Por Channing Jones
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/blogpost/66971/publisher-diary-adios-calavera-or-days-dead-are-di
Joachim Gauck, que serviu como presidente da Alemanha de março de 2012 a março de 2017, tem uma forte conexão com Martinho Lutero. Afinal, muito antes de se tornar presidente, Gauck serviu como pastor luterano em Rostock, no Mar Báltico.
Mesmo que seu tempo como pastor ficou para trás, Joachim Gauck ainda tem conexão com Martinho Lutero, tanto assim que quando Luther: Das Spiel foi publicado pela KOSMOS em 2016, ele ficou tão satisfeito com o jogo que convidou os dois autores, Erika e Martin Schlegel a Berlim para visitar o Palácio de Bellevue. Foi uma grande honra e a primeiro vez que um autor de jogo de tabuleiro se encontrou com o Presidente Federal.
Da esquerda: Erika Schlegel, Martin Schlegel, Joachim Gauck
Os jogos nos permitem explorar a história e as diferentes culturas de várias maneiras, com os jogos também assumindo uma multiplicidade de formas para combinar com os assuntos. O novo jogo de
Martin Schlegel, por exemplo, não poderia ser mais diferente do que Luther: Das Spiel.
¡Adios Calavera! será lançado pela editora alemã Mücke Spiele na SPIEL '17, e é um jogo único para dois jogadores com poucas regras. Este é o terceiro jogo de Schlegel com a editora Mücke, seguindo
Atacama e
Takamatsu.
De "Zócalo" para "¡Adios Calavera!"
O jogo originalmente foi chamado de "Zócalo", porque há uma brincadeira que ocorre na enorme praça do centro da Cidade do México, que se chama Zócalo. As meninas formam uma equipe, meninos outra equipe, com cada um dirigido por um jogador e com cada tentativa de atravessar o espaço primeiro, encontrando aqueles do sexo oposto de maneira amigável e menos amigável quando se moviam.
Embora o próprio jogo tenha sido bem recebido, o tema não foi convincente, então buscamos outro tema com o México como o local de ação. A jogabilidade também ficaria igual porque estava totalmente desenvolvida e dava aos dois jogadores trinta minutos de diversão emocionantes.
O experiente artista gráfico Christian Opperer sugeriu colocar a ação do jogo durante o "Dia de los Muertos", uma celebração anual no México. A primeira reação à ideia de incorporar um dia memorial para os mortos em um jogo foi horror e choque. Um tema sombrio com crânios mortos? Isso não é adequado para um jogo. No entanto, como de costume, sempre que você aprende mais sobre um assunto, ele muda sua opinião. O dia dos mortos no México não é um evento de luto, mas um colorido festival popular em homenagem aos mortos.

De acordo com a velha crença popular, as almas do falecido retornam às suas famílias no início de novembro. Em todos os lugares, a memória deles está em primeiro plano. As ruas são decoradas com flores, que são símbolos da morte e da transição. As pastelarias produzem os Calaveras de Dulce, que são crânios de açúcar, chocolate ou maçapão. O Pan de Muerto, o pão morto, é outro deleite popular durante estes dias, e durante desfiles, calaveras - caveiras grandes e esqueletos cheios de papel maché - são transportados pelas ruas.
Depois que as almas do falecido são recebidas nas casas na noite de 2 de novembro, uma despedida ocorre nos cemitérios, onde há comida, bebida, música e dança. À meia-noite, chegou a hora de despedir-se e o festival acaba até que os mortos retornem no próximo ano.
É neste momento da história quando
¡Adios Calavera! ocorre: os vivos e os falecidos devem se despedir uns dos outros, seguindo seus caminhos separados até o ano que vem. Você quer alcançar rapidamente o outro lado da área de celebração, enquanto evita que outros saem da primeira reunião de despedida.
Poderes para o povo
No jogo, um jogador assume o papel dos mortos, o outro da vida. Cada jogador tem oito peças e as coloca nas posições indicadas de um tabuleiro aproximadamente 9x9 ao lado da borda inicial do jogador adversário. Os jogadores não estão diretamente opostos um ao outro, mas em um ângulo reto.
O primeiro jogador a levar suas oito peças do lado do tabuleiro oposto à sua posição inicial ganha. Na sua vez, você move uma peça para vários espaços iguais ao número de peças (soma das suas + dos adversários) na linha perpendicular à direção que se moverá. Assim, se você mover uma peça na sua linha da frente, moverá três espaços (a menos que atinja um obstáculo).
Esta é a maneira mais simples de jogar, mas cada uma das oito peças também tem um poder especial em seu verso, com cada equipe com os mesmos oito poderes. Antes de iniciar o jogo, cada jogador escolhe secretamente quatro desses oito poderes que querem usar, então vira essas peças para o lado de "energia" enquanto deixa as outras como está. Cada jogador organiza secretamente suas peças nas posições iniciais de sua escolha antes de começar a jogar. Os poderes incluem a capacidade de se mover através de obstáculos, trocar com outras peças, empurrar outras peças, atrair outras peças, não permitir que outras peças se movam adjacentes, mover-se em diagonal e muito mais.