frevolta::Você ja se pegou parado em frente a sua estante/armário aberto, olhando para todos os seus jogos? Bom... Eu já.
E nessas horas surge a vontade de pegar um deles, abrir, folhear o manual e verificar se esta tudo em ordem com os componentes. As vezes você acaba pegando um dos jogos Solos (caso tenha um) e parte para uma partida rápida. Logo em seguida guarda tudo, olha denovo... e tira algumas caixas para passar um pano em baixo das prateleiras (vai que um maldito pó estrague algo na caixa).
Tarado? Complexado? Neurótico? Não... Isso é gosto meu camarada!
Da mesma forma que um cara põe seu carro para fora no domingo de manha e inicia um ritual de lavagem que dura horas, um colecionador de armas manda a família passear e inicia uma rotina de limpeza e cuidado de todo seu acervo bélico, você, um Sommelier de BoardGames (sim você é!) vai realizar o seu próprio ritual, seja igual ao descrito, seja levemente diferente.
E em vista desses rituais, resolvi seguir uma promessa que fiz aos meus jogos (sim, fiz uma promessa a um monte de caixas de papelão e componentes de plástico inanimados tá?!)
Escrever um pouco sobre cada um deles em uma série de Análises que resolvi batizar de “Análise Referente a Títulos Incríveis de Games de Ouro!” ou sumariamente chamado de A.R.T.I.G.O
Possuo atualmente algo em torno de 20 jogos. Não é muito comparado a muita gente e não é pouco comparado a alguns amigos. Todos já viram mesa pelo menos uma vez e todos foram muito bem estudados antes de serem devidamente adotados (são meus filhos!)
Por onde começar? Vikings é Claro!!
A.R.T.I.G.O ONE: CHAMPIONS OF MIDGARD - SÓ OS FORTES SOBREVIVEM!!
Champions of Midgard é um jogo de 2015 da GreyFox games que mistura as mecânicas de Alocação de Trabalhadores com coleção de componentes e rolagem de dados.
Os jogadores controlam lideres (Jarls!) vikings em busca de proteger (ou caçar) as criaturas que cercam a aldeia e para isso utilizam basicamente 03 tipos de dados que representam os guerreiros vikings. São os Brancos com símbolos de espadas (de certo equilíbrio entre defesa e ataque), os vermelhos com as suas Lanças (com um pouco mais de defesa) e os pretos com seus Machados (basicamente Berserks sem nenhum escudo). Durante a partida muitos vão morrendo mas você vai recrutando outros tantos.
Os diversos Vikings dados do Jogo
As criaturas são compostas de Trolls (incolores), Draugrs e outras maiores, que precisam de travessias por barco para serem enfrentadas, sendo que estes últimos possuem cores como Amarelo, Vermelho e Azul. Esses conjuntos de cores lhe somarão muitos pontos no final do jogo e servem tanto para isso como para possíveis objetivos que você venha a adquirir ao longo da partida (como ter a maior quantidade de amarelos do que os outros)
É deveras um jogo rápido caso seu grupo já tenha jogado algumas vezes e de fácil explicação haja visto que as informações estão todas ali no tabuleiro e não possuem aqueles milhões (Race for the Galaxy) de símbolos (Ghost Stories) para se decorar.
Falemos agora do Tabuleiro....aaaaaa esse tabuleiro....
A primeira vez que tirei o jogo da caixa me peguei admirando cada detalhe dele por muito tempo. A qualidade é impecável, o material é bem resistente e o trabalho de finalização foi lindo. O tabuleiro é bem grande de comprimento e precisa de uma mesa compatível. A atenção do designer foi tanta que quando você coloca alguns dos componentes do jogo em cima do tabuleiro eles parecem se “encaixar” nos desenhos.
Coisa mais linda do papai
A arte das criaturas é boa, eu gosto, mas admito que alguns são levemente “disformes” e me provocaram risos ao olhar com mais calma. (Podiam ter desenhado de forma mais ameaçadora)
Alguem reparou no nariz de Luciano Hulk do LINDWORM?!?!?
Os dados são muito bonitos também. A idéia de que eles representam cada estilo de viking agradou muito aos jogadores do meu grupo e a mim mesmo, acredito ter sido uma boa “sacada” fazer dessa forma.
Existe a possibilidade de se enfrentar monstros mais fortes com recompensas maiores e que requerem que o jogador adquira por meio de construção ou alugue um barco para uma navegação além mar.
Essa forma de desafio conta com uma interessante carta de surpresa que pode revirar todo o planeamento inicial. Primeiro porque o barco possui um numero limitado de vagas tanto para os vikings (dados) como para a necessidade de se levar comida para eles (numero necessário indicado no próprio tabuleiro), segundo porque você tem que revelar uma carta ANTES de iniciar a batalha com o monstro escolhido e essa carta pode conter desde uma “Navegação tranquila” em que nada acontece até um “Redemoinho” em que você perde alguém da tripulação ou comida (que com certeza fará falta depois) ou até mesmo um ataque de KRAKEN em que você precisará resolver uma batalha contra ele ANTES da batalha contra o monstro escolhido.
Tá tranquilo.... Tá favorável! Só que não....
Mas para tudo existem meios. Sábios podem lhe fornecer o dom da visão e você já pode se preparar sabendo o que está por vir (basta lamber a mão do velho, quem assiste a série Vikings sabe do que estou falando).
O meu único “senão” em todo o jogo fica para os recursos (madeira e carne) que são os cubinhos de madeira pintados de vermelho e marrom. Não sou contra cubos... mas em um jogo completo como esse acho que poderiam ter colocado outra coisa. Acabei adquirindo um conjunto de biscuit no formato de carne e madeira pela internet o que elevou o jogo a outro patamar!!!
Recomendo o jogo para os grupos que gostam de Worker Placement e principalmente para aqueles (como eu) que gostam de dados, é um jogo gostoso com aquele gosto de “vou fazer isso e bloquear a ação aqui” com aquele cálculo de “humm..... tenho já um azul e um vermelho, preciso muito matar aquele lobo amarelo para completar minha trinca!” e o tempo passa rápido sendo razoavelmente simples explicar para novatos.
Abracos a todos e que ODIN os abençoe!
Até o proximo!
Champions of Midgard
Posição na BGG: 266
Ranking Ludopédia: 157
Fator Sorte; Levemente mitigado pelos Tokens que permitem Re-Rolagem dos mesmos
Nº de Jogadores: 2 - 4
Tempo médio: 01:00 - 01:30