professor::Jimex::professor::O relato é pontual. Se considerar o volume de serviços que o correio faz de forma correta e comprar com as falhas verão que o numero de acertos é muito maior que o de falhas.
Se existe erro, deve ser apurado e aquele que se sente prejudicado deve procurar os meios legais para ser ressarcido. O que não pode acontecer é generalizar uma ocorrência pontual como regra. O correio é uma empresa que tem suas falhas, mas presta um serviço, ainda assim, muito bom.
Não, o relato nao é pontual. O serviço dos correios e péssimo e só quem nunca enviou ou recebeu algo pelos correios pode fazer isso.
1. O serviço é tão ruim que todos tentam achar outras possibilidades de enviar cartas e pacotes para evitar o buraco negro que são os correios. Tem tanto furto nos correios que as empresas usam outros serviços para enviar coisas visadas. Cartão de crédito e talão de cheque geralmente vem por transportadora, produtos caros vem por transportadora. Vc já recebeu um celular ou uma tv cara pelos correios? Em poucos anos, os correios só vão entregar mala direta e documentos atrelados à algum serviço público.
2. Somado ao serviço ruim, os correios vivem em greve. O irônico que fazer tanta greve acaba aumentando a demanda por serviços alternativos, o que deixa os correios cada vez mais dispensáveis. A cada greve mais se usa transportadora, motoboy, empresa aérea que faz courier, empresa de ônibus que faz courier, empresas que mandam carnês por outros tipos de serviço.
3. Logo, os correios com seu serviço ruim e greves constantes faz o quê? Melhora o serviço? Lógico que não, o que eles fazem é processar todo mundo que tenta prestar um serviço melhor do que eles =/
O engraçado é que qualquer discussão sobre os correios vem rapidinho alguém alegar que não existe monopólio =P. Ou pra disfarçar dizem que não é literalmente um monopólio hehehe.
a) É só ler a CF pra ver que os correios tem monopólio sobre o serviço postal. E eles usam isso pra processar qualquer pessoa que tenta entregar qualquer coisa minimamente parecida com carta. Entregou boleto de faculdade por motoboy, tome processo. Ainda vai chegar ao ponto que vai processar o moleque que passa de casa em casa entregando propaganda de pizzaria de bairro hehehe.
b) Mais importante que o monopólio de serviços postais, os correios tem ISENÇÃO DE IMPOSTOS EM TODAS AS SUAS ATIVIDADES, não só as ligadas aos serviços postais. Ok, levando ao pé da letra vc pode até dizer que não é monopólio nas entregas de pacotes, mas é super fácil competir com uma empresa que não paga impostos
c) É essa discussão de subsídio cruzado é puro mimimi. Se uma Fedex não vai ter cobertura nacional, tem gente que acha que eles não podem vir para cá. Quer dizer que se não tiver internet 4G em Roraima não pode ter em SP? Além disso, quem mora numa capital paga muito mais impostos do que quem vive no fim do mundo. São cômodos e incômodos de viver em locais retirados, seu IPTU é mais barato, tem menos poluição, mas os serviços são mais caros. Por que vc tem que subsidiar o serviço de alguém que mora em local retirado? Se a pessoa faz tanta questão de ter Fedex, que venha morar em um grande centro e sofra com mais impostos, trânsito e barulho.
Confesso que estou estarrecido. Todos que tem por habito ou precisão utilizar os serviços dos correios em algum momento já passou por um ou outro momento de raiva. Eu mesmo já pedir dois jogos em 2010, cujo trauma nunca superei. Mas em relação ao numero de vezes em que os serviços funcionaram a proporção de erros é bem insignificante.
Contrapartida me sinto violentado todos os dias em que preciso me submeter às extorsões dos postos de combustiveis, da spraticas abusivas dos bancos, da falta de compromisso com o cliente das companhias telefônicas e do absurdo que é a tarifa de nergia aqui no Paraná, sem falar das sacanagens da JBS. Nenhuma dessas empresas é estatal. Não vejo nenhum consumidor de levantar bandeira contra essas empresas. Mas quando se trata da coisa pública o cara pula com uma pedra em cada mão sem refletir no quanto está tratando os fatos com exceção.
Note que eu não estou dizendo que o rapaz ai do relato tem que se conformar com o prejuízo. Pelo contrário ele tem que correr atrás do prejuízo dele junto aos meios legais. Estou dizendo é que existe opção para quem está descontente com o serviço dos correios. É só procurar e pagar o preço dos caras.
1)Essa questão de optar por transportadora ao invés do correio nada mais é que uma questão de logística. Saí muito mais barato pelo volume de processos que se realiza e as vezes mais rápido. É uma questão de opção para quem é PJ. Mas para a pessoa física e quem não tem um volume grande de processos, recomendo ficar com o correio mesmo quando estivermos falando de grandes distâncias.
2) A greve é um direito dos servidores do correio. A culpa é da alta gerência que está muito mais a serviço dos interesses do grande capital do que do próprio correio. Se as condições de trabalho dos servidores fossem satisfatórias eles não fariam greve e durante um ano, o numero de dias de uma greve é muito menos do que o numero de dias no qual o sistema funciona.
3) Melhorar o serviço exige que a grana gerada pelos correios seja investida nos correios. Infelizmente como tudo que envolve política, você deve supor o que é feito desse dinheiro...
Monopólio? Eu percebo é que tem muita gente com grana na suiça doida pra abocanhar a estrutura que o correio possui e que foi construída ao longo de muitos anos. Abocanhar de graça. Tome o exemplo do pré-sal e de tudo o que sofreu no processo de privataria do Brasil. Estranho ninguém reclamar da google, do facebook, da globo por monopólio.
c) O que te faz pensar que São Paulo é melhor que Roraíma? O que é o fm do mundo?
Rebatendo seu post ponto por ponto:
a) Todas essas situações que te deixam transtornado não tem nada a ver com livre mercado.
- Postos de combustíveis precisam de autorização estatal para funcionarem. Também tem pisos e tetos estipulados para o preço dos combustíveis. Por fim, não é possível importar combustível do exterior. Qualquer um que já foi ao Paraguai sabe que a gasolina lá é de melhor qualidade e mais barata. E no PY tem um posto de bandeira BR da Petrobras.

. Manda um caminhão tanque do PY pra cá e vê se passa na alfândega.
- Banco só comete esses desmandos porque tem proteção estatal. Tenta emprestar dinheiro com juros de 350% ao ano com juros compostos e vê se vc não é preso por agiotagem. Tenta vender plano de capitalização dando retorno negativo e vê se não dá ruim pro seu lado.
- Tenta tratar os clientes mal como fazem as teles sem ter uma Anatel por trás te protegendo e impedindo que outras empresas entrem no BR.
- Empresa de energia. O supra sumo do livre mercado, SQN =). Me fala alguma cidade que existe mais de uma opção de empresa de fornecimento de eletricidade
- JBS. Será mesmo que uma atrocidade feito a JBS existiria sem empréstimos do BNDEs com juros baixíssimos e com poucas garantias dadas pelo empréstimo?
b) Uma PJ contratar os correios é pedir ter problemas. Todo mundo sabe o quanto é complicado processar os correios. Essa empresa tem status de Fazenda Pública, ou seja impenhorabilidade de bens, pagamento por meio de precatórios, recursos de ofício. Qualquer processinho de PJ contra os correios ultrapassa o valor de um juizado especial, e receber precatório ... haja paciência.
c) Qualquer pessoa com o mínimo de experiência no setor privado sabe que greve só existe em estatal ou quando é inflada por sindicato. Funcionário competente pede aumento e recebe; funcionário ruim é mandado embora. Pergunta na padaria do seu bairro se o dono não dá aumento pro seu padeiro chefe se ele exigir. É simples assim, funcionário bom pede aumento e ganha, porque senão ele vai trabalhar no concorrente. Esse papo de que patrão manda e desmanda em funcionário é lenda. Todo dono de estabelecimento depende e muito dos seus bons funcionários. Se patrão tivesse todo esse poder, todo funcionário ganharia R$ 10,00 de salário e trabalharia 18 horas por dia =/
d) Essa lenda de que banqueiros estrangeiros estão doidos pra comprar tudo no Brasil é surreal. Hoje os correios são um empresa falida. Quem compraria os correios hoje? Uma empresa com um passivo gigantesco, com um fundo de pensão arrasado, com um corpo de funcionários com vícios de estatal, com a infraestrutura sucateada.
É muito mais negócio chegar e começar uma empresa do zero que que comprar o dinossauro que é a ECT. Só vale a pena comprar algo nessa situação se for que nem as teles, onde se substituiu um monopólio estatal por um oligopólio criado pelo Estado.
e) Se vc leu atentamente meu post, é uma questão de cômodos e incômodos. Não se pode ter o melhor de dois mundos. Ou vc mora em SP e tem acesso a shoppings, teatro, metrô e por outro lado aguenta trânsito, barulho, impostos altos; ou vc mora em Rondonia e tem ar limpo, sossego e sente falta das comodidades das grandes capitais.
O preço de uma quitinete em SP é o preço de uma chácara em Rondônia. Vc exigir que o valor de um Sedex dentro de SP seja próximo do valor de um SP para Rondônia é pedir para que as pessoas de SP subsidiem fretes para as pessoas de Rondônia.
Eu moro em SP e aguento as partes boas e ruins da cidade. Não exijo que o cidadão de Rondônia que pague para que eu em SP tenha um ar tão puro quanto Rondônia. Se a pessoa que mora lá gosta tanto das comodidades de uma grande cidade, que pague os custos de enviar para lá ou se mude pra um grande centro.