Descrição
Em 1413, o novo rei da Inglaterra, Henry V de Lancaster, tem planos ambiciosos: a unificação da Inglaterra e a conquista da coroa francesa! Cada jogador assume o papel de uma ambiciosa família aristocrática. Quem vai ser o melhor defensor do jovem rei, e o mais poderoso senhor de seu tempo?
Em Lancaster os jogadores querem ser mais do que um simples Senhor e atingir o status de poderoso aliado do rei. Eles podem conseguir isso através do desenvolvimento de seus próprios cavaleiros, bem como pela implantação inteligente de cavaleiros individuais nos condados de Inglaterra, em seu próprio castelo, ou nos conflitos com a França. No parlamento, eles tentam empurrar leis de que se beneficiarão mais. O jogador com o maior número de pontos de força no final do jogo é o vencedor.
Visão Geral
Lancaster é um jogo de Matthias Cramer, lançado em 2011, pode ser jogado de 2 a 5 jogadores, e com tempo médio de partida de 60 minutos.
Lancaster tem como mecânicas principais: Controle de Área/Influencia de Área; Leilão, Votação e Alocação de Trabalhadores. É independente de idioma, tem uma complexidade segundo o BGG de 2,99/5, mas é um jogo muito fácil de se ensinar.
Componentes
Uma das coisas que me chamou a atenção neste jogo foram os componentes e a arte de Martin Hoffmann e Claus Stephan.
Os componentes são todos de madeira (devem ter cortado metade da Amazônia pra fabricar este jogo).
O token de primeiro jogador é pesado. Os cavaleiros possuem peso e medida diferentes de acordo com sua força. (Um cavaleiro de força 3, possui o mesmo tamanho e peso de 3 cavaleiros força 1).
As “cartas” de Conflito e Leis, são “tiles” duros e resistentes de madeira.
O tabuleiro é muito bonito, representando o reino da Inglaterra.
E além disso, cada jogador possui seu próprio castelo, para esconder seus escudeiros e moedas. Um charme!!
Gameplay
Em Lancaster, os jogadores devem recrutar novos cavaleiros, melhorar suas habilidades, conquistar nobres para ter mais votos no parlamento, e enviar seus soldados para ajudar a Inglaterra a derrotar a França. O jogos termina após 5 rápidas rodadas. O jogador com mais pontos no final do jogo é o vencedor.
Cada rodada possui 3 fases:
1)Alocar Cavaleiros
2)Parlamento
3)Recompensas
1)Alocar Cavaleiros
Os jogadores podem alocar seus trabalhadores em 3 lugares: Nas cidades do reino, em seu próprio castelo, ou no conflito contra a França.
Cidades
Os cavaleiros podem influenciar os nobres das cidades para: contratar um novo cavaleiro, aumentar o nível de força de um cavaleiro, construir um parte de seu castelo, ganhar moedas, ganhar novos escudeiros, influenciar um nobre da cidade, pegar token de primeiro jogador, etc.
Nas cidades, os jogadores só podem alocar 1 cavaleiro por cidade, cada cidade tem um número que representa a força do cavaleiro que pode alocar ali, ou seja, uma cidade com força 2, só pode ser influenciada por um cavaleiro força 2. As recompensas das cidades são ativadas no final da rodada, então, um oponente pode “expulsar” seu cavaleiro, desde que coloque um cavaleiro de força maior.
Além disso, para fins de influencia, as forças dos cavaleiros podem ser somadas aos escudeiros. Na fase de recompensas, os jogadores podem escolher a recompensa da cidade, ou influenciar um nobre, ou, pagar 3 moedas e fazer as duas coisas.
Castelos
Os jogadores podem alocar cavaleiros para construir seu castelo e receber recompensas fixas no final da rodada durante todo o jogo. No final da partida, o jogadores que tiverem construído todo o castelo recebem pontos de vitórias extras.
Conflitos
O exercito da França possui um valor militar, que os jogadores podem enviar seus cavaleiros para igualar ou exceder o valor militar de acordo com a força de seus cavaleiros. Quem enviar seus cavaleiros para ajudar o Reino na batalha, recebe recompensas IMEDIATAS. Na fase de recompensas, quem enviar mais força na batalha contra a França, recebe mais pontos de vitória, de acordo o “tile” de conflito. Se os cavaleiros enviados não conseguirem igualar o poder da França, o Rei ainda assim te concede pontos de vitórias menores.
Então o “tile” de conflito desce para a parte inferior do tabuleiro, assim como os cavaleiros envolvidos na batalha, e na próxima rodada, os jogadores podem tentar batalhar com França novamente. Se a Inglaterra vencer, ganham-se os pontos de acordo com o “tile”, se perder novamente, os cavaleiros são capturados. Os jogadorem então podem pagar 1 moeda por força do cavaleiro capturado para resgata-los, ou então os cavaleiros “morrem” e voltam para a reserva do tabuleiro.
2)Parlamento
Na fase de parlamento, há sempre 3 leis ativas e 3 novas leis para serem votadas. Desse modo, sempre teremos 3 leis ativas para serem pontuadas. As leis darão benefícios aos jogadores, se cumprirem o requisito da lei, que pode ser pontos de vitória, novos cavaleiros, aumentar nível de cavaleiros, mais moedas, mais escudeiros, etc.
Os jogadores devem aprovar ou vetar as leis. Cada jogador recebe um marcador de voto, além disso, quando um jogador influencia um nobre, recebe um cubo de votação extra, que irá ajuda-lo a aprovar ou vetar as leis. Os jogadores só podem ter um nobre de cada cidade, além de receber um cubo de votação extra, os nobres dão muitos pontos de vitória no final do jogo.
3)Recompensas
As recompensas são resolvidas primeiramente nas cidades do reino, em ordem alfabética (cada cidade possui uma letra de “A” até “H”.). Depois, são resolvidas as recompensas de seus castelos, e por último são resolvidos os conflitos.
Final de jogo
Após resolver as recompensas na quinta rodada, o jogo termina. Então a pontuação final ocorre, somando-se:
8 pontos de vitória para o jogador com maior força de seus cavaleiros. 4 pontos para o segundo.
8 pontos de vitória para o jogador com a maior extensão de seu castelo construído. 4 pontos para o segundo.
Pontos de vitória de acordo com a quantidade de nobres: 0, 1, 3, 6, 10, 15, 21, 28 e 36.
O jogador com mais pontos de vitória é o vencedor, e tem o mais alto prestigio com o a Inglaterra e o Rei V de Lancaster. Em caso de empate, os jogadores dividem a vitória.
Considerações Finais
Lancaster é um ótimo jogo, tem bastante interação e joga muito rápido, em média 1h20m de partida, é um jogo fácil de ensinar para novos jogadres. Sua mecânica de alocação de trabalhador é muito interessante, o que faz com que o jogo tenha bastante estratégia. Os cavaleiros possuem força de 1 a 4. “Então eu treino um novo cavaleiro de força 1 e assim tem mais uma jogada no turno, ou treina o seu cavaleiro de força 2 para força 3, para ter benefícios melhores?”, “Envio um cavaleiro pro conflito pra ganhar pontos de vitória e recompensas imediatas mas ela vai ficar lá preso por 2 rodadas se ninguém me ajudar na batalha”. Além disso, nas ações da cidade, vc sempre pode ser “chutado”, então é sempre bom vc ter bastante escudeiros na reserva para enviar com seus cavaleiros e garantir aquela recompensa. Mas é bom ter bastante moedas para sempre fazer duas ações na Cidade. É é muito interessante vc investir na politica, para ter bastante nobres no seu castelo e influencia no parlamento. Essas são uma das decisões que vc deve tomar na partida. O jogo é muito interativo, com os jogadores te chutando nas ações da cidade, outrora te ajudando nos conflitos contra a frança. As vezes te ajudando a votar aquela lei que vai te ajudar, e as vezes ferrando com os amigos votando contra aquela lei que te dará pontos de vitória no final da partida por cada moeda que vc tiver, só porque vc tinha 15 moedas.
Nota Final: 7.7