tequila_j::
Eu sei que o seu caso foi carta, mas será que podemos parar com o mantra de que a ECT "é um monopólio". Ela só tem monópilo de carta (e se não tivesse, você realmente acha que a sua carta ia chegar por FEDEX???). Essa generalização só trasmite mais ignorância.
Segundo, você abriu reclamação em algum lugar (não quanto a responsibilidade, mas pela agẽncia entregar encomenda violada)?
Ía dizer exatamente isso...o STF já julgou que o monopólio dos correios se limita a entrega de cartas, mas não às demais entregas de caráter comercial.
É por isso que não entendo lojista que contrata serviço dos correios e depois reclama do serviço...
A própria FEDEX é uma empresa que faz serviços de entrega no Brasil em concorrência com os correios. No entanto, se o serviço deles é mais caro, ou não tem tanta capilaridade é algo que os seus clientes/consumidores devem reclamar para que melhore. É assim no livre mercado, não?
Só para constar, acho um absurdo você ter um produto furtado pelo serviço de entregas, seja qual for a empresa responsável, mas, como também já foi dito, isso deve ser tratado como uma falha de serviço igual, por exemplo, às milhares de ações judiciais que tratam todos os anos de problemas envolvendo empresas de telefonia, comércio varejista, instituições financeiras etc.
PS. A questão da imunidade tributária dos Correios (que não é isenção), SE não existisse, só faria com que seus serviços fossem mais caros, e, do ponto de vista econômico, isso só tenderia a tornar todos os serviços ainda mais caros (sejam prestados por eles ou por outras empresas).
Alguém acha que as outras empresas cobrarão menos se os Correios cobrarem mais caro porque deixaram de ter imunidade?
Por isso, não faz o menor sentido defender a extinção dos correios ou sua privatização. Quer um serviço melhor? Pague o preço de uma FEDEX e seja feliz...Quer um serviço mais barato? Vá de correios...Em um ou no outro há riscos, como em qualquer atividade econômica e sua solução será na via consensual ou judicial.
Ah...mas os correios prestam um péssimo serviço e fazem greve etc...
Ok continuando assim, pela livre concorrência, eles perderão espaço para as várias empresas privadas que existem por aí e seguirão entregando cartinhas para as vovós no interior, mas não há monopólio estatal de entrega de encomendas.