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  3. Agra
  4. Jogo Rápido: Agra

Jogo Rápido: Agra

Agra
  • avatar
    butilheiro08/11/17 17:30
    avatar
    butilheiro
    08/11/17 17:30
    2881 mensagens MD

    Oi pessoal, vou começar uma nova série aqui com uma proposta completamente diferente dos meus reviews usuais. A ideia surgiu à partir da lista de jogos que trouxe de Essen e achei que valia a pena pensar no formato. Como a maioria dos reviews maiores tenho publicado no canal no Medium, resolvi manter aqui no Ludopedia essa ideia de reviews curtos, com algo em torno de 5 parágrafos falando sobre o jogo e uma ou duas fotos apenas, algo bem mais curto que meus textos usuais. Assim, consigo produzir mais material pra vocês. Deixem seus comentários sobre o que acham do formato, ok?

    Vou começar essa série com um dos jogos que acredito que será o mais falado daqui até o final do ano, já forte candidato a jogo do ano em diversas listas por aí: Agra.

    Consegui finalmente jogar uma partida do Agra! E caraca, que jogo! Ele realmente é pesado como esperava, mas muito mais pela quantidade de opções do que pela mecânica. Aliás, a mecânica dele é praticamente só a alocação de trabalhadores (com bem pouco de controle de área) e ainda assim o jogo te faz quebrar a cabeça a cada turno. O objetivo do jogo é ser o mercador mais rico e ter mais moedas ao final do jogo, mas para isso você pode produzir bastantes, conseguir bons contratos e ter influência com os nobres certos, além de procurar o favor do imperador. Tudo isso num jogo bastante cheio de detalhes, rico em tema e muito, muito bonito.

    O manual de regras já impressiona, sendo bem grande, mas bastante rico em detalhes, muito bem organizado, explicando primeiro a dinâmica do jogo e depois cada ação nos seus por menores. Ele é muito bem ilustrado e tirou todas as nossas dúvidas ao longo do jogo. Não precisei recorrer ao BGG pra nada durante nossa primeira partida; tava tudo ali (e depois, de curiosidade, fui ler as perguntas do pessoal no BGG e vi que todas eram meio redundantes, de coisas que estavam no manual). O Mike Keller e a Quined Games realmente capricharam no trabalho aqui.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/a8e10_90pnk3.jpeg

    Todos os milhares de componentes do jogo na mesa. Ainda não consegui parar de admirar essa arte do Menzel.


    Uma das coisas mais interessantes do jogo é que você já começa com todos os seus 10 trabalhadores disponíveis, mas só faz uma única ação por turno, alocando seu trabalhador em alguns dos 8 espaços de ação disponíveis no começo do jogo (cheguei a ver muita gente falando que você tem 100 coisas pra fazer, mas não é bem assim). Acontece que quando você coloca o trabalhador, ele fica lá até que outro jogador o expulse daquele espaço (e, com isso, você ganha um "favor", que é um dos recursos do jogo). Ou seja, se em algum momento do jogo todos os seus 10 trabalhadores estiverem no tabuleiro, você não tem outra opção se não pagar o custo adicional de 2 rúpias e repetir uma ação onde já tem um trabalhador em pé, ou levantar um trabalhador que estivesse meditando em algum local e fazer aquela ação novamente. Isso causa, ao mesmo tempo, a necessidade de planejar onde alocar o trabalhador, mas também uma interação "forçada" entre os jogadores.

    Os 4 espaços de ação principais do jogo (main characters) são o do arquiteto (que permite construir as fábricas ou aumentar sua influência no palácio), a do marinheiro (que permite entregar mercadorias aos nobres e cumprir contratos), o do mercador (trocar mercadorias) e o da botanista (que basicamente te permite alterar sua produção). Além desses 4 espaços, inicialmente existem 4 construções de produção de recursos básicos, que são a madeira, a pedra de arenito, o algodão e o açafrão. Com a ação do arquiteto, nós podemos construir os prédios que irão transformar esses recursos básicos em outros processados ou ainda em artigos de luxo, conforme abaixo:

    - pedra > cimento ou tijolo > escultura
    - madeira > tábuas ou papel > livro
    - açafrão > curry ou corante > pintura
    - algodão > óleo ou tecido > roupa

    Acontece que quando se produz esses recursos, ao invés de haver uma peça de madeira representando cada um, nós temos marcadores da nossa cor que são colocados no tabuleiro no espaço da construção. Quando acontece, por exemplo, o processamento na fábrica de tijolo, apenas movemos nossos marcadores da construção de pedra de arenito para a do tijolo. Esses mesmos marcadores servem para marcar "favor", contratos cumpridos com as guildas (no tabuleiro imperial), mercadorias entregues ao imperador diretamente, e etc. E isso na verdade é bem interessante, pois nós temos um número limitado deles (22) e, quando esgotados, precisamos gerenciar o quanto de cada coisa produzir.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/ad5ad_90pnk3.jpg

    Nossa "fazenda": acima, à esquerda, a trilha onde controlamos a produção de recursos.


    Além de tudo isso, no nosso tabuleiro de jogador nós vamos gerenciar nossa "fazenda" e o quanto conseguimos produzir de cada recurso básico através de um quadro de produção que possui 20 espaços, sendo 4 linhas de 5, com um recurso em cada aresta. Em cada linha há um marcador exatamente no meio (no 3º espaço de cada linha). Ou seja, todos os recursos são produzidos igualmente no começo do jogo. Mas quando fazemos a ação da botanista, podemos mover esses marcadores de produção para algum dos lados da linha e, com isso, aumentar a produção de um recurso e, consequentemente, reduzir de outro. Exemplo: com o marcador no 2º espaço da linha entre o algodão e a pedra, estamos produzindo 1 algodão (um espaço vazio) e 3 pedras (3 espaços vazios).

    O jogo é cheio de nuances menores, ainda tem todo um lance de meditação que não coloquei nesse resumo pra não estender demais (além de ações secundárias que também não falei nada aqui), mas que dá uma beleza ao jogo e nos situa ainda mais do ambiente da Índia que o jogo nos faz respirar. Os componentes são de altíssima qualidade, muito bonitos e bastante coloridos. Aliás, sobre os componentes, um destaque que quero fazer aqui é que as cores do tabuleiro são bem suaves, e quando colocamos os componentes do jogo bem coloridos, ficam impressionante visualmente a coisa toda e não há aquela confusão de elementos que outros jogos causam (e que chegaram a falar que o Agra tinha, mas nem de longe isso acontece). Todos os espaços de ação são bem claros, as coisas tem seu lugar certo e estão bem espaçosas, nada precisa ficar tumultuado no tabuleiro, além de que o tabuleiro do imperador é um espetáculo a parte, com aquela trilha de influência em formato de escada 3D na mesa.

    Agra é mesmo um jogão, como eu queria que fosse. É um euro pesado, com muito worker placement, mas daqueles bons, bem implementados e bem amarrado. É um jogo longo também, isso é verdade, podendo demorar umas 3 horas com a mesa cheia, acredito eu, pois os gatilhos de final de jogo precisam ser disparados (são 3, o que acontecer primeiro dispara o gatilho e então todos os jogadores fazem uma última rodada). É um jogo denso, com poucas ações, de fato, mas muitas minúcias pra cada uma delas, o que lembra bastante o The Gallerist nesse aspecto. Mas é um jogo bem mais impressionante do ponto de vista de design do que o jogo do Vital Lacerda, apesar de ambos serem muito interessantes e únicos em suas esferas. Gosto mais do tema do The Gallerist e o acho mais original, mas a minha sensação nessa primeira partida é de que o Agra seja mais jogo, mais pro heavy gamer.

    Fotos do jogo, tiradas ainda lá na SPIEL:

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/98550_90pnk3.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/aad0a_90pnk3.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/c3195_90pnk3.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/0126a_90pnk3.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/76a57_90pnk3.jpg

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    Comentários:

  • Blue Ghost
    285 mensagens MD
    avatar
    Blue Ghost08/11/17 17:39
    Blue Ghost » 08/11/17 17:39

    Muito bom esse formato! 

    Eu que tenho o tempo corrido e certa preguiça de ler textos muito longos, gostei e acompanharei essa série mais de perto!

    1
  • GAVicente
    728 mensagens MD
    avatar
    GAVicente08/11/17 17:47
    GAVicente » 08/11/17 17:47

    @butilheiro Viu alguma movimentação das editoras nacionais em torno do Agra em Essen? Parece um jogo sensacional.

    Gostei bastante desse formato "mini review"

    1
  • Fnadaline
    23 mensagens MD
    avatar
    Fnadaline08/11/17 17:51
    Fnadaline » 08/11/17 17:51

    Esse formato ficou bem legal, embora goste bastante dos seu reviews longos e com detalhes dos jogo.
    Esse jogo esta com um visual muito bacana, o tabuleiro com os componentes fica muito legal mesmo!

    1
  • joaoclaudio
    3450 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio08/11/17 18:25
    joaoclaudio » 08/11/17 18:25

    Obrigado pelo review. Realmente parece ser bem interessante

    1
  • cybercelso
    42 mensagens MD
    avatar
    cybercelso08/11/17 19:24
    cybercelso » 08/11/17 19:24

    Isso é mini? Caraca!!! Muito bom. Já fidelizei no canal. Quanto a diversão em joga-lo... É legal?

    1
  • rafaelolg
    61 mensagens MD
    avatar
    rafaelolg08/11/17 20:48
    rafaelolg » 08/11/17 20:48

    Justifica o preço que custa a versão de retail?

    1
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro08/11/17 21:18
    butilheiro » 08/11/17 21:18

    Blue Ghost::Muito bom esse formato! 

    Eu que tenho o tempo corrido e certa preguiça de ler textos muito longos, gostei e acompanharei essa série mais de perto!

    ;)

    0
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro08/11/17 21:20
    butilheiro » 08/11/17 21:20

    GAVicente::@butilheiro Viu alguma movimentação das editoras nacionais em torno do Agra em Essen? Parece um jogo sensacional.

    Gostei bastante desse formato "mini review"

    Não vi nada, meu caro. Por enquanto acho que é cedo algo desse tipo. Primeiro por que os jogos da editora nunca saíram aqui. Segundo porque é um jogo com produção cara (e preço de retail igualmente caro). E terceiro por ser um jogo bem pesado e com poucas críticas à respeito. Mesmo no BGG, ainda há bem pouco sobre o jogo. Só quem pegou em Essen mesmo jogou até agora, e não faz nem duas semanas. Minha opinião pessoal: não é o tipo de jogo que editoras nacionais trariam. Não no nosso cenário hoje, vendo como o The Gallerist tá parado em diversas lojas por ser pesado. Infelizmente.

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  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro08/11/17 21:21
    butilheiro » 08/11/17 21:21

    Fnadaline::Esse formato ficou bem legal, embora goste bastante dos seu reviews longos e com detalhes dos jogo.
    Esse jogo esta com um visual muito bacana, o tabuleiro com os componentes fica muito legal mesmo!

    Obrigado, meu caro! Eu não vou deixar de lado os reviews mais longos. Mas como veio muita coisa de Essen, ia ser difícil produzir o review padrão pra todos eles. hehe. Pelo menos por hora, pra dar um rápido feedback pro pessoal dos jogos, vou tentar soltar mais esses rápidos.

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