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  3. Mechs vs. Minions
  4. Review - Mechs vs Minions

Review - Mechs vs Minions

Mechs vs. Minions
  • avatar
    MaxS27/02/17 16:20
    avatar
    MaxS
    27/02/17 16:20
    18 mensagens MD

    Review - Mechs vs Minions: Uma proposta consoante ao tema vista como uma faca de dois gumes.

                                                            https://ludopedia.com.br/uploads/01/727/d8l8bi.png    

    A: - "CARAMBA! Um Board game de LOL?"
    B: - "Não! definitivamente, não!"
    A: - "Mas tem Mechs e Minions!"
    B: - "Sim, o universo é o mesmo, mas a proposta completamente diferente"

    Diferente do League of Legend, jogo altamente tenso e estratégico dependente de uma dedicação excessiva, o co-op Mechs vs Minions surge como um gateway leve, divertido, sem muito compromisso e com um belo apelo visual.

    A: "Espera... um co-op leve/fácil?!?!"
    B: "Sim, e a priori sem muito controle sobre suas ações"
    A: "Meeehh, sem sentido..."
    B: "Aí que você se engana..."

    De fato, embora a dificuldade e a sensação de "take over" sejam atrativos de coops, o jogo não é Meeh e muito menos sem sentido, ao contrário, a proposta é altamente coerente com o tema ofertado. Em mechs vs Minions, iniciamos o jogo como pilotos aprendizes(yordles/baixinhos) de mechs(robôs), em regime de treinamento. Este, explicando a sensação inicial de facilidade do jogo e aquele a impressão de falta de controle sobre nossas ações.       

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/156/wifcla.jpg
    Nessa imagem, conseguimos ver os Yordles/baixinhos dentro de seus Mechs, em uma qualidade de produção “out of this world”.

    Entretanto, eu compreendo que esses fatores(facilidade e “ataxia”) aparecem como uma faca de dois gumes, podendo afastar vários segmentos de jogadores, principalmente os de primeira impressão. Por isso, estrategicamente, esses fatores afetam apenas em uma primeira análise de quem joga MvM, pois de acordo com uma história contada em missões ao longo do jogo, entre invasões e acontecimentos inesperados, a trama muda completamente, e o jogo se torna mais difícil com o comando sobre seus Mechs se tornando mais concretos,  o que indica o aperfeiçoamento dos yordles  sobre os Mechs. Isso é interessante, pois, quem gosta de jogos mais densos se sente mais desafiado e quem foi introduzido no jogo consegue acompanhar bem a curva de aprendizado, mas claro, mantendo a proposta do jogo: divertir e não enobrecer o estrategista dentro de você.       

                                                                    https://ludopedia.com.br/uploads/01/183/5ywm4l.jpg
                                                                            Missões onde se desenvolve a história do jogo.               

    Mecânica

    A essência da mecânica, em um contexto como esse, não poderia ser diferente: ação programada. Boa sacada! Adicionalmente, há personagens com diferentes habilidades, seleção de cartas e um incrível tabuleiro modular.

    Como funciona: Utiliza-se a ação programada semelhante ao Robo Rally ou Space alert, mas com uma implementação muito bacana de stack(pilha) de cartas nos Slots(1 à 6), o permitindo combos e diversidade nas habilidades bastante conveniente. Na fase de draft, há um centena de cartas de comando no monte e a cada turno um quantidade específica é comprada e apresentada/ compartilhada na mesa para serem selecionadas por cada jogador.

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/991/2fdiq3.png
    As cartas são qualificadas em metal, fogo, eletricidade e computador(sim, computador), respectivamente.

     Os 6 Slots disponíveis no  tabuleiro do jogador permitem alocação progressiva de cartas ao longo do jogo, tanto horizontal como na vertical. O primeiro, permitindo combos diversificados e o segundo, upgrades em suas habilidades*. No final de cada programação, todas as cartas nos slots são executados em sequência de 1 à 6, pulando os que permanecem sem cartas.
    * Maior mobilidade e/ou alcance de golpes.


    https://ludopedia.com.br/uploads/01/827/c2rrh7.png

    Para um total de 120 cartas, há três cartas diferentes para cada elemento/cor:  de rotação,  de movimento e de ataque, respectivamente como mostra a imagem acima.

    A pilha de cartas no slot só permite a execução da carta do topo. Então, caso haja apenas uma carta no slot, o primeiro nível de habilidade é executada, mas se ela estiver acima de outra carta, a segunda habilidade dessa carta é executada e por aí vai com até no máximo 3 cartas podendo formar a pilha.

    Obs: Só podemos formar pilhas com cartas de mesmo elemento.

    E os Minions?

    Os minions são bonitinhos, mas no jogo nos fazem passar muita raiva. Eles não nos matam, na verdade, nos deixam disfuncionais, alterando nossos comandos. Isso, por um lado, gera movimentos e situações bastante engraçadas.

                                                     https://ludopedia.com.br/uploads/01/411/0oy5be.png

    Prós e Contras

    Como citado anteriormente, da impressão INICIAL de facilidade e ataxia mecânica que pode ser uma faca de dois gumes, ou seja, pró ou contra dependendo de cada jogador, outros pontos me chamaram atenção.


    Prós:


    Imersão: A leitura das histórias contadas em cada cenários e a mecânica de programação te envolve muito, aumentado o nível de tensão em cada cenário diferente. Aliás, a urgência de "não deixar os minions entrarem na base" é real.

    Rejogabilidade: “Eu vou querer jogar de novo depois que terminar todas as missões?”. Eu serei bem sincero, eu não terminei todas as missões. Mas posso dizer, repetiria com tranquilidade algumas missões. É bem divertido. Dizem que ao final da última missão, adicionam um modo HARD ao jogo para as missões antigas.

    Arte: Embora o jogo seja em inglês, as cartas do jogo são bem diagramadas e permite outros jogadores mais leigos em inglês jogarem sem problemas(aconteceu isso aqui). Mas claro, apenas executando seus movimentos no jogo, pois conduzir/ler as missões já é necessário, pelo menos, uma pessoa com inglês mais apurado.

    Miniaturas: Embora lindas, as minis não são apenas ornamentos, como vistas em alguns jogos(Blood rage e cia) com intuito de encarecer o jogo, não sendo assim passíveis de substituição por marcadores quaisquer(blocos, meeples etc). A escultura das minis vão de encontro com a mecânica do jogo que necessita de uma simetria bilateral bem definida para à movimentação direcionada(esquerda, direita etc) de seus mechs, e ,portanto , necessárias para sua execução. É claro, a qualidade excessiva é outra discussão que mesmo assim não encareceu o jogo($75).

    Insert: O melhor que já vi! E, digo mais, dificilmente verei um igual.

    Tabuleiro Modular: Cada missão com cenário diferente simula bem a sensação de “passar de fase” dos jogos virtuais. Esse detalhe aumenta muito o fator replay do jogo.

                                             https://ludopedia.com.br/uploads/01/612/bc1t93.jpg
    Contras:

    Alpha player:
    “Achou que eu estava brincando? Quando você estiver jogando co-op, eu vou estar lá.” (Julius Rock – Todo mundo Odeia chris)

    OBs: O que me chamou atenção é que esse fator é amenizado pelo uso da ampulheta, que é utilizado no momento de maior decisão do jogo: a escolha simultânea pelos jogadores das cartas necessárias para executar seu comando.

    Regras obscuras: Nada que as FAQs atuais não resolvam, mas, pelo menos no começo, o BGG foi inflado de dúvidas à respeito de algumas ações não contempladas no livro de regras. Veja que essas regras são "obscuras" não por ter furos que atrapalhem o andamento do jogo, longe disso, as regras obscuras apenas limitam ou exageram as ações dependendo da sua interpretação com algumas cartas. Assim, mesmo usando alguns comandos errados, você, imediatamente, consegue perceber “será que estou usando isso certo?” o que te faz buscar prontamente mais informações sobre e, portanto, não o tornando um viés ao longo do jogo. O manual é maravilhoso, mas é necessário ler com atenção antes de pegar as minúcias do jogo.

    Disponibilidade: Não entregam o jogo no Brasil.

    Caixa gigante: Não sei. Para você é? Então leve isso como um ponto MUITO negativo.

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/956/u7k7mb.jpg
      
    Considerações finais:

    Após terminar esse review, eu o reli, e pensei, como pode tantos termos ruins(alpha player, legacy, facilidade) em um texto só ainda assim nos apresentar um bom jogo? Pois é, amigos, a Riot sabe fazer jogos. Eu nunca joguei League of Legend, mas o tema de Mechs vs Minions é fascinante. Joguei, a princípio, com minha namorada, e foi divertido. Depois, joguei em 4 pessoas e o jogo brilhou. Portanto, esse é meu veredito: Mechs vs Minions é um jogo nota 10, é claro, se você não desistir dele com a primeira impressão.

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  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves27/02/17 17:32
    Rodrigo Neves » 27/02/17 17:32

    Excelente review!!! Mas antes de mais nada, como conseguir comprar uma cópia dele?!? Hehehe

    2
  • MaxS
    18 mensagens MD
    avatar
    MaxS27/02/17 19:31
    MaxS » 27/02/17 19:31

    Rodrigo Neves::
    Excelente review!!! Mas antes de mais nada, como conseguir comprar uma cópia dele?!? Hehehe



    Pois é, Rodrigo, infelizmente é ainda o grande empecilho. Vi, recentemente, um comentário aqui mesmo na Ludopedia
    do usuário @Professor que a RIOT pretende levar o jogo para todas as regiões, mas enfatizando que não sabia quando.

    Aliás, o Professor foi parte importante na minha decisão de adquirir o jogo. Salve!

    Obrigado pelo comentário.

    2
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves27/02/17 19:33
    Rodrigo Neves » 27/02/17 19:33

    MaxS::
    Rodrigo Neves::
    Excelente review!!! Mas antes de mais nada, como conseguir comprar uma cópia dele?!? Hehehe



    Pois é, Rodrigo, infelizmente é ainda o grande empecilho. Vi, recentemente, um comentário aqui mesmo na Ludopedia
    do usuário @Professor que a RIOT pretende levar o jogo para todas as regiões, mas enfatizando que não sabia quando.

    Aliás, o Professor foi parte importante na minha decisão de adquirir o jogo. Salve!

    Obrigado pelo comentário.

    Beleza. Valeu pelo retorno. Você comprou como?

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  • MaxS
    18 mensagens MD
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    MaxS27/02/17 19:55
    MaxS » 27/02/17 19:55

    Rodrigo Neves::
    MaxS::
    Rodrigo Neves::
    Excelente review!!! Mas antes de mais nada, como conseguir comprar uma cópia dele?!? Hehehe



    Pois é, Rodrigo, infelizmente é ainda o grande empecilho. Vi, recentemente, um comentário aqui mesmo na Ludopedia
    do usuário @Professor que a RIOT pretende levar o jogo para todas as regiões, mas enfatizando que não sabia quando.

    Aliás, o Professor foi parte importante na minha decisão de adquirir o jogo. Salve!

    Obrigado pelo comentário.

    Beleza. Valeu pelo retorno. Você comprou como?


    Opa! Comprei lacrado com o Mundo 10 Piraja aqui da Ludopedia, inclusive em um leilão bastante acirrado.

    1
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor28/02/17 07:43
    professor » 28/02/17 07:43

    Após o treino, uma série de bons jogos e alguma evolução em nosso time (e um pentakill que me faz pular de alegria até só de lembrar) me deparo com essa postagem. Que fantástico!

    Eu não sou boardgamer como muita gente diz batendo no peito. Gosto dos jogos analógicos, gosto dos jogos digitais e gosto de outras coisas também. Acho muito boba essa ideia de que uma coisa substitui outra ou impede você de gostar de mais de uma coisa.

    Quando eu falo que a RIOT é fantástica, pode soar como tietagem mas qualquer pessoa com um mínimo de inteligência pode perceber o quanto essa empresa é antenada com seu produto e o quanto ela se importa com seus clientes. Nunca vi uma empresa tão grande, tão próxima de seu público consumidor. Quem joga LOL sabe do que estou falando, quem joga no cenário competitivo com certeza concorda comigo.

    Mechs vs Minions tinha tudo para ser um jogo medíocre. Mas pelo contrário: é um jogo bastante honesto e eficiente. Ele não representa uma batalha em SUMONERS RIFT     como o modo clássico de LOL. Mas ele é LOL no sentido de que acontece no mesmo mundo, acontece em uma arena e traz alguns dos personagens mais fofinhos desse universo. Sinto a falta do Teemo e do Kled mas a presença do Heimending e do Zigs já faz o grupo de heróis valer a pena.

    Acredito que deve fazer parte dos planos da RIOT continuar investindo em outras possibilidades de mercado, como foi o caso do lançamento desse jogo. Ao que parece esse jogo não fez tanto barulho fora do hobby, mas já vi vários relatos de gente que nunca jogou boadgame e despertou para esse "mundo analógico" após conhecer Mech vs Minions.

    Dentro da comunidade de LOL existem uma legião de pedidos para que a RIOT lance uma adaptação do jogo de tabuleiro como um dos modos do jogo digital. Mas o futuro de Mech vs Minions é meio obscuro pra mim e a RIOT não costuma fazer promessas a longo prazo, normalmente eles não prometem e te surpreende com a coisa pronta antes do que você esperaria.

    MaxS::
    Rodrigo Neves:::
    Excelente review!!! Mas antes de mais nada, como conseguir comprar uma cópia dele?!? Hehehe





    Pois é, Rodrigo, infelizmente é ainda o grande empecilho. Vi, recentemente, um comentário aqui mesmo na Ludopedia
    do usuário @Professor que a RIOT pretende levar o jogo para todas as regiões, mas enfatizando que não sabia quando.

    Aliás, o Professor foi parte importante na minha decisão de adquirir o jogo. Salve!

    Obrigado pelo comentário.


      
    Que bom saber que de alguma forma ajudei a propiciar momentos bons para sua jogatina e seu grupo. Tive a oportunidade de jogar em janeiro, com uma amigo que veio dos EUA e sinceramente: poucos jogos são tão bem acabados. Mech vs Minions é lindo em tudo. A ação simultânea gera uns momentos bem legais já que os Yordles são meio atrapalhados. O jogo é bem imersivo e mecanicamente sólido. 

    Uma coisa que eu vejo bastante empecilho para que esse jogo seja lançado aqui é que no Brasil a cultura de boardgamme é restrita a um grupo muito pequeno. E dentro desse grupo o pessoal costuma torcer o nariz para qualquer coisa lembre "jogos digitais". Seria muito ousado se a RIOTBR trouxesse o jogo para arriscar vende-lo para os jogadores de LOL. Não que o jogo não venderia, mas talvez a esmagadora maioria de jogadores de LOL não compreendessem muito bem a proposta de Mech vcs Minions.

    Outra coisa a se levar em conta é que a RIOT-BR não tem expertise em jogos de tabuleiro, esse é um produto do mercado americano. Se o jogo chegasse aqui ele estaria em inglês, a RIOT-BR  faria apenas o papel de importadora. Talvez seja uma oportunidade para alguma editora nacional de boardgame chamar a RIOT-BR pra bater um papo. 

    Adorei a matéria, a postagem foi muito acertiva. A comunicação da análise está muito clara e honesta. Parabéns.   


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/090/095ss9.jpg



    O link para o comunicado oficial da RIOTBR sobre o lançamento do jogo: http://boards.br.leagueoflegends.com/pt/c/comunicado-oficial-riot/dZTaZBhg-lanaamento-do-jogo-mechs-vs-minions
        

    4
  • MaxS
    18 mensagens MD
    avatar
    MaxS28/02/17 11:39
    MaxS » 28/02/17 11:39

    Obrigado pelo comentário, Professor.

    Já estou ansioso pela expansão, inclusive com esses novos personagens que você citou. O que me alegra em Mechs vs Minions é que eu vejo nele um potencial muito grande para ficar ainda melhor. É um sistema muito flexível, que permite adicionar várias regras sem perder a essência. Até um modo competitivo é possível. E como você disse, a RIOT tem muito a oferecer.

    1
  • wBoit
    102 mensagens MD
    avatar
    wBoit01/03/17 15:47
    wBoit » 01/03/17 15:47

    Jogão. Peguei minhá cópia quando estava na Europa. Recomendo

    1
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro01/03/17 20:33
    butilheiro » 01/03/17 20:33

    Excelente review, @MaxS! Muito bom ver conteúdo dessa qualidade surgindo por aqui.

    Confesso que tinha um é atrás com o jogo porque geralmente não sou fã das adaptações de jogos eletrônicos, mas você deixou bem claro que não se trata disso. A curiosidade acabou ficando despertada e acho que se tiver oportunidade de jogar, vou aproveitar. Agora, imagine a dor de cabeça pra trazer um jogo desses pro Brasil?

    1
  • ricardo4656
    60 mensagens MD
    avatar
    ricardo465601/03/17 22:27
    ricardo4656 » 01/03/17 22:27

    Bom noite.... show de boa a análise.
    Tenho uma dúvida seria errôneo comparar este jogo com arcadia quest? pois olhando por cima parece muito, já não sei as mecânicas.
    Mechs vs. Minions é um jogo 100% coop ou tem modo x1 pois no jogo marca 2-4???
    Obrigado e espero que poção me ajudar.

    1
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Mechs vs. Minions - Review - Mechs vs Minions
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