Este final de semana tive a oportunidade de conhecer (na verdade investigar) a nova versão do FURY OF DRÁCULA. Sou dono da versão antiga e queria conferir a nova para ver as principais diferenças.
Eu e mais 3 amigos (controlei 2 heróis boa parte do tempo) enfrentamos um Drácula sem todos os seus poderes (a galera quis jogar no modo básico pois a maioria ali não conhecia o jogo e - teoricamente - nem eu [risos]).

COMEÇO BOM
Eu controlei VAN HELSING e MINA HARKER. Logo de cara eu já GAMEI na garota. Aquele poder dela de checar se o Drácula está numa REGIÃO é simplesmente SENSACIONAL!
Logo nas primeiras rodadas eu já comprei uma carta MÁGICA (no bom sentido), que me permitia revelar a 3ª TRILHA do Drácula, porém ele só tinha 2 no jogo e portanto tive que esperar até ele chegar a 5ª TRILHA para só então poder usar a carta (ela permitia isso). Então pegamos seu rastro em SARAGOSSA.

OPS...
A partir daí foi apenas uma questão de tempo até encontrarmos as demais cidades. Cometemos um ERRO IMENSO quando passamos o nome de uma cidade errado pro Drácula e ele a revelou, no entanto não havíamos passado por ela. As cidades em questão foram GENOA e GENEVA - apenas um erro de pronuncia, o Drácula não conferiu o local e sim o nome que dêmos e acabou revelando a cidade errada. Era a 3ª de sua trilha. Dêmos a ele mais um turno para tentar minimizar o estrago.
Aqui eu abro um parênteses. O jogo na verdade deveria vir com aquele protetor para permitir ao Drácula MARCAR as cidades pela qual está passando e não ter que ficar olhando carta por carta de sua trilha. Eu sei disso porque, como disse, possuo a versão antiga e passei pelo mesmo problema, é um PÉ NO SACO ficar levantando carta por carta e as vezes temos preguiça de fazê-lo - uma pena a FFG não ter se tocado disso (novamente), mas enfim, bora fabricar o nosso.

Não acho que isso tenha afetado o destino do jogo porque Drácula foi para o mar nas rodadas seguintes e ali a gente sabe que ele pode pegar várias rotas de fuga. Usamos o pode da MINA HARKER para saber de qual região ele partiu e a partir daí foi fácil rastrear suas prováveis rotas.
COMBATE
Não tardou muito para o Drácula se cansar da fuga e resolver peitar o VAN HELSING em LONDRES.
Fui pego de surpresa por um poder do Drácula que mudou da versão antiga para a nova que é sua MORDIDA. Eu não coloquei carta para evitá-la (até porque o VAN HELSING suporta 2 dentadas), no entanto uma mordida desse "novo Drácula" causa um MESMERIZE que impede o Herói de atacar além de lhe dar dano. Cara, que surpresa desagradável [risos].
No entanto mais Heróis correram para o combate e o Drácula tomou muita porrada, mas também muita gente saiu machucada.

Ele conseguiu fugir do combate no entanto, mesmo muito feridos, fomos atrás dele pois ele havia perdido muito sangue no MAR e estava bem fraco.
No final VENCEMOS o Drácula ainda neste combate com um vários heróis lutando juntos.

CONCLUSÃO
Acho que o sonho de todo dono de um FOD é jogar como CAÇADOR [risos]. Eles é que se divertem. É muito mais legal ficar viajando, combatendo, comprando itens e INVESTIGANDO do que apenas fugindo. Há quem discorde, mas até agora todos os donos de FOD que eu conheci me disseram o mesmo.
Bom, eu realizei um SONHO e portanto confesso ter AMADO essa partida. Quando pegamos o rastro do Nosferatu foi uma festa. Bastou usar raciocínio e dedução para adivinhar cada um de seus passos - algo que conseguimos fazer com perfeição.
Sobre o jogo, os TOKENS DE TREM que foram uma adição sensacional (quero implementar isso no meu). Outra coisa legal foi o lance de usar CARTAS para marcar os ENCONTROS nas cidades e não mais os TOKENS. Ficou melhor pro Drácula.
Dividir as ações dos heróis em DIA e NOITE ficou bem estranho. No frigir dos ovos deu praticamente NA MESMA. A diferença é que nessa nova versão existe uma possibilidade de comprar eventos para os Heróis (temos certeza disso) sendo que na versão antiga essa certeza NUNCA EXISTIA já que a compra de um evento era feito comprando de baixo.
Não dá para criticar isso, realmente é uma adição legal ao jogo, só que quebrar as ações em 2 partes (na versão antiga você MOVIA e AGIA no mesmo turno) parece ter engessado o jogo, deixando-o mais lento. Acho que é preciso um desprendimento da versão antiga em relação a nova, caso contrário a gente se irrita [risos].
Alguns acharam o jogo muito PARADO, algo que parece ter se evidenciado mais ainda com essa "quebra" das ações de MOVIMENTO e AÇÃO em dois turnos.
No fundo FURY OF DRÁCULA é um AMERITRASH e como tal, procura-se sempre um pouco de ação, portanto é super natural haver esse tipo de reação para quem não conhece o jogo. Realmente é um jogo IMPAR. O grande barato dele é a ASTÚCIA e o RACIOCÍNIO LÓGICO. Eu já me convenci que o Drácula tem que simplesmente SUMIR o jogo inteiro, não dar as caras em momento algum, por mais tentador que seja dar uns catinipapos em algum Herói distante dos demais é melhor pra ele ficar no mocó, invisível. Portanto cabe aos jogadores que controlam os caçadores partilhar deste mesmo espírito de BUSCA. FURY OF DRÁCULA é um jogo de INVESTIGAÇÃO e é preciso estar ciente que os jogadores poderão passar HORAS procurando por algo que simplesmente poderá não aparecer o jogo inteiro.
No mais vamos esperar pra jogar com a versão avançada (Drácula com todos os seus poderes) para dizer se ficou mais fácil ou mais difícil.
Sinceramente falando, nada de novo foi acrescentado na versão nova que justifique querer ser livrar da versão antiga, portanto VIDA LONGA E PRÓSPERA para o meu velho FURY OF DRÁCULA!