WU Feng está vindo! E com ele trazendo inúmeros espíritos malignos que irão aterrorizar os bons cidadãos da vila. E somente um grupo de monges com grande poder espiritual poderão exorcizar os terríveis espíritos e garantir que Wu Feng retorne a escuridão de onde surgiu!!
Bem vindos ao sobrenatural. Bem vindos ao Ghost Stories!
A.R.T.I.G.O FIVE: GHOST STORIES
Joguei esse jogo pela primeira vez em um evento da Board Game SP realizado na Funbox em 2016. Estava em uma mesa e quando eu cheguei um grupo tinha acabado de se levantar para sair.
Eu já tinha visto ele na internet, assisti alguns reviews e vi um gameplay do Grey Elephant e tinha achado simplesmente sensacional. Mas importar sem jogar tava me parecendo um pouco demais. Eu precisava ver ele em mãos e achei minha oportunidade.
Sentei na mesa com minha namorada e mais um casal de amigos (Salve @
bellato14). As regras foram explicadas na hora por um dos monitores (me desculpem, mas foi uma expicação absurdamente confusa rs...) por sorte eu já tinha visto os vídeos e meu inglês é suficientemente bom para procurar o que faltava no manual.
Iniciamos a partida, aparentemente tudo tranquilo... Do nada um fantasma surge puxando outro, e mais outro e quando vimos a situação “tranquila” já estava pegando fogo!!
Essa partida terminou com uma vitória suada. Maas ela foi suada na mesma proporção em que foi roubada rs... pois uma das regras que o monitor explicou estava errada e nós jogamos errado outras 2 regras. Ou seja, havíamos sido derrotados muitas rodadas antes!!
Jogo montado
Mas isso me incentivou a comprar o jogo imediatamente. Afinal, boardgamers sabem muito bem que se a patroa também gostou, então a compra é obrigatória!
O Ghost Stories foi publicado em 2008 pela Asmodee e traz como criador o Antoine Bauza e as artes de Pierô da série Dixit e do dificílimo Yggdrasil.
No jogo somos monges com grande poder espiritual que precisam resistir a uma horda de fantasmas que tentam assombrar o vilarejo até que em um dado momento surja o grande chefão, a encarnação de Wu-Feng!! Após o seu surgimento, enquanto resistimos para não sucumbirmos as hordas já presentes de fantasmas, temos que unir esforços ao máximo para derrotá-lo. Com isso garantimos uma vitória imediata!
Todos começam no centro da vila. Os fantasmas vão sendo colocados e vem de todas as direções
Cada monge possui seu próprio tabuleiro com espaço para até 3 fantasmas. Ao chegar seu turno, o jogador deve comprar mais uma carta de fantasma do monte. Entretanto, caso não exista mais espaço para colocar algum em seu próprio tabuleiro, o monge perderá um de vida e nenhum fantasma será comprado.
Não comprar uma carta as vezes pode parecer uma coisa boa. Porém deve-se levar em conta que com isso você esta estagnado no jogo. A encarnação de Wu-feng está sempre na mesma posição do deck, figurando na 11º posição de baixo para cima. Portanto, caso ele apareça os jogadores terão exatamente 10 turnos para derrota-lo pois caso o baralho de fantasmas se esgote: Fim de jogo!! Wu Feng venceu.
Tabuleiro do monge verde. Ja possui um fantasma em um dos espaços no meio. (Detalhe, são os jogadores que escolhem em qual dos espaços colocar)
No tabuleiro dos monges está a mostra também a sua habilidade especial. Enquanto um pode rodar até 4 dados de exorcismo (retornarei a esse ponto daqui a pouco) outros poderão re-rolar seus dados ou poderão mover outros jogadores em sua vez.
Ainda sobre as habilidades vale lembrar que cada face do tabuleiro pessoal possui uma habilidade, por isso os jogadores devem definir qual face utilizarão ao longo do jogo.
Vamos aos horripilantes fantasmas. O desenho deles é bem legal, a arte aplicada remete bem a cultura oriental e garante uma boa dose de imersão (acho que me cag.... todo se viesse algo sequer parecido na minha frente rs..)
Um fantasma verde e os dados de exorcismo. Reparem no canto superior esquerdo a resistencia dele
Para exorcizar um fantasma é preciso que o monge se encontre no Tile em frente a ele. Cada fantasma possui em seu canto superior esquerdo uma quantidade de cores que deverá ser roladas nos dados para que seja derrotado. Com isso, o monge precisa rolar 3 dados para tirar as cores mostradas. Uma rolagem de face branca é um coringa, podendo ser usado para qualquer cor.
Alguns fantasmas possuem mais de 3 bolinhas para serem derrotados e nesse momento você se pergunta “como diabos vou rolar mais do que 3 resultados se eu rolo apenas 3 dados??” Simples, os monges carregam consigo alguns artefatos (tokens) de cada uma das cores. E esses tokens podem ser gastos para se somar ao resultado rolado garantindo a destruição do espirito das trevas.
Isso é tão necessário que alguns fantasmas trazem consigo um símbolo de que somente podem ser derrotados por tokens. Ou seja, a rolagem normal de dados não os afeta em absolutamente nada.
O centro, a vila, é formada por 9 tiles colocados sempre de modo diferente (apenas o cemitério que começa no meio sempre) e cada localização possui uma habilidade que pode ser utilizada pelo monge. Entretanto, utilizar a habilidade da localidade impede que você lute contra um fantasma. Ou um ou outro!
A esquerda a localidade que te dá os budinhas, uma espécie de mina terrestre contra os fantasmas. Ao lado dele um que "empurra" os fantasmas para trás
As localidades podem ser muito poderosas! Oferecem a possibilidade de garantir mais alguns tokens, ressuscitar um jogador morto ou até mesmo destruir um fantasma por completo (ao custo de uma vida sua)
Como todo bom coop, existem varias formas de perder e apenas uma de ganhar. Caso todos os jogadores morram meu amigo, é claro que é fim de jogo!
Caso Wu feng não seja derrotado até o término do baralho de fantasmas o mesmo. E vale também uma outra condição especial: Se 3 tiles da vila (3 localidades) forem assombradas, fim de jogo!
Como assim assombradas revoltz?
Azar!! 03 localidades assombradas. Game Over (reparem que elas foram viradas e o verso deles é o mesmo desenho mas em preto e branco com arte dark)
Cada fantasma possui uma habilidade e as vezes uma recompensa por ser destruído. Algumas habilidades acontecem imediatamente, como por exemplo puxar outro fantasma consigo. Outras ocorrem a longo prazo, como “prender” um dado nele ou bloquear o uso de tokens. Não entrarei em mais detalhes aqui.
Mas o que quero realmente mostrar são os que “Entram” em jogo. Alguns deles quando entram em seu tabuleiro criam uma miniatura que, a cada rodada, anda em direção a vila. Caso o fantasma encoste na vila, aquele tile é virado e passa a ficar assombrado. Nesse modo ele não pode mais ser utilizado por sua habilidade especial. O fantasma então retorna a sua posição de origem e inicia novamente seu movimento para frente rodada após rodada enquanto estiver vivo, sempre assombrando a próxima localidade em linha. Uma vez que 3 estejam assombradas, abraço!!
Maldito fantasminha que anda!!!
É um excelente coop, não muito longo, com o único problema de que possui muitos símbolos que não da para ser decorados a menos que você jogue muuuuito o jogo. Alguns são bem autoexplicativos, outros já podem gerar alguma dúvida e necessidade de consulta ao manual.
Amo esse jogo. Já joguei várias vezes, todas as que perdi foram por muito pouco!
Durante o jogo a sensação de “Ok, ta dominado, estamos matando todos que entram. Ta beleza” pode ocorrer, mas acredite em mim quando digo que em algum momento você não vai matar um deles, outro vai surgir que vai puxar outro e se você tiver azar uma reação em cadeia lotará seu tabuleiro rs...
Jogo brilhante, vale a pena ser conferido!!
Bom, é isso ai! Encerro aqui mais um A.R.T.I.G.O e aguardo vocês no futuro.
Abraços e até a próxima!!
Revoltz!!
Ghost Stories
Posição na BGG: 162
Ranking Ludopédia: 133
Nº de Jogadores: 1 - 4
Tempo médio: 01:00
Prós:
- Alta re-jogabilidade
- Sorte mitigada com o uso dos tokens
- Tensão do começo ao fim
Contras:
- Número extremamente elevado de símbolos.
- Manual levemente confuso.