No auge da corrida nuclear, governos se empenham em conseguir elevar o seu nível de tecnologia destrutiva ao máximo e cabe a você a criação das bombas mais poderosas!
A.R.T.I.G.O SIX: MANHATTAN PROJECT – CHAIN REACTION
Olá galera, de volta com mais um A.R.T.I.G.O e dessa vez aproveitando o lançamento da versão nacional de um outro jogo!
O Manhattan Project, para quem não sabe, é um jogo de alocação de trabalhadores especializados que está sendo lançado pela Pensamento Coletivo. O jogo é de 2012 e propõe um tema um tanto inusitado... A criação de bombas atômicas em plena corrida armamentista!
Entretanto, essa análise NÃO É sobre esse jogo em particular! Mas sim sobre um outro jogo, de lançamento independente BASEADO no Manhattan Project até no nome!
Esse é o Manhattan Project: Chain Reaction
Jogo montado. O centro é comum a todos os jogadores. Podendo ser utilizado sem limites
O CR (vou chama-lo assim para facilitar) é um Pocket game, lançado em 2016 pela Minion Games do Designer James Mathe. O jogo é composto por um Set de Cartas de comum acesso a todos os jogadores e é uma versão simplificada do Manhattan original.
Em CR os jogadores ainda disputam pontuações através da construção de Bombas Atômicas que, por sua vez, necessitam da geração de Urânio para serem construídas.
A principal característica desse jogo é que ele manteve uma essência da alocação de trabalhadores através da utilização das laterais das cartas. Para melhor compreender o que digo é preciso analisar uma delas como exemplo:
Como pode-se observar, as cartas possuem em sua essência uma utilização dupla. Em pé elas são Fábricas, Universidades, Usinas de enriquecimento ou minas de bolo amarelo (hum...fome)
Entretanto, para serem utilizadas com suas respectivas saídas, essas cartas necessitam de um “Input”... e é ai que as semelhanças entre o CR e seu irmão mais velho se aproximam mais ainda.
Esse “Input” é exatamente os trabalhadores especializados (engenheiros, cientistas ou trabalhadores comuns) que são utilizados nas quantidades indicadas no topo da carta, permitindo a geração do material indicado na base da carta.
Mas, se esse jogo não possui meeples para que eu coloque nas cartas como eu faço essa “alocação”?
É ai que a “sacada” do jogo entra. Voce pode utilizar uma carta em Pé, como dito anteriormente OU deitada. Dessa ultima forma, o que prevalece são os símbolos contidos nas laterais e que representam os diversos trabalhadores disponíveis.
Uma carta utilizada deitada pelos seus trabalhadores não poderá ser utilizada em pé e vice versa! Portanto, o jogador deve pensar muito bem em como utilizar cada carta em sua mão.
O jogo é baseado em turnos rotativos onde, em seu turno, o jogador poderá utilizar quantas cartas conseguir até não ter mais nenhuma carta na mão (iniciando com 5).
Algumas cartas vão permitir que os jogadores comprem ou façam os adversários descartarem cartas. Essas novas cartas compradas também poderão ser imediatamente utilizadas caso ainda seja seu turno.
No exemplo acima: O jogador utilizou a primeira carta de lado (usando os trabalhadores) que dentro da universidade geram 3 engenheiros que por sua vez foram utilizados nas minas e na fábrica
Ao fim de seu turno, quando você já realizou tudo que conseguia, combinou cartas, gerou bolo amarelo, uranio ou até mesmo conseguiu construir uma bomba deve-se decidir descartar ou não cartas remanescentes e por fim recompletar sua mão com cartas até ter novamente 5.
E segue-se assim o jogo, de jogador a jogador, até que alguém ultrapasse o numero de pontos normalmente definido em 10 (mas caso haja comum acordo pode-se aumentar esse numero para prolongar mais o jogo)
A interação entre os jogadores é restrita a algumas poucas cartas de roubo de bolo amarelo, roubo de cartas ou até forçar o oponente ao descarte. Mas se resume a apenas isso portanto não espere muita ação!!
O jogo é bem rápido, notável em matéria de facilidade de aprendizado (não me levou nem 5 minutos para explicar e iniciar o jogo) e boa re-jogabilidade.
Infelizmente, assim como outros jogos de cartas que sejam portáteis, caso você queira slevar o jogo pode jogar a caixa original fora. Ela possui exatamente o tamanho do monte de cartas de forma bem justa e não caberá mais. E acredite, esse jogo precisa ser sleevado porque você acaba embaralhando muito!!
Joguinho barato, bom para iniciar a noite, recomendado para todos os tipos de grupos!
Bom, é isso ai! Encerro aqui mais um A.R.T.I.G.O bem curtinho dessa vez e aguardo vocês no futuro.
Abraços e até a próxima!!
Revoltz!!
Manhattan Project: Chain Reaction
Posição na BGG: 1702
Ranking Ludopédia: 859
Nº de Jogadores: 1 - 5
Tempo médio: Aproximadamente 30 min
Prós:
- Pocket, pode ser levado para qualquer lugar
- Muito fácil de ser ensinado
- Rapido
Contras:
- Se colocar Sleeves nas cartas não cabe mais na caixa original