Que experiência! Desarmar bombas em uma contagem regressiva. Isso sim é emoção.
Do que está falando?
Fuse, já jogou?
Ah já, bem legal. Mas podemos continuar as histórias?
Claro. Onde estávamos?
Algum jogo considerado o mais jogado da história.
Ah sim, esse jogo foi jogado por tanto tempo ao longo dos anos que foi considerado o jogo mais jogado. É o Monopoly!
Ta de sacanagem?
Rs... brincadeira...
SOBREVIVENDO AOS ANOS. O JOGO REAL DE UR
Jogo Real de Ur - Foto do Museu Britanico
Muitos pensam que talvez o gamão seja o jogo mais jogado da história. Realmente ele tem muitos anos de vida e foi jogado por diversas culturas. Entretanto, um jogo em particular toma essa categoria do gamão.
Pensava-se que esse jogo já havia desaparecido e muito tempo. Precedido pelo gamão a mais de 2000 anos atrás. Até que foi encontrado um tabuleiro dele nas tumbas Reais de Ur no Iraque nos anos 20. Alias, é dai que vem o nome dado ao jogo.
Foto do jogo original escavado e em exposição no Museu. Observe as peças e os dados!
O jogo em si remonta a mais de 2500 anos antes de cristo e grande parte de sua história e regras se devem também a um entusiasta do jogo chamado Irving Finkel, que atualmente é curador no Museu Britanico, onde o tabuleiro escavado encontra-se em exposição.
Irving conhecia o jogo desde pequeno e o admirava, pesquisando sobre ele, estudando sobre ele e até mesmo fazendo um tabuleiro dele quando criança.
E este mesmo senhor simpático pesquisou a história do jogo e encontrou versões modernas sendo jogadas na India a muitos e muitos anos. Percebendo que o jogo não havia morrido e nem desaparecido, mas apenas se “reestruturado” com o passar dos anos.
Tabuleiros modernos e tentativas de reprodução dos dados em forma de pirâmide
As regras originais antigas ainda não haviam sido transcritas em sua plenitude e muito se perdia em relatos ao longo da história causando confusão nos historiadores sobre qual regra era de qual adaptação do jogo, até que foram encontradas em escavações as regras e descrições do jogo entalhadas em pedaços de tabuas em escritas cuneiformes.
Parte das regras recuperadas em escavações
Falando no Irving Finkel, você gostaria de conhecer esse simpático senhor? Que tal ouvir um pouco dessa história de sua própria boca?
Mesmo que você não saiba inglês assista e veja Irving mostrando, quase como um guia turístico, os pedaços da tabua de regras, o tabuleiro original e as peças e dados utilizados.
Regras? Claro! Vamos la...
O jogo era jogado em forma praticamente de corrida, no qual dois jogadores se enfrentavam em rolagens de dados com o objetivo principal de retirar todas as suas peças do tabuleiro antes do adversário.
Rolam-se os dados, uma peça pode ser movida por rolagem. Se essa peça aterrissar em uma casa ocupada pela peça do adversário então a peça dele é removida do tabuleiro e deve recomeçar sua jornada.
Apesar de o tabuleiro em si estar cheio de imagens entalhadas e figuras estranhas existe apenas uma menção a utilidade de uma delas. É a que representa uma flor de lótus. Essa casa te permite realizar uma nova rolagem de dados caso uma peça termine seu movimento nessa, o que daria uma grande vantagem ao jogador.
Existem algumas variações, permitindo que os jogadores andem até o final e saiam por uma ponta ou andem e retornem pelo mesmo caminho, terminando onde começaram originalmente. Não importa o jeito, o que importa é a diversão!
Voce deve estar pensando: Pera, esse modo de jogo eu já li, já ouvi e até mesmo já vi.
Sim meu caro, você realmente já ouviu isso por que eu mesmo te contei a poucos dias atrás. Vários jogos contam com “mecânicas” parecidas. Regras muito similares circundam o Senet, o Mehen, o Ludo e por ai vai!
Isso é apenas uma ponta da influência que esses jogos tiveram um sobre o outro e sobre os BGs atuais. Você consegue perceber? As imigrações, os contatos com outras civiliações. A globalização do homem ao longo dos muitos anos de história de nossa civilização tem interpolado partes de culturas distintas e arremessado tudo dentro de um caldeirão, misturado e depois dividido pelo mundo!
Compartilho muito da empolgação que o Irving apresenta. Alias, preciso ir, vamos tomar um café e relembrar os bons tempos. Tenho que arrumar minhas malas.
Até a próxima.
Fontes: Bbc.co.uk Medium.com, Histor of BG Deciphering the world's oldest rule book, Irving Finkel, Youtube.com
Gosto de textos de resgate históricos dos bgs. Tem tanto jogo que nunca ouvimos falar, como esse.
Nessa pegada gostaria de sugerir um jogo para vc fazer um texto. Não conhecia ele até meus pais trazerem ele de fora numa viagem a Noruega. Achei muito interessante o contexto histórico dele e a mecânica.
Muito legal essas curiosidades históricas. Lendo elas me faz sentir em um lance estilo Yu-Gi-Oh!, onde os jogadores descobrem que seu jogo moderno na realidade já era jogado por seus ancestrais a milhares de anos atrás, havendo estratégias antigas perdidas a serem redescobertas.
Excelente texto. Tive a oportunidade de jogar uma versão moderna , e se percebe a semelhança com outros jogos, principalmente o gamão. É um dos jogos que pretendo ter na coleção. Parabéns pelo trabalho. Vlw
Parabéns camarada. Essa série tá realmente muito boa. Acho que se a galera de Ur não registrou as partidas aqui na Ludopedia não tá valendo como jogo mais jogado. :-P
joaoclaudio::Parabéns camarada. Essa série tá realmente muito boa. Acho que se a galera de Ur não registrou as partidas aqui na Ludopedia não tá valendo como jogo mais jogado. :-P
Esse jogo é muito bom! Simples, prático e competitivo, tenho há algum tempo junto com uma coleção de jogos "pré-históricos" de várias civilizações. Vale a pena conhecer ;-)
Rennacius::Adoraria comprar esse jogo. Já vi vários vídeos, inclusive uma partida com o responsável pela parte de jogos antigos do museu Britânico.
Onde posso comprar o jogo?
A partida que vc viu era do próprio Finkel.
Vc pode comprar se nao me engano na Mitra Jogos. Se nao me falha a memória eles fabricam versões modernas
Eu produzi artesanalmente uma série de jogo real de Ur recentemente pra vender para amigos e conhecidos. Modestia a parte, ficou muito bacana o resultado e posso vender um deles para você, se ainda tiver interesse.
Me responde aqui mesmo que eu te mando fotos! E em breve vou anunciar eles aqui no Ludopedia.
Abraços!