Meus centavos sobre isso:
Eu comprei o Fankit que adiciona peças de madeira no lugar das fichas de seguidores, peças do 5º jogador e outras coisas, e o tabuleiro extra do quinto jogador as construções adicionais têm exatamente a mesma qualidade do nacional, exceto que ele é frente e verso, sendo de um lado em alemão, e do outro em inglês.
As únicas coisas que me chamaram atenção quanto à qualidade do nacional, e isso não tive como comparar com o extrangeiro:
1- A caixa me pareceu um pouco menos resistente do que de alguns outros jogos, mas nada de mais, e isso também não é exclusividade (a caixa do Colt Express mesmo é um pouco mais fina que de outros jogos que tenho).
2-As partes onde estão impressas "Orléans", principalmente no verso dos tabuleiros, pareceu feita em uma resolução não muito alta, mas novamente nada de mais.
3-Parece que jogaram um pouquinho mais de tinta que o "Normal" nos impressos, que estão com um aspecto de "mais molhado".
Só o que me doeu na vista foi a propaganda do Terraforming Mars que tem no verso no manual. Pqp, que resolução é aquela? O fundo tá em alta resolução, mas a caixa do jogo que colaram na frente pra compor a imagem parece uma foto pequena esticada, toda pixelada. Trabalho amador e desleixado ao extremo hahaha. Vamos caprichar mais nas propagandas, minha gente? rs
Ressalto que sou não sou uma pessoa frescorenta demais com qualidade de componentes, mas também já passaram alguns jogos pelas minhas mesas e tenho alguma noção de qualidade de jogo. O nojento Manhattan Project nacional, por exemplo, eu devolvi e importei outro. Já o BattleCon tem um corte de tokens BEM GROSSEIRO, mas não me incomodou e achei boa a qualidade do jogo, pensando que foi feito aqui.O parque gráfico brasileiro para board games ainda é meio amador, mas entendo que fazer ao menos alguns componentes no Brasil tem sua importância, pois conforme vai ganhando mais experiência, a tendência é que mais peças ou jogos sejam feitos aqui e o custo e preço diminuam. O Robinson Crusoé teve alguns componentes feitos no Brasil, e ficou boa a qualidade. Alguém sabe se o jogo foi feito na mesma gráfica da versão internacional ou se foi feito no Brasil?
PS: O Fankit pode ser FACILMENTE importado no site da DLP-Games. Não paguem o absurdo que pedem por ele na Ludopedia. A caixa nem chama atenção, mas, mesmo se chamar, deve passar sem problemas pela Receita. O meu foi aberto pela Receita e nem taxado foi (claro que pode depender da TPM do fiscal rs).