Não tenho nada contra quem aceita pagar por um produto e ficar esperando por muito mais tempo do que o previsto, seja um jantar em um restaurante ou um jogo de tabuleiro. Mas posso dizer com convicção e por experiência que clientes que não dão feedback nenhum de o que estão pensando sobre o serviço da empresa, não estão ajudando nem aquela empresa a melhorar seus serviços e nem àquele ramo do mercado a ter melhores empresas. Isso é um fato que todos empresários sérios tem conhecimento.
Uma pré-venda bem planejada joga a previsão de entrega lá pra frente, se pode ocorrer atrasos na receita ou no transporte ou na produção, que gerarão atrasos de 2, 3 meses, então jogue mais 3 meses além do calculado como previsão inicial de entrega. Muitos consumidores potenciais irão desistir da compra pelo tempo mais alto? Sim; mas não colocar dentro desse tempo de previsão os atrasos (que acontecem direto) e esperar que o consumidor simplesmente entenda que atrasos acontecem é falta de profissionalismo. Uma empresa séria e responsável tenta sempre agir prevenindo erros e problemas com clientes, não fazendo tudo na correria, dando prazos apertados dentro dos limites possíveis e depois tentando justificar os erros jogando a culpa em terceiros e rezando para que tudo se acerte logo.
Detalhe, previsão de entrega, quando se é uma empresa e a passa para consumidores que estão pagando por seus produtos, é coisa séria; o significado dessa palavra quando empregada nessa situação é "ato ou efeito de prever", e a empresa chega a uma data com base em vários fatores que são de seu conhecimento. Ela pode até errar, mas que assuma seus erros e lide com eles. E obviamente errar por 2, 3, 6 meses, mostra o quão incompetente ela foi em sua previsão, o quão mal feito foi o cálculo. Previsão para entrega de produtos que já foram previamente vendidos, não é e nunca poderá ser um chute, uma mera suposição.
Finalizo dizendo uma coisa que já disse aqui outras vezes, isso é um fórum, serve para discutir e debater mesmo. Fora algumas exceções, normalmente aqui é o fórum e ambiente sociável da internet mais civilizado que conheço, mesmo quando as opiniões são bem diferentes. Há usuários aqui que não irei citar (mas que alguns tenho certeza que sabem), que em certos assuntos temos opiniões totalmente divergentes, mas que tenho grande respeito justamente por ver que são pessoas que sabem como colocar opiniões contrárias sem ofender e que sabem separar assuntos diferentes, não levando nunca para o lado pessoal.
Então, por mim, o jevver2 deve continuar colocando seu ponto de vista e o pessoal que se sinta prejudicado com qualquer situação também deve continuar abrindo esses tópicos...