O ano de 2014 foi, em uma palavra, histórico para os jogos de tabuleiro no Brasil. O último semestre mesmo apresentou uma avalanche de lançamentos e anúncios quase semanais! Quantidade e qualidade, amigos! E não pararemos por aqui, o vindouro ano de 2015, não obstante, promete quebrar todas as marcas estabelecidas. Segurai vossas carteiras, irmãos!
Ainda de olho no que aconteceu nos últimos meses, na melhor tradição das retrospectivas da TV, sites etc. ofereço minha lista dos títulos mais importantes que surgiram no Brasil em 2014. Não estou julgando os melhores, exclusivamente, que fique bem claro, mas sim o que a disponibilidade em território nacional destes títulos representa para o mercado e para os jogadores.
[10] Guerra dos Tronos Board Game
Lá no comecinho de 2014, o lançamento de
Guerra dos Tronos Board Game era o sinal de que grandes coisas ainda estariam por vir. Trazer um jogo deste porte para um mercado que ainda não apresentava indicativos claros de seus gostos e anseios era arriscado. Certamente, é um jogo excelente e entregar um produto com a mesma qualidade da versão importada aliviou muitos futuros compradores. Hoje sabemos que os jogos são produzidos lá fora, mas no começo do ano o debate era grande. (Confira nosso
review aqui)
 |
Guerra dos Tronos: em português permite a entrada
de muitos novos jogadores. |
[9] Love Letter
Que grata surpresa, um dos dois jogos que mais utilizo para iniciar pessoas no universo dos jogos modernos. Ao contrário do décimo colocado, é um jogo pequeno, com apenas dezesseis cartas, muito leve e divertido, com uma pitada agradável de blefe e dedução. Obviamente, é muito fácil obtê-lo na versão importada por 50 reais, mas poder indicar onde achá-lo, na minha cidade ou em vários sites nacionais, por um preço inferior à 30 reais? Bom demais! E a nossa versão ainda saiu com coraçõezinhos, no lugar dos cubos vermelhos sem graça que tem lá fora!
 |
Love Letter: Não, você não tem uma Handmaid,
você tem uma Aia! |
 |
Pathfinder: bandido em
português, pois no Brasil
tinha pouco! |
[8] Pathfinder: O Jogo de Aventuras
A DEVIR mostrou serviço neste final do ano com grandes lançamentos e anúncios e Pathfinder foi um deles. Com a quantidade imensa de cartas, a empresa fez um trabalho de tradução muito bom, sempre um ponto que apresenta falhas nos jogos lançados por aqui. Tudo bem, temos uma carta escrita metade em Português e and the other half in Engligh e a página 21 do manual está um caos, mas proporcionalmente ao desafio, foi um trabalho muito bom, sim e com preço bem compatível se fossemos comprar de fora. Outro ponto positivo: Pathfinder foi lançado no mercado internacional em 2013, se a janela de um ano pode parecer muito grande é ainda bem menor que a de boa parte dos jogos lançados aqui.
[7] Coup
Empresa danadinha essa FunBox, heim? Quietinha, a passos pequenos, vem trazendo grandes jogos, por preços excelentes e com qualidade excepcional. Com o lançamento de Coup, um dos mais jogados aqui no On Board em 2014, causou inveja no mundo todo com a versão mais bonita do planeta!!! Isso mesmo! Se os corações de Love Letter já deixaram os gringos macambúzios, nosso Coup brazuca causou furor a cada foto nas redes sociais. Imaginem minha alegria quando navegando pelo site de uma loja especializada do Canadá, deparo-me com a versão da FunBox! Trabalho magistral da empresa!
 |
Temos o Coup mais bonito do mundo!
(Leia com a pronúncia certa) |
[6] Masmorra de Dados
Masmorra de Dados não é apenas um jogo. É uma aula de como fazer um financiamento coletivo. Ao apresentar um produto bem acabado e com bela divulgação, provou rapidamente sua qualidade e isso se refletiu nos números. Quando você pede 20 mil reais para financiar e consegue 242 mil algo de muito certo teve, não é? Vários projetos tem muito a aprender com ele!
 |
| Masmorra de Dados: metas após metas sendo batidas |
[5] A Batalha dos Cinco Exércitos
Lembram da janela de intervalos dos lançamentos lá fora e no Brasil que comentei acima? Neste caso foi aberta apenas uma fresta. O jogo foi lançado lá fora em setembro e aqui em dezembro e justamente na semana de estreia do filme homônimo. Neste caso, foi mais legal do que lá fora. Era assistir ao filme em um dia e comprar o jogo no outro! Jogo excelente, trabalho de tradução primoroso e data certeira! Que isso vire hábito. Sim, nós somos mal acostumados!
 |
A Batalha dos Cinco Exércitos: megalançamento
quase simultâneo com o exterior |
[4] Race for the Galaxy
Comentei no
Meeple Maniacs 001 que
Race for the Galaxy seja talvez a melhor relação custo benefício do país. Altíssima rejogabilidade, muito estratégico e um dos
Top 30 do ranking mundial do boardgamegeek. Tudo isso por oitenta reais. Pena que ainda não percebi o jogo deslanchar no Brasil. Por ser de 2007, os mais experientes do meio já o adquiriram e os novatos não o perceberam diante de tantos lançamentos. Em todo caso, está aí pelo país, disponível em Português, com excelente qualidade!
[3] Dominion
A Conclave Editora é outra que veio matando em 2014. Fez financiamento de
Nosferatu, um
party game recente e excelente (confira nosso review
aqui) enquanto planejava grandes saltos. Foi quando um belo dia o Senhor Cristiano Cuty "Midgard" de Oliveira postou a frase "Está tudo dominado" em uma rede social selando o contrato de distribuição do excepcional
Dominion no Brasil! Com isto, a empresa firmou-se com uma das grandes do país e com promessas fabulosas para 2015 como
Robinson Crusoe e
Merchants & Marauders. Ainda não estando com minha cópia em mãos, o lançamento de
Dominion aqui simboliza o grande salto da empresa e não poderia deixar de constar nesta lista!
 |
Dominion em Português: Conclave "dominou"!
|
[2] 7 Wonders
Outro caso de termos um jogo maravilhoso em lojas nacionais. Tudo bem que ele não depende de textos, mas entendam, repito, é a questão da disponibilidade, de estar acessível. Indicar um jogo para um novato que tem de ser importado desestimula. Boa parte dos consumidores, mesmo com o
boom das compras
online da última década, não arrisca trazer produtos de fora. É uma adição indispensável para qualquer ludoteca e a
Galápagos Jogos, mais uma vez, acrescentou um título de peso na oferta nacional. (Confira nosso
review aqui)
 |
7 Wonders: uma das muitas maravilhas lançadas no
Brasil este ano |
[1] Ticket to Ride
Eu sei, vocês irão me xingar, mas disse em outra ocasião, no
Top 5 Para Começar Sua Coleção que precisa, aliás, ser atualizado, que
Ticket to Ride é meu jogo número um para se iniciar alguém no
hobby. É ele a dupla de
Love Letter que supra comentei. Não interessa a idade ou o grau de experiência dos jogadores. É lindo, divertido, familiar. É o clássico moderno dos últimos anos e pode ser comprado em qualquer lugar, desde janeiro de 2014, graças à
Galápagos Jogos!
 |
Ticket to Ride: para ser melhor só faltava
estar disponível no Brasil mesmo |
Pois bem, caros leitores, não foi fácil cortar a lista para apenas dez títulos, missão que anos atrás pareceria desnecessária dada à escassez de lançamentos por aqui. O trabalho para 2015 será mais complexo, já temos quase cinquenta jogos anunciados pelas grandes empresas, fora os segredos guardados. Quero encerrar esta última postagem do ano no blog parabenizando todas as empresas, consumidores, lojistas e canais de informação na internet que permitiram e fomentaram nosso mercado!
Abraços analógicos e que venha 2015!