas: a nativa
Antares – A Estrela do Oeste, e o justiceiro
Marshall G. Washington – que farão parte da equipe dos Fora-da-Lei e Autoridade, respectivamente.
Assim como Melitta e 4 Corações, ambos fazem referência a marcas e à história do café. Dessa vez de uma forma menos escrachada que a de seus antecessores, mas ainda assim bem marcante. Obviamente, não vou contar pra vocês quais as referências… Ao contrário, vou pedir para vocês tentarem encontrá-las e contar pra gente, ok?
E como hoje o papo é sobre eles, vou contar algumas coisinhas a respeito de cada um, desde suas características até suas funcionalidades dentro do jogo.
Antes de mais nada, vamos às figuras:
Xerife Melitta
Melitta é uma mulher durona e séria, e por isso é a Autoridade principal do jogo. Independente e extremamente talentosa, ela é conhecida por vencer bandidos sozinha e sem nenhum esforço.
Respeitada como pessoa e como profissional, Xerife Melitta é uma pessoa que não gosta de falar de seu passado, mas que exala muita amargura no olhar. Sempre acompanhada de uma boa xícara de café, ela nunca para, nunca descansa.
Dentro de jogo, é a personagem mais equilibrada, possuindo pontos de movimento e ataque bem distribuídos. Sua frieza permite que seus movimentos sejam muito bem calculados e que o posicionamento não seja um empecilho na hora de mandar chumbo.
Como é de se notar nas Autoridades de Café Express, Melitta não possui pontos de vida – visto que está bem equipada com um colete. Seu meeple de representação nas cartas é vermelho, como a sua fúria!
Pistoleiro 4 Corações
Um bandido extremamente clichê. Mas todo clichê o é porque há algo de legal nisso!
Quatro Corações é o melhor apelido que esse homem poderia ter: viciado em café – de uma marca bem específica que você deve conhecer -, e viciado em galanteios baratos. E como pistoleiro de mão cheia, é claro que ele é ótimo em arrasar corações – em todos os sentidos.
Seu nome também indica sua quantidade de pontos de vida no jogo. E 4 corações, meus amigos, são muito valiosos. Com isso ele pode ter um pouco mais de liberdade e audácia na hora de atacar. É por isso que sua principal característica de jogo é a ofensividade.
Você pode se perguntar porque em seu meeple estão apenas 3 corações dourados, se seu nome indica um coração a mais. Existem 2 explicações igualmente aceitáveis que, cada vez que lhe perguntam isso, ele costuma utilizar. A primeira é que o 4º coração é aquele que pulsa dentro dele, o coração real. A segunda é que seu 4º coração foi roubado, por alguma das donzelas que, mais rápida que ele, foi uma ótima bandida também!
Por via das dúvidas, vamos aceitar que ele só não quis ser processado por uma marca de café.
Antares
Antares é uma indígena norte-americana muito jovem, mas com um sentimento de vingança extremamente grande. Depois que invadiram as terras do Oeste que pertenciam à sua tribo e começaram a plantar café para a economia do Estado, Antares ficou sem rumo. Desolada, jurou vingança e prometeu que nunca mais beberia café, líquido esse que transformou-se em símbolo de destruição para ela.
Por ser uma índia, Antares tem a face pintada, o olhar raivoso e em suas mãos porta um arco e flecha muito perigoso. É com ele que seus ataques são desferidos, por isso sua estratégia de jogo é atacar à distância. Contrapondo toda sua fúria, existe em Antares uma doçura e fragilidade muito peculiares. Com apenas 2 pontos de vida, essa moça sempre vive correndo perigo, e conta com a sabedoria do povo nativo para se proteger e curar.
O meeplezinho da personagem, usado nas cartas de ação, ficou marcado pela cor verde (que ela curiosamente imagina ser vermelho) e a galhada de um cervo, poderoso animal que ela derrotou sozinha.
Marshall G. Washington
Um justiceiro e inventor nato que sempre trabalhou ao lado da Lei, e que hoje detém um dos cargos mais elevados do Oeste. Washington é um homem corajoso e convicto de si, e acredita que a melhor forma de combater o mal é acabando com ele de uma vez por todas. Sem medo de um bom duelo, sua maior habilidade é atirar, sempre que possível. Inclusive quando está encarregado de defender, ele acredita que atacar continua sendo a melhor opção.
Da mesma forma que Melitta, Marshall não possui pontos de vida no jogo, afinal, há paredes muito resistentes de um trem para protegê-lo dos tiros e flechadas que vêm de fora.
Suas cartas de ação são maculadas por um meeple barbudo e bem charmoso. Podemos dizer que G. Washington impõe respeito, não é mesmo?!
E para o jogo final, esse é o nosso elenco. Quatro personagens de características bem distintas e que irão expressar isso muito bem nas suas cartas de ação, garantindo ao jogador escolhas bem legais na hora de jogar.
Com as cartinhas transparentes que preparamos, será possível combinar as cartas de ações de todos os personagens, até que você escolha o seu jeito preferido de jogar (ou que continue mudando as combinações todas as vezes, para nunca perder a graça).
O mais legal de tudo isso é que criamos uma
meta social no Facebook para que os meeples de cada personagem tivessem também adesivos personalizados, deixando o jogo ainda mais temático. Felizmente, nós batemos a meta em menos de 24 horas, e agora o jogo vem com uma cartelinha de adesivos também!
Ainda assim, se você não colaborou com a gente no post oficial dessa meta, ajuda a gente curtindo e compartilhando a notícia por aí, beleza?