jevver2::Não sei qual é o tópico oficial (anterior) das reclamações, então vou comentar neste aqui:
Parece que algumas editoras, atendendo às reclamações, não vão mais fazer pré-venda e, consequentemente, não vai mais ter aqueles preços atrativos. Vocês não vão mais precisar mais esperar, vão continuar economizando no frete mas vão pagar mais caro pelo jogo. Ou terão que esperar ainda mais do que esperam hoje, por uma Black Friday, para conseguir aquele desconto que antigamente se pagava nas pré-vendas. Aliás, se quiserem incluir mais um jogo para fechar uma compra com frete grátis não terão mais as opções da pré-venda, então ou pagarão pelo frete ou terão que esperar ser lançado mais um jogo, correndo o risco daquele jogo que já foi lançado esgotar.
Aliás, acho que tudo isso daria no mesmo se os insatisfeitos ignorassem todas as pré-vendas e fizessem suas compras como se não houvesse pré-venda, pagando pelo frete ou esperando algum jogo novo chegar na loja. Aliás, acredito que podem agir assim mesmo hoje, agora mesmo: entrem em contato com a loja, diga que vai pagar o frete e peça o reembolso do que foi pago na pré-venda que ainda não veio.
Aproveito para fazer justiça às editoras injustiçadas, pois previsão de entrega em tal data (termo geralmente utilizado na página de um produto em pré-venda) sempre foi, segundo o dicionário, uma suposição.
Eu queria muito entender essa galera que ainda não sacou o papel do consumidor no mercado.
Exigir um mínimo de planejamento da editora na hora de anunciar datas e atenção com os consumidores através da atualização do estado de um produto que já foi pago não pode ser considerado como reclamação infundada ou exagerada.
No meu caso, quando comprei o Alhambra e o Agrícola em agosto, fui informado sobre o envio em conjunto e sobre a data de lançamento do Alhambra para setembro. Aceitei as condições e não me incomodei de aguardar. O problema é que até hoje o Alhambra não foi lançado e a editora não atendeu corretamente seus consumidores.
Exigir as melhores condições de preço e atendimento é o dever de todo consumidor consciente. Afinal, tanto editoras quanto consumidores tem que saber valorizar seu dinheiro.
Sobre as pré vendas, o maximo que vi de vantagem em alguns caso foi garantir sua cópia do jogo, sem adicionais ou desconto em relação ao preço "de capa".
Com relação as "editoras injustiçadas", imprevistos acontecem e a melhor forma de evitá-los é se planejando. Se nas suas contas você chegou a uma data, adiciona mais uns dias para atrasos e divulga um data mais na frente. Se sair antes, duvido haver reclamação, e se sair depois, se prontifique a entrar em contato e informar seus consumidores. A pior coisa é a desinformação e achar que não precisa justificar seus erros.
Como o corijo disse, nada do que você disse faz sentido e não acrescenta nada a discussão, a não ser comentários irritados e "soluções" sem pé nem cabeça.
Por fim, repito o início:
Eu queria muito entender essa galera que ainda não sacou o papel do consumidor no mercado.