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  3. Quadropolis
  4. Quadropolis: Um desafio de projeto urbano

Quadropolis: Um desafio de projeto urbano

Quadropolis
  • avatar
    butilheiro07/06/17 14:40
    avatar
    butilheiro
    07/06/17 14:40
    2881 mensagens MD

    Você já conhece a Days of Wonder. Ela é responsável por um dos jogos de maior sucesso no mundo dos board games modernos: Ticket To Ride — aqui no Brasil lançado pela Galápagos, que também trouxe Small World. Lá fora, a empresa conta ainda com títulos como Five Tribes, Shadows Over Camelot, Memoir ‘44 e BattleLore, jogos que muitos anseiam ver localizados por aqui. A editora é conhecida por apostar em jogos bastante temáticos, com boa jogabilidade e geralmente bem familiares (apesar de um ou outro fugirem dessa definição). Quadropolis, do designer François Gandon e principal lançamento da editora em 2016, quebra um pouco essa linha.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/c225a_lhoi5h.jpg
    Seus arquitetos.


    Em Quadropolis, cada jogador é o prefeito de uma cidade e tem à sua disposição 4 arquitetos que, ao longo de 4 rodadas, disputam as melhores opções para urbanização da cidade entre diversos tipos possíveis de construções: residências, indústrias, portos, prédios públicos, lojas e parques. Diferente dos demais jogos da editora, Quadropolis não é ambientado num reino fantástico ou histórico, o que pode parecer que não se trata de um jogo com profundidade temática. Mas não é o que acontece de fato.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/9b363_lhoi5h.jpg
    Os tiles do jogo base: lojas, portos, residências, indústrias, parques e prédios públicos.


    No jogo, cada tile representa uma estrutura que pode ser construída na cidade e saber onde colocá-las é que garante a maximização dos pontos. Por exemplo, as residências podem ser empilhadas e quanto mais altas, mais pontos elas vão render. Já os portos precisam estar em linha (na horizontal ou na vertical), um ao lado do outro e quanto maior essa linha, melhor. As indústrias ganham mais pontos se estiverem ao lado de portos e de lojas. As lojas fazem pontos pela quantidade de clientes (meeples) que estiverem nelas e os prédios públicos pontuam por quantidade de distritos diferentes em que forem colocados. Cada combinação dessas pode maximizar sua pontuação, ou complicar sua vida caso não consiga colocar as peças nos lugares certos.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/3eb3a_lhoi5h.jpg
    O arquiteto "1" alcança somente o primeiro tile da linha/coluna.


    "E como coloco as peças nos lugares certos?" Aí entram seus arquitetos. No jogo temos um tabuleiro central e os tabuleiros dos jogadores, que são as cidades em construção (numa grade de 4x4). O tabuleiro central é uma espécie de loja das construções disponíveis e nela nossos arquitetos disputam as melhores opções, de acordo com as linhas e colunas onde estão dispostos cada tile. No começo de cada rodada, temos à disposição os 4 arquitetos, numerados de 1 a 4. Ao colocar, por exemplo, o arquiteto número 1 no tabuleiro, na terceira linha do tabuleiro central, eu estou apontando para o primeiro tile daquela linha e é este que eu vou "comprar". Se eu uso o arquiteto número 4 na segunda coluna, eu vou "comprar" o quarto tile daquela coluna. É possível posicionar o seu arquiteto em qualquer linha ou coluna, ao lado direito ou esquerdo, acima ou abaixo, desde que não tenha nenhum arquiteto usando este espaço, haja uma peça disponível e que não esteja por ali o Urbanista.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/56d9b_lhoi5h.jpg
    O Urbanista.


    O Urbanista é uma peça que se move pelo tabuleiro central sempre que um jogador retira um tile. Ele ocupa o lugar da peça retirada e torna indisponível aquela linha ou coluna para o próximo jogador. Isso é, ao mesmo tempo, um take that do jogo (que muitas vezes não é intencional), mas também uma forma de o jogo se tornar mais complexo. Não basta escolher a peça que você quer e ter o arquiteto certo em mãos, será necessário contar com a jogada do adversário para saber se é possível "comprar" o tile. Esse é um fator que deixa o jogo com uma interação enorme.

    O segundo ponto alto do jogo é o modo como colocamos os tiles no nosso tabuleiro. O número do arquiteto usado não só aponta para qual peça vamos pegar, mas também nos indica onde usá-la depois, na cidade. O tabuleiro do jogador (a cidade) é composto de 4 linhas e colunas numeradas. A peça deve ser colocada exatamente na linha ou coluna que corresponda ao número do arquiteto usado. Ou seja, usar o arquiteto número 3 me força a usar aquela peça na linha ou na coluna 3 da minha cidade. Aqui é que entra o fator de maior dificuldade do jogo pois, para maximizar os pontos de indústrias, portos e parques, por exemplo, eles precisam se encaixar em determinadas linhas ou colunas e nem sempre isso é possível. Os prédios públicos então, nem se fala. Como é preciso ter um deles em cada distrito para pontuar mais (são 4 distritos ao todo), é bem complicado conseguir pegar as peças no tabuleiro central com o arquiteto certo para posicioná-las na cidade.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/80cb3_lhoi5h.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/47998_lhoi5h.jpg
    Cidadãos e energia: saiba como lidar com eles.


    O terceiro ponto do jogo é que a maioria das construções trazem duas informações adicionais à sua cidade: energia e cidadãos. Energia (marcadores vermelhos) são usados, geralmente, para se ativar as residências e lojas; já os cidadãos (meeples azuis) são usados para ativar indústrias e portos. Porém, são as residências que trazem os cidadãos e as indústrias e portos que geram energia. Você sempre irá precisar de um para ativar o outro. E a ativação é que faz toda a diferença: somente as construções ativas pontuam no final do jogo. Ou seja, não adianta nada ter o arquiteto certo, conseguir "comprar" aquele porto que vai te fazer pontuar muito, colocar ele no espaço perfeito da sua cidade — numa linha com os outros 3 — e não ter como ativá-lo. Aliás, ainda pode acontecer ao contrário, você ter mais energia ou cidadãos do que precisa e, ao final do jogo, cada um deles é um ponto a menos no seu placar.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/cb784_lhoi5h.jpg
    Como prefeito, você tem que pensar em todas essas coisas. Vai encarar o desafio?


    MODO EXPERT

    Ok, o jogo pareceu fácil demais pra você nesse modo clássico. Então te desafio a tentar o modo expert do jogo, já incluído na caixa base. Este modo adiciona novos elementos e aumenta a rejogabilidade do jogo, mas também aumenta a sua dificuldade. Além de incluir uma quinta rodada e um quinto arquiteto, o modo expert inclui novas construções: monumentos e prédios de escritórios.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/70e57_lhoi5h.jpg
    Tiles do modo expert: os escritórios e o monumento.


    Os prédios precisam ser empilhados, assim como as residências, mas também deve ser colocados lado a lado, como os portos. A maximização dos pontos para os prédios é exponencial e muda o placar final do jogo de uma forma incrível (praticamente dobrando os pontos que se faz no modo clássico). Por exemplo, uma linha de três prédios com altura de dois cada vai te render 5 pontos. Mas dois prédios lado-a-lado, com cada uma tendo três empilhados (os mesmos 6 tiles), te dará 6 pontos - por tile.

    Já os monumentos acrescentam um desafio: eles pontuam melhor perto de lojas e parques, mas perdem pontos ao lado de indústrias. Além do fato de que monumentos são peças escassas no jogo, elas muitas vezes aparecem no tabuleiro central numa posição em que você ou não consegue pegá-las, ou não poderia colocar no lugar que precisa.

    NEM TUDO É QUADRADO EM QUADROPOLIS

    Apesar de tudo ser muito quadrado em Quadropolis, o jogo é muito redondo. Tudo funciona como tem que funcionar e a interação é gigante. Você vai, muitas vezes, ser travado pelo oponente; vai esperar com sua jogada pronta, mas ver que não vai ser possível pegar a peça que precisa por causa do Urbanista; e ainda vai ver que talvez não seja possível conseguir toda a energia que precisa porque o outro jogador pegou o porto que te dava três e só deixou na mesa o que te dá apenas um.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/d2a0f_lhoi5h.jpg
    Jogo redondinho.


    Por outro lado, vai ser recompensado por uma jogada bem pensada, pelo alinhamento correto dos portos ou por aquela construção residencial que ficou super alta e rendeu muitos pontos. Você vai vibrar pela cidade que construiu e se orgulhar como prefeito.

    As regras do jogo são muito simples e o manual é excelente e muito bem ilustrado. Porém o jogo se torna um quebra-cabeças muito divertido e complexo à medida em que você tenta maximizar seus pontos com o que tem em mãos, o que muitas vezes é desafiador por si só. Quadropolis parece um jogo familiar, tem uma capa um pouco infantil, mas o jogo é incrível, bonito e muito bem produzido. Uma jogada acertada da Days of Wonder.

    Veja abaixo mais algumas imagens do jogo:

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/0bb8f_lhoi5h.jpg

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/19502_lhoi5h.jpg

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/1e905_lhoi5h.jpg

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/b61c7_lhoi5h.jpg

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/238c4_lhoi5h.jpg

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    Comentários:

  • GAVicente
    728 mensagens MD
    avatar
    GAVicente07/06/17 14:45
    GAVicente » 07/06/17 14:45

    Jogo muito bonito e realmente parece bem divertido! Vou pesquisar mais a respeito e quem sabe arriscar uma importação.

    Parabéns pelo ótimo review.

    1
  • andresg07
    2396 mensagens MD
    avatar
    andresg0707/06/17 14:46
    andresg07 » 07/06/17 14:46

    Ótimo review, captura bem a essência do jogo, que é excelente, além das belíssimas fotos :-)

    2
  • Thayna Skrobot
    6 mensagens MD
    avatar
    Thayna Skrobot07/06/17 14:58
    Thayna Skrobot » 07/06/17 14:58

    Eu adoro esse jogo! Tão leve e ao mesmo tempo estratégico, ótimo para diversos tipos de grupos! E as fotos estão ótimas =) 

    Ps: deu vontade de jogar, hehe

    1
  • Ricardo1984
    603 mensagens MD
    avatar
    Ricardo198407/06/17 15:24
    Ricardo1984 » 07/06/17 15:24

    Quadropolis ainda está na minha "lista da vergonha" (jogos de sucesso a serem jogados).

    1
  • ricardomii
    397 mensagens MD
    avatar
    ricardomii07/06/17 20:19
    ricardomii » 07/06/17 20:19

    Como sempre, mais uma bela análise de um lindo jogo pelo butilheiro. Achei a proposta deste jogo muito interessante, comprei e agora estou esperando ele chegar para colocar na mesa. Parabéns pela escolha e por mais um show nas fotos.

    1
  • RFreitas
    1594 mensagens MD
    avatar
    RFreitas07/06/17 20:21
    RFreitas » 07/06/17 20:21

    Ótimo review! O jogo ainda não tinha capturado minha atenção, mas agora sim me interessei a respeito.

    1
  • Contatto
    64 mensagens MD
    avatar
    Contatto07/06/17 21:23
    Contatto » 07/06/17 21:23

    Que legal galera!

    Sou arquiteto e urbanista e muito me interesso por essa temática em board games!

    Se alguém puder recomendar um bom lugar para importá-lo, ficaria muito grato! 

    1
  • Leo Ayres
    54 mensagens MD
    avatar
    Leo Ayres07/06/17 22:17
    Leo Ayres » 07/06/17 22:17

    Ótimo e merecido review.

    Acho que Quadrópolis é subestimado em grande medida, quando na verdade é um jogo que oferece um pouco de cada aspecto que torna o nosso hobby tão interessante. Ele tem a diversão, a estratégia e a interação que muitos jogadores buscam.

    Entrou na minha coleção e não sai mais. Vê mesa sempre que pode. :-)

    1
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro07/06/17 22:44
    butilheiro » 07/06/17 22:44

    GAVicente::Jogo muito bonito e realmente parece bem divertido! Vou pesquisar mais a respeito e quem sabe arriscar uma importação.

    Parabéns pelo ótimo review.

    Obrigado, meu caro! Esse vale a pena arriscar, viu?

    1
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