Esse assunto já foi bastante discutido em várias rodas de amigos, em podcasts e alguns canais já trataram do assunto, mas há bem pouco material em texto por aqui. Por isso resolvi escrever um pouco do que penso sobre esse universo dentro do nosso universo dos jogos de tabuleiro: os jogos 4X. 4X não é uma mecânica, nem uma categoria, mas uma família de jogos que tem alguns elementos em comum. O termo é uma brincadeira com a ideia de 4 desses elementos que compartilham a letra X no nome: explorar, expandir, extrair e exterminar.
Nesse texto, além de dar todo o contexto para a criação do termo, tentei buscar a raiz do significado dos termos pra conceituar o que seriam os jogos 4X e quais deles a gente encontra no Brasil pra jogar. O texto tá lá no Medium, no canal oficial do Deathmatch (é só clicar no link que vai direto pro texto). Você pode comentar tanto por lá quanto por aqui e ajudar a formar uma discussão bacana sobre o assunto.

Eclipse: o mais popular entre os jogos dessa família no BGG.
Foto: BoardGameGeek
Vale também ouvir o podcast do pessoal do
Meeple Maniacs sobre o assunto, além da discussão que está rolando no grupo do Facebook para desenvolvedores de jogos.
E aí, quais jogos
4X você já teve oportunidade de jogar? Qual você está ansioso pra conhecer? E seu grupo, topa uma jogatina dessas ou é mais "mimizento" pra jogos com eliminação de jogadores?