A formação de sistemas solares é o tema desse belo jogo.
As regras são simples e as ações mais ainda. O que faz de Cosmogenesis um bom jogo "gateway", ou jogo de entrada no hobby.
São quatro locais de alocação sendo que dois deles são iguais, servem para pegar planetas terrestres ou gasosos e outros objetos exóticos que dão alguns benefícios durante a partida.
O terceiro espaço de alocação serve para pegar um objetivo. Existem dois tipos de objetivo: o que só dá pontos no fim de jogo (objetivos estelares) ou os objetivos planetares que exigem que um planeta tenha determinadas características e número de luas em sua órbita. Este também dá pontos no fim de jogo e mais alguma recompensa durante a partida. E o quarto espaço é para pegar asteróides ou cometas.
Só isso! Ou quase.
Escolha um dos quatro locais possíveis no tabuleiro e pegue uma ficha de lá.
Sempre tem espaço para todos, pois cada jogador só pode ir a um dos espaços uma vez e tem peças para todos os jogadores.
O que mais importa em Cosmogenesis é conseguir pegar as peças que lhe interessam, por isso pegar o asteróide que dá direito ao monolito de "primeiro jogador" se torna bastante importante.
O jogo evolui com os jogadores fazendo asteróides e planetas colidirem, aumentando o tamanho de um deles (os de nível III e IV permitem que a vida evolua até os seres humanos, que valem cinco pontos no fim, planetas menores só podem ter formas de vida primárias); criando luas em suas órbitas; fazendo asteróides levarem a vida para planetas terrestres e jogar cometas contra planetas para criar atmosfera e água, tornando-os favoráveis à evolução da vida ou, ainda, lançar cometas contra planetas gigantes gasosos para que se formem seus belos anéis.
Cada jogador controla seu próprio sistema solar, levando em conta que a vida só pode evoluir em órbitas mais próximas, limitadas pelo cinturão de asteróides. Não existem ações que afetem diretamente outro jogador, assim a experiência de jogo fica bem tranquila, com cada um jogando em sua solidão cósmica até que o sexto turno termine e contam-se os pontos.
Valem pontos os objetivos estelares de cada um, os objetivos planetares também, tem mais 5 pontos para quem tiver o cinturão de asteróides com mais cometas e asteróides, os níveis de evolução da vida contam pontos, um ponto para aquele que ficou com o monolito de primeiro jogador e mais um ponto por peças de objetos exóticos tais como buracos de minhoca, poeira cósmica e outras maravilhas do universo.
Enfim, um jogo gostoso e leve, com boa dose de planejamento e alguma dose de sorte.