Ficha Técnica

Componentes
A versão da Mandala Jogos de Coup está fabulosa! A caixa é rígida com laminação fosca, o que aumenta a durabilidade do jogo. As cartas tem um bom formato, papel cartão com boa rigidez e ótima impressão! As moedas são de cartonado de boa qualidade e a edição que joguei acompanha uma bolsa roxa de tecido. A caixa contém 25 cartas de personagens, 5 cartas de Inquisitor, 6 cartas de ajuda, 24 moedas comuns, 6 moedas de ouro que equivalem a 5 moedas comuns e 1 livreto de regras além da expansão "A reforma". A arte da versão brasileira é espetacular!!

Como ainda não chegou a edição da Redbox de Mascarade falarei da versão da Repos, que acredito que tem qualidade similar. A caixa também é rígida porém com papel texturizado (parece linho). As cartas são bem produzidas e tem um formato bacana. O jogo conta com moedas, tokens de personagens, além de um tabuleiro cartonado. A caixa contém 14 cartas de personagens, 14 marcadores de personagens, 5 cartas de ajuda, 1 tabuleiro de Tribunal, 86 moedas e 1 livreto de regras. As ilustrações do jogo também são belíssimas!

Ou seja, temos 2 jogos muito bem feitos!!
Temática
É impossível para quem já jogou ambos não fazer comparações. Em Coup você é o chefe de uma família tentando exercer sua influência em uma corte fraca, corrupta e repleta de intrigas. Sua missão é acabar com as influências das demais famílias e sobreviver a este jogo de intrigas.
Por sua vez, Mascarade nos convida ao baile de máscaras onde os homens e mulheres mais influentes da corte estarão presentes. Seu objetivo é conseguir mais ouro enquanto as belas e ornamentadas máscaras escondem sua verdadeira identidade.
Semelhanças
Além da temática, os jogos possuem mecânicas e dinâmicas parecidas. Ambos os jogos contam com identidade oculta, personagens com diferentes habilidades e toma essa! Aliás, as habilidades dos personagens que tornam os jogos tão divertidos. Cada poder é único e se aplica melhor em determinadas situações, por isso (muitas) as vezes será necessário mentir para seus adversários! Os jogos exigem boa memória e dedução, além de muito blefe para você ser bem sucedido. São jogos com pouca dependência de idioma mas que logo logo vão contar com edições nacionais.
Não irei me aprofundar muito nas regras, exceto quando elas forem necessárias para comparar ambos os jogos.
Diferenças
Apesar de ambos os jogos contarem com moedas, seu uso difere bastante. Enquanto em Coup você deve acumular riqueza para aplicar um Golpe de Estado (e consequentemente acabar com a influência de alguém) em Mascarade você precisa ser o jogador mais rico para vencer! Outro ponto que difere bastante e proporciona experiências diferentes é que em Coup você pode confirmar sua identidade a qualquer momento ao passo que em Mascarade você precisa gastar 1 ação (e você só tem 1 ação por turno!) para fazer isto.
Isto ocorre por dois motivos:
- apesar de no início todos poderem ver suas identidades, nos 4 primeiros turnos é obrigatório aos jogadores trocarem (ou não) suas cartas
- uma das ações básicas é trocar sua carta de personagem com outro jogador
E isto influência drasticamente na forma como se joga cada jogo. Em Coup você possui mais informações (você sabe suas influências) ficando mais seguro das suas ações. Em Mascarade após algumas rodadas ninguém mais sabe quem é quem, ai ganha quem blefa mais!
Em Coup você pode contestar alguma ação, seja duvidando da influência de alguém, seja afirmando sua influência ou seja mentindo sua influência. A penalidade para quem é pego blefando é perder uma de suas influências que acaba revelada (o que te fornece mais informações). Desta forma, após perder 2 influências o jogador acaba eliminado. O que muitas vezes pode ser frustrante, mesmo em um jogo de curta duração. Vence o último jogador na mesa.
No caso de Mascarade caso alguém anuncie ser algum personagem e ative seu poder, os demais jogadores também podem afirmar serem aquela pessoa. Assim, uma a uma todos vão revelando suas cartas até que a verdadeira identidade seja revelada. Pode, inclusive, acontecer de nenhum dos jogadores serem quem eles afirmaram ser. Neste caso, todos que mentiram devem pagar 1 moeda de multa ao tribunal. Se algum jogador for, de fato, o personagem sua habilidade é resolvida automaticamente mesmo que não seja seu turno. Vence o jogador que conseguir 13 moedas primeiro ou o jogador mais rico caso algum outro entre em falência.

Considerações
Gostei muito de ambos os jogos porém o Coup com certeza vê mais mesa! O jogo possui regras simples, é rápido e possui uma quantidade de jogadores boas. Como você sabe suas influências, pode funcionar mesmo para pessoas que não são boas em blefe. Ao mesmo tempo que a eliminação de jogadores pode incomodar também pode acirrar a competitividade na partida. É obrigatório se você gosta de jogos de blefe!
Mascarade é um jogo mais complexo, seja pela grande quantidade de personagens e poderes, seja pelo fato que você não sabe sua identidade durante a partida! Pela minha experiência não funciona em qualquer grupo. Apesar de ser possível jogar em apenas 2 pessoas, ele roda melhor a partir de 5-6 jogadores. É uma opção para grupos grandes, mas, repito, não funciona em qualquer grupo!! Os jogadores precisam estar dispostos a blefar boa parte do tempo ou terão uma impressão ruim do jogo. Eu mesmo tive jogos bons e jogos ruins.